O que você procura?

É difícil pensar que existiu uma época em que as pessoas não usavam a internet para tudo o que elas fazem no dia a dia: compras, falar com os amigos, até pedir um táxi. Com essa tecnologia tão presente na nossa vida, é normal pensar que a gente se tornou viciada na internet – e não de um jeito bom.

Segundo uma pesquisa divulgada no final do ano passado, o brasileiro passa em média 3h 14 min navegando na internet pelo celular. Quando a gente fala dessa galera da geração millenial, o número aumenta um pouco: são quatro horas por dia no telefone.

Se você já soltou um ‘nossa eu fico bem mais do que isso no celular e online’: calma, isso não necessariamente é um indicador de que você é viciada em internet. Na verdade, ter um vício significa que você sente que não consegue ficar nem um segundo longe disso, é exatamente a mesma sensação de alguém que tem um vício em drogas ilícitas – o que muda é só o objeto de desejo.

E por mais que o vício em internet não seja reconhecido oficialmente pelos médicos como uma desordem, já se sabe que ele pode afetar a sua vida cotidiana – piorando o seu rendimento no trabalho e na forma como você cuida de você mesma.

Por isso, fique de olho nestes sinais de que você está viciada na internet:

1.A internet afeta o seu bolso

Você gasta muito dinheiro com joguinhos online ou sites de aposta (é o tal sistema de recompensa: você paga e ganha algo em troca para continuar jogando) e acaba passando tanto tempo online que esquece das suas responsabilidades, como pagar contas e boletos.

2.Estar online é tipo um alívio (e te dá uma sensação boa)

Você se sente mais relaxada e tranquila quando está online, como se essa fosse a melhor parte do seu dia – e, de alguma forma, você sente que é mesmo.

3.Você fica ansiosa só de pensar em não ter acesso à internet

E uma das primeiras coisas que pergunta quando vai para algum lugar é se lá tem wi-fi.

4.Você perde a noção do tempo

Você diz que vai passar só uma hora olhando o Instagram e quando percebe são duas da manhã e você ainda está navegando.

5.O seu rendimento no trabalho é horrível

Porque você passa o tempo inteiro distraída com outras coisas online e não consegue focar no que precisa fazer – a ponto de os seus superiores chamarem a sua atenção. É um sinal bastante claro de que você está viciada na internet, porque você pensa nela o dia inteiro e não faz as tarefas do trabalho.

6.Você fica mal quando não está online

Você se sente mal-humorada e nervosa e não consegue se concentrar em nada até saber que está online ou que pode mexer no celular livremente. É um sinal claro de abstinência.

Se você identificar qualquer um desses sinais na sua vida, não tenha medo de procurar um médico ou ajuda profissional. Estar viciada em internet pode causar outros problemas, como uma depressão ou insônia, e afetar a sua saúde diretamente. Não hesite em procurar auxílio para cuidar da sua saúde mental e tratar uma questão que pode, sim, afetar a sua vida fora das redes sociais e do celular.

Foto: StockSnap


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)