Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Cá pra nós: o sexo é uma parte importantíssima da vida. E para nós, mulheres, pensar em sexo começa cedo, a partir do dia em que nos “tornamos mocinhas”. Em um nível, o sexo é apenas uma função do nosso corpo orientada para a procriação. Mas, por outro lado, ele é uma atividade extremamente prazerosa capaz de criar vínculos com outras pessoas. Para ambos os casos, estar em dia com a saúde sexual é fundamental.

Mas aí você me pergunta: Luísa, como assim saúde sexual?

Bem, a saúde sexual nada mais é que um estado de bem-estar que permite que nós, mulheres, consigamos desfrutar plenamente da atividade sexual. Sabe quando sua libido tá baixa, ou se rola aquela coceirinha desconfortável, ou ainda aquela dorzinha chata depois do sexo? Pois então: acontece que uma série de fatores físicos, psicológicos, interpessoais e sociais podem influenciar na nossa saúde sexual.

Sendo assim,  hoje eu tô aqui para te ajudar a se cuidar para que o sexo seja MUITO mais gostoso que “apenas uma função de procriação”. E 100% mais seguro!

Cuidando da nossa saúde sexual em 3…2….1:

1. Higiene íntima

saúde sexual

Nós, mulheres, costumamos conversar e compartilhar experiências e dicas sobre cuidados com a pele, cabelos e técnicas de maquiagem. Mas, infelizmente, o assunto “higiene íntima”, que por sinal é muito importante, raramente é um tema de conversa.

Acontece que manter a higiene nas regiões íntimas é extremamente importante para nossa saúde sexual. Não apenas para nos sentirmos mais limpas e frescas, mas também para evitar problemas de saúde desagradáveis ​​e às vezes perigosos que possam surgir.

Sendo assim, a pergunta que não quer calar é a seguinte:

Você se limpa direitinho?

Aqui, parou coma vergonha? Parou, né? Estamos só eu e você aqui, pára com isso e bora se cuidar. Se você se limpa direitinho, lê isso daqui pra ter certeza de que todos os passos são seguidos. Se você ACHAVA que limpava direitinho e viu que não, ainda bem, né? Nunca é tarde pra aprender, gente!

Então bora lá: a higiene íntima deve ser feita da seguinte maneira:

      • Sabonetes comuns não são adequados para lavar a vagina. A maioria deles são projetados para manter o valor natural do pH da pele, que é de 5,5. Acontece que o valor normal do pH de uma vagina saudável varia de 3,8 a 4,5. O uso de sabão comum pode causar irritações e até mesmo desenvolver bactérias nocivas. Sendo assim, o ideal é usar apenas água quente na região, mas se você sentir que não é o suficiente, use sabonetes próprios para a higiene íntima;
      • Só se lava a parte exterior da zona íntima, ok? Nossa  vagina tem a habilidade de se “limpar” sozinha, por isso não é necessário lavá-la por dentro. Na verdade, lavar o interior da vagina pode fazer um mal danado. E AH! Quando digo ‘parte exterior’, me refiro à vulva, aos lábios vaginais e à área ao redor do clitóris;
      • É importante para a sua saúde sexual que você lave suas partes íntimas pelo menos uma vez por dia, de preferência após a evacuação. Não use a esponja porque a região é muito sensível e você pode acabar se machucando com ela. Se a menstruação estiver te visitando, faça essa higienização duas vezes ao dia. Se for usar o chuveirinho, não direcione o jato de água direto para a vagina, porque isso pode levar bactérias que estão na parte externa para dentro dela.

2. Faça o papa-nicolau uma vez por ano

saúde sexual

O papanicolau nada mais é que um exame rápido que consegue diagnosticar diversas doenças íntimas como inflamações vaginais e DST’s. Além disso, ele também consegue identificar a presença do câncer de colo de útero. Por isso é tão importante para a sua saúde sexual que você faça essa exame uma vez ao ano ASSIM que começar a atividade sexual. Quando descoberta cedo, qualquer doença tem uma chance enorme de ser curada!

E como ele funciona?

Muita gente faz o exame direitinho, sabe que é preciso repeti-lo a cada ano, mas não sabe como ele funciona e nem o que acontece lá dentro. Mas como nosso objetivo aqui é aprimorar seus conhecimentos sobre saúde sexual, vou te contar rapidinho como ele é feito:

  • Primeiro a ginecologista introduz o espéculo na vagina, que é um instrumento que mantém o canal vaginal aberto para permitir a observação e coleta do tecido colo do útero. Uma dica? Quanto mais você relaxar e sentar na beiradinha da cama, mais fácil ele vai entrar;
  • Depois de posicionar o espéculo, a ginecologista vai observar o interior da vagina e o colo do útero. Por fim, ela pegará um material de coleta e irá raspar um pouquinho do colo do útero. É nessa hora que a gente sente cosquinha. Depois, ela recolhe o material e manda para o laboratório analisar se está tudo certinho com você!
  • O Papanicolau não dói e não faz mal quando feito por uma profissional.

3. Faça o autoexame das mamas regularmente

saúde sexual

O outubro rosa está chegando, mas essa prática deveria ser lembrada por todo o ano. É importantíssimo para nossa saúde sexual que nossos seios estejam saudáveis. Afinal, além de alimentar nossos bebês, eles são uma fonte incrível de prazer.

Para fazer o autoexame não tem nenhum mistério. Basta seguir os seguintes passos:

  • Comece olhando seus seios no espelho com os ombros retos e os braços nos quadris. Procure por: regiões mais altas ou mais afundadas; mudança da posição dos mamilos ou inversão dos bicos (quando eles estão empurrados para dentro e não conseguem sair); vermelhidão; inchaço. Se você perceber qualquer um desses sinais, procure por uma médica;
  • Ainda de frente para o espelho, levante os braços e procure por quaisquer sinais de fluido que saiam de ambos os mamilos (o líquido pode ser leitoso, aquoso, amarelo ou conter sangue);
  • Em seguida, deite-se de barriga para cima e sinta os seios apertando-os delicadamente com as mãos. Certifique-se de que você analisou toda a região dos seios (de cima para baixo, de um lado para o outro, da clavícula até o topo do abdômen e nas axilas. Dica: siga um padrão para ter certeza de que você apalpou todo o peito. Você pode escolher começar pelo mamilo, movendo-se em círculos maiores e maiores até atingir a borda externa do peito, por exemplo. Se você sentir qualquer carocinho, procure pela médica;
  • Por fim, sinta os seios enquanto estiver parada ou sentada. Muitas mulheres acham que a maneira mais fácil de senti-los é durante o banho, que é quando a pele está molhada e escorregadia. Repita os últimos passos nessa posição e, se encontrar algum carocinho estranho já sabe, né? Médica!

4. Use camisinha SEMPRE

saúde sexual

Um dos passos MAIS importantes para uma boa saúde sexual é se prevenir. Acredite: camisinha não serve só para não engravidar. Aqui no Superela temos dois textos maravilhosos que falam sobre esse assunto. Logo, preu não ficar aqui repetindo tudo que já foi dito, vou deixar os links para vocês. Para acessar esses conteúdos sensacionais e aprender mais sobre as mil e uma utilidades da camisinha, basta clicar aqui e aqui.

Dica? Até mesmo o sexo lésbico exige a camisinha, ok? Pra ler mais sobre isso, é só clicar aqui.
Outra dica? Você pode conseguir camisinha DE GRAÇA, então não tem desculpa mesmo, ein? Se cuida! Se o boy não tiver na hora, pegue aquela que você COM CERTEZA estará carregando na bolsa.

E seja feliz e plena!

saúde sexual

Miga, lembre-se de que nosso corpo é nosso santuário! Ele serve para trocentas mil coisas e uma delas é o sexo! E, dentro do sexo, não é só de procriação que estamos falando! Cada uma de nós merece brincar muito, gozar pra caramba e sentir todo aquele prazer que nosso clitóris pode nos proporcionar.

E, para curtir isso tudo bem tranquila e com mais intensidade, esteja com a sua saúde sexual em dia, tá bem? Então tá bem!

Imagem: Cécile Dormeau


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)