Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ter um bom emprego, construir uma carreira, ganhar um salário alto e manter uma vida estável em todos os âmbitos… Se para você tudo isso aparenta uma vida dos sonhos, para muitas é sinônimo de angústia e desvalorização. Problema recorrente da sociedade atual, a Síndrome do Impostor é caracterizada pela sensação frequente de incompetência. Mesmo capazes, esforçadas e inteligentes, algumas pessoas sofrem com uma distorção que faz com que elas pensem que são desqualificadas. Normalmente, acreditam que não são dignas das próprias conquistas e, perante aos outros, sentem-se como farsantes.

Segundo um estudo da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, a Síndrome do Impostor atinge – em menor ou maior grau – cerca de 70% dos profissionais bem-sucedidos, na maioria mulheres. Isso porque nós ainda ocupamos algumas posições mais desvalorizadas, o que nos exige mais esforço para nos destacarmos. Por isso, ao alcançar o sucesso, muitas vezes nos sentimos desmerecedoras, sendo acometidas pelo medo e pela insegurança.

Na maioria dos casos, a Síndrome do Impostor está ligada à baixa autoestima profissional, na falta de prestígio. A definição de prestígio é o valor que damos a alguém… Quando temos problemas nessa área da autoestima, nos damos um valor menor do que realmente temos, mesmo isso sendo comprovado com resultados positivos na vida. A insegurança é outro ponto a ser destacado.  A mulher insegura sente um medo constante de assumir uma posição, pois fantasia – erroneamente – que tudo sempre dará errado. Ela acredita que, não importa o que se faça, nunca será suficiente. Pessoas inseguras são marcadas pelo medo, seja de errar, do abandono, da perda.

síndrome do imposto 1

A síndrome do imposto afeta cerca de 70% das mulheres bem-sucedidas

Esse tipo de transtorno também se manifesta na maneira como lidamos com o elogio. Existem mulheres que não sentem seu real valor e, quando elogiadas, não creem que aquelas palavras direcionadas à elas sejam verdade. Existe uma distorção dos pensamentos que as colocam para baixo. Ao receber um elogio, não o tomam para si e sentem a necessidade de devolver a gentileza para o outro.

Os quadros de desvalorização pessoal podem aparecer – ou piorar – em momentos de transição ou quando se é confrontada com um novo desafio, que costuma vir acompanhado de uma carga maior de ansiedade. Muitas vezes, como mecanismos de defesa, aquelas que vivenciam esta síndrome se esforçam com muita intensidade para mostrar o seu potencial, abrindo mão da vida pessoal em busca dos resultados profissionais. Em alguns casos, o inverso acontece. Tomadas pelo sentimento de fracasso, se “autossabotam” para eliminar qualquer perspectiva de sucesso no futuro. Propositalmente, começam a render menos e evitar algumas tarefas.

A melhor forma para tratar a síndrome do impostor é refletir e analisar os progressos reais. Pense: “se eu ganhei um bônus no trabalho, é sinal que progredi! Não há nada errado com isso, pelo contrário. Também é natural ser parabenizada por esse feito”. É preciso um desenvolvimento psicológico para valorizar e acreditar nas conquistas pessoais e nas qualidades reais, principalmente naquelas que os outros também enxergam em você. Use você mesmo como um padrão de referência, não tente se comparar com o outro e nem com um “modelo ideal” de vida.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)