Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

We can do it: as mulheres no sertanejo chegaram para ficar

Cacau Barros

Colunista Superela

Mais textos

We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista, muito usada décadas atrás para divulgar o movimento. A imagem contesta a ideia da mulher sexo frágil, simplesmente dizendo: “Nós podemos fazer isso também“.

mulheres no sertanejo 5

Visto que nós já estamos fazendo há alguns anos em diversas áreas, de algum tempo pra cá, o movimento se fez presente também em segmentos totalmente dominada pelo gênero masculino (leia mais aqui). Um dos maiores exemplos disso é o “novo” sertanejo, que já caiu na graça do povo e vem fazendo muito sucesso. Nomes como Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Simone e Simaria, Mayara e Maraísa, a Pernambucana Karla Karolla, demonstram em suas letras que além de empoderadas, são capazes de empoderar milhares.

mulheres no sertanejo 1

(Da esq. para a dir.) Paula Mattos, Gabi Luthai, Andreah Andreolli, Maiara & Maraisa, Bruna Viola (com o violão) e Laís: bota e saia.

Além disso, músicas como “Infiel”, “50 Reais” e “Eu sei de cor” vem sendo figurinha carimbada nas principais baladas do país, algumas delas chegando a serem consideradas as músicas mais tocadas de 2016, segundo o site mídia total. O Youtube, por exemplo, registra mais de 3.510,642 views no clipe oficial da música “50 reais”, de Naiara Azevedo, Confira.

Esse “BUM” é reflexo, claro, de que o movimento feminista chegou a indústria fonográfica e refuta o sertanejo tradicional, dominado tradicionalmente por músicas que falam das conquistas dos homens, sobre sua virilidade e/ou traições.  Elas são frutos da geração que sabe se posicionar e não aceita ser colocada na sombra de ninguém. Elas reforçam a ideia de que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive, cantando também suas frustrações, seus amores e traições. Contudo, alguns ainda podem dizer: “É só mais uma onda de hits da moda”, mas já faz algum tempo que o movimento chegou, através de Marília Mendonça, e ganhou espaço suficiente para outras também mostrarem seu trabalho.

mulheres no sertanejo 2

Alguém ainda tem alguma dúvida de que ELAS vieram pra ficar?

Nas composições dilemas dos relacionamentos na voz delas ganham uma nova perspectiva. O Bordão já conhecido “Mulher não trai, mulher se vinga”, ganha um upgrade, e os homens começam a ter suas fraquezas expostas nas letras. Será que o jogo virou? Chegamos a hora da vingança?

Ela não bebia tanto assim, ela não passava da medida
Ela não dançava rebolando? Agora?
Ela não bebia tanto assim, ela não passava da medida
Mas foi traída
Mulher não trai, mulher não trai
Mulher se vinga

(Mulher não trai, de Naiara Azevedo).

Outro exemplo,

“O seu prêmio que não vale nada
Estou te entregando
Pus as malas lá fora e ele ainda saiu chorando
Essa competição por amor só serviu pra me machucar
Tá na sua mão
Você agora vai cuidar, de um traidor
Me faça esse favor”

( Infiel, de Marília Mendonça)

É claro que o movimento feminista não incentiva briga entre os gêneros e muito menos coloca a mulher acima do homem, mas, ainda, em diversas composições observamos a necessidade do movimento mais presente, colocando as mulheres de iguais pra iguais entre elas.

Mesmo assim, registramos um marco pra história do movimento e da indústria musical o fato de que o cenário esteja com representações femininas, com música de boa qualidade, e que a população tenha, além de abraçado, se identificado. Por fim, você pode não se considerar feminista, mas se você canta com orgulho essas letras que refletem uma mulher que sabe o que quer e reconhece seu valor, ah minha amiga, você é feminista e ainda não sabe, just it!

mulheres no sertanejo 4

Confira no Playlist, da Babi Pereira no Spotify, 109 músicas de sertanejo feminino.

Cacau Barros

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

Leia temas do seu interesse:

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)
Warning: Unknown: Failed to write session data (wincache). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (D:\local\Temp) in Unknown on line 0