Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Uma boa ideia para o fim de semana: receber seus amigos em casa para curtirem um diferente e divertido chá da tarde. O mote inclui sabores e aromas deliciosos, pessoas queridas e um charme de época todo especial! Você pode eleger o chá da tarde pra reunir seus amigos e amigas, como tema para o próprio chá em si, para um chá de cozinha, para um chá de bebê, uma despedida, um aniversário, etc. É uma oportunidade para fazer um simples encontro ou uma celebração mais interessante, diferente e especial para os seus convidados! Seguem dicas especialíssimas pra organizar um chá da tarde, e caberá a você personalizá-lo! E para quem quiser saber sobre a origem do costume considerado bastante elegante em diversos países, segue uma breve historinha.

Origem do chá da tarde

Os antigos chineses acreditavam no poder medicinal e mental do chá e até mesmo que a bebida era o elixir da vida. Nos costumes japoneses a cerimônia em torno da bebida desempenhou um papel proeminente na diplomacia feudal, além da crença persistente no poder medicinal e na felicidade que o chá era capaz de acrescentar a vida das pessoas. Assim, conseguimos compreender a importância das porcelanas utilizadas para servir o chá da tarde. Os britânicos passaram a cultivar o chá na Índia trazendo o costume pra Grã Bretanha. E foi em 1660 com o casamento do rei Charles II com a princesa portuguesa Catarina de Bragança, que o hábito de beber chá veio a corte. Em 1750 se tornou a bebida nacional, havendo em torno de 500 coffee shops comercializando a bebida.

[ulp id=”v2eIxIAR3Ob2LsiR”]

1. O horário, segundo o costume

Na tradição inglesa, o chá da tarde como conhecemos foi originado por Anna, sétima duquesa de Bedford. No início de 1800, ela lançou a ideia do chá nos círculos de moda para ser servido no final da tarde, fazendo uma ponte entre o almoço e o jantar. Nesses círculos os jantares aconteciam praticamente de madrugada, portanto o chá nunca era servido antes das 8h da noite. Este costume logo foi adotado pelas classes trabalhadoras, que tinham o chá da tarde como a principal refeição do dia, era praticamente o jantar. Com o passar do tempo, o hábito evoluiu um pouco e esta refeição passou a acontecer a partir de meados para o final da tarde. Então, é entre o almoço e o jantar que se encontra a ocasião do chá da tarde. Ele não precisa ser muito elaborado e na Inglaterra, tanto homens quanto mulheres usufruem desse hábito até mesmo para entreter clientes.

imagem de um chá da tarde

2. Os convites

Os convites para o chá da tarde podem ser impressos e levar consigo um sachê pra dar o toque do evento. Também podem ser enviados por e-mail, ou podem ser feitos por telefone. Vai depender da formalidade do evento, do número de pessoas convidadas e do nível de proximidade no relacionamento. Se quiser especificar a necessidade de levar alguma coisa, ou mencionar que guloseimas também farão parte do evento, pode fazer isso no convite, independentemente do tipo que venha a escolher.

exemplo de convite para chá da tarde

MAIS: 10 DICAS PRA COMEMORAR O SEU ANIVERSÁRIO COM UM CAFÉ DA MANHÃ MUITO ESPECIAL!
MAIS: 10 DICAS PRA RECEBER MUITO BEM SEUS CONVIDADOS PRA UM JANTAR!

3. Prepare seu arsenal!

Use suas melhores xícaras de chá! Caso não tenha a quantidade necessária de pratos, xícaras, bules e jarras, você poderá alugá-los! E se faltarem apenas poucas peças, outra alternativa é adquiri-las numa loja tipo brechó, onde você poderá encontrar opções ao estilo vintage! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as peças não precisam ser todas iguais, pois o mais interessante é que haja uma história por trás de cada uma delas. Mas precisam ser bonitas, claro!

bule e xícara de chá da tarde

Listinha básica:
Xícaras de chá: Como mencionado acima, a melhor qualidade possível;
– Copos de água;
– Bules: Você vai precisar de um a dois bules, dependendo do número de pessoas;
– Jarras para o leite e para a água e 3 potes, sendo 1 para o açúcar, 1 para o adoçante e 1 para o mel;
– Colheres para o chá, para servir o açúcar e o mel;
– Pratinhos de sobremesa;
– Garfinhos e faquinhas para sanduichinhos e docinhos maiores;
– Bandeja para bolo e travessas para os sanduíches e sobremesas delicadas;

Compre aqui Jogos de Bule e Xícaras com até 29% OFF no Extra

Compre aqui Utensílios para Chá e Café na FastShop

4. Chá da tarde: o que servir

As comidinhas do cardápio do chá da tarde podem ser servidas no buffet ou na própria mesa onde seus convidados irão se sentar e plaquinhas podem denominar cada guloseima. Um ou dois bules serão necessários para servir a água do chá numa temperatura bem quente. Jarras com leite também deverão estar presentes próximas aos bules, pois muitos bebedores de chá costumam acrescentar um pouco de leite depois da bebida já pronta. Então, deve haver de 4 a 6 diferentes opções de chás em sachês, expostos cada tipo num potinho com seus sabores também especificados em plaquinhas. Embora utilizar açúcar e até mesmo mel para adoçar seja considerado um crime para alguns, você deve oferecer aos seus convidados todas as opções incluindo até mesmo adoçante dietético. Com todos os itens que vão compor o seu chá da tarde dispostos em seus devidos lugares, as pessoas poderão se servir dos comes e bebes sozinhas, e você cuidará somente de recolher e repor dos pratos, xícaras e copos, bem como de manter o ambiente descontraído e animado para os seus convidados.

mulheres em torno da mesa de chá da tarde

Para as guloseimas do cardápio do chá da tarde, a regra é a seguinte: devem haver opções de salgados e doces, como pequenos sanduíches leves, com sabores delicados (pra não tirar a atenção do chá), um bolo doce, cookies, macarons e madeleines. Todas as opções podem ter seus nomes exibidos em frente as suas respectivas bandejas. Não se esqueça de colocar jarras de água e copos, é super importante para limpar o paladar! Alguns bebedores de chá costumam degustar o mesmo com uma fatia de limão, então faça bonito e sirva fatias de limão num prato delicado.

xícaras de chá da tarde sobre a mesa

Compre aqui Doces e Lanches com até 64% na Natue

5. Os sabores do chá da tarde!

Deve haver de 4 a 6 opções diferentes de chá! O Earl Grey é uma ótima escolha, pois além de ser o mais famoso chá preto aromatizado do mundo, a doçura natural de Earl Grey combina com muitos doces! Ele tem o sabor cítrico do óleo essencial de bergamota, fruta que lembra uma laranja. O Earl Grey é o nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota. O tipo mais comum de Earl Grey é à base de chá preto, mas o nome também se aplica a infusões aromatizadas de chá verde e chá branco. É uma das variedades de chá mais consumidas e apreciadas no Reino Unido e pode ser degustado também com um pouco de leite. Peça uma instrução ao profissional que atendê-la na loja!!

loja especializada cardápio chá da tarde

Com as dicas acima você realizará um evento delicioso e super fácil de organizar. Tenha certeza de que seus convidados irão apreciar muito!

Compre aqui Chás e Ervas com até 64% OFF na Natue

superela_angelicadealmeida

MAIS: 10 DICAS PRA SER A CONVIDADA PERFEITA DE UM JANTAR FORMAL
MAIS: 5 RAZÕES PARA VOCÊ ESTAR SEMPRE MAQUIADA!

Fotos: www.pinterest.com/superelaoficial

@ load more