Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Com o outono chegando e o clima mais fresquinho, começamos a tirar as peças de meia estação do guarda-roupa e deixar tudo à mão. Apesar de ainda não presenciarmos frio extremo, já é uma ótima oportunidade para apostar em complementos como lenços e echarpes que dão um colorido ao look e uma aquecida no final do dia. Veja algumas ideias de como usar lenços:

1. Flor

Essa é uma ideia normalmente recomendada para quem tem o pescoço fino e alongado, mas se você gostar bastante use com a flor mais caidinha, afastada do pescoço. Pegue um lenço quadrado (1), que pode ter entre 60 e 90 cm, dobre-o em triângulo (2) e amarre as pontas opostas uma na outra, bem na pontinha (3, 4). Pegue a ponta solta da esquerda e cruze-a passando por dentro do lenço em direção ao lado oposto (5). Com as duas pontinhas soltas sobrepostas (6), faça duas torções uma na outra (7, 8). Pegue as pontinhas torcidas (9) e passe uma para cada lado do nó (por baixo dele) e vá puxando com cuidado (10). No começo não parece nada, mas conforme você continua puxando uma ponta pra cada lado, ao final, irá formar um bolinho com aspecto de pétalas – quanto mais puxar, menorzinha a flor irá ficar (só cuide para não desmanchar!). As tiras serão usadas para amarrar no pescoço (11) – o legal é deixar a florzinha de lado. Quanto maior o lenço usado, mais ponta irá sobrar – que você pode usar para dar várias voltas no pescoço ou apenas uma e deixar o restante caído pra trás ou sobre o colo. E, se quiser, pode amarrar na bolsa também, que fica uma graça e bem diferente!

como-usar-lenco1

2. Gravata

Outra maneira é usar o lenço como se fosse uma gravata. Neste caso, o ideal é uma peça estreita e comprida, que imita as proporções da gravata. Caso não tenha um lenço assim, você pode pegar um modelo quadrado (também entre 60 e 90 cm), dobrá-lo como no esquema abaixo e reproduzir o formato. Só cuide pra não usar um lenço muito fluido e que não pare no lugar, pois será difícil de fazer essa dobradura. Ele trará uma linha alongada para a composição, mas dependendo do tecido ficará volumoso – então se você tem muito seio ou uma barriguinha que não quer chamar a atenção, melhor evitar. Um lenço curtinho ou o quadrado de 60 cm ficará bem menos volumoso – e super charmoso. Existem várias formas de fazer nó de gravata, mas o jeito mais simples é como no esquema abaixo (segunda figura). Você pode brincar com a proporção das duas pontas e como não é uma gravata de verdade, não tem problema se as pontas ficarem diferentes. Mas, se você quiser que fiquem iguais no final, a sugestão é deixar a ponta que fica parada batendo na metade da ponta que irá dar as voltas. Cruze a ponta maior por cima da outra (1, 2) dando duas voltinhas sobre a ponta menor (3, 4). Depois leve a ponta maior para trás de tudo, por cima, e passe pelo miolinho que formou (nó), descendo (5). Ao final, segure a ponta de baixo e empurre o nó com cuidado, para ajustar (6). Vá mexendo até ficarem na mesma altura. Depois experimente outros tipos de nó de gravata e veja de qual gosta mais!

como-usar-lenco_gravata1como-usar-lenco_gravata2

3. Colete

Dependendo do seu estilo e do modelo do lenço ou echarpe, que deverá ser retangular com cerca de 130 x 50 cm, você poderá brincar e fazer um modelinho bem simples de colete. Dobre o lenço ao meio (1), juntando as pontas (2). Duas destas pontas deverão ser amarradas, com um nó (2, 3). No lado oposto, onde formou a dobra, você irá puxar uma pontinha (4) e amarrar junto com o primeiro nó feito (5). E está pronto (6). Formará dois espaços para passar os braços. Ele fica super interessante feito com um tecido acetinado e com cores dos tons da blusa, pois integra bastante. Quando soltinho, o lenço forma pontas na frente do “colete”, que dá um toque bacana. É uma peça mais descontraída e informal, mas pode ter um toque até sofisticado dependendo do tecido e estampa do lenço, e dos acessórios usados para complementar.

como-usar-lenco_coletecomo-usar-lenco_colete2

E, se no final do dia, estiver com muito frio ou cansar da composição, é só desmanchar tudo e deixar o lenço no formato original, optando pelas composições mais clássicas. Estas peças permitem milhares de combinações, e podem ser usadas em diferentes partes: na cabeça, na cintura, nos punhos, na bolsa, e onde sua imaginação permitir. Veja qual se adapta melhor ao seu estilo, momento, tipo físico e boa sorte!

MAIS: 11 RECOMENDAÇÕES PARA COMPRAR O SUTIÃ CERTO
MAIS: 13 IDEIAS PARA ORGANIZAR SEUS ACESSÓRIOS

Fotos: Eu que fiz, Fabiana Morato!

@ load more