Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Situações envolvendo fazer ou ouvir críticas frequentemente são percebidas como pequenos confrontos interpessoais. É muito difícil ouvir uma mensagem que envolve crítica sem que ocorra uma reação emocional, comumente ligada à raiva, vergonha ou insegurança. Adquirir habilidades para lidar com essas situações é uma forma eficaz de reduzir o conflito e preservar as relações.

1. Exercite a empatia

A empatia é a habilidade de compreender os pensamentos, sentimentos e desejos de outra pessoa. Tente entender, dentro do ponto de vista do outro, o que está sendo dito. Essa tomada de perspectiva não significa que eu preciso concordar com o que está sendo dito. É possível compreender o outro sem necessariamente concordar.

2. Escute

Escute atenta e pacientemente o que a pessoa tem a dizer, demonstrando que compreendeu o que está sendo dito. É importante manter uma postura acolhedora, não defensiva ou raivosa, que permita ao outro expor suas ideias de maneira clara e verdadeira.

3. Reconheça o direito do outro a ter um ponto de visita diferente do seu

Ouvir sensivelmente significa valorizar o fato de que o outro tem direito de expressar sua opinião. Para isso, é necessário suspender por alguns momentos os próprios julgamentos e sentimentos negativos em relação ao que está sendo dito. Isso aumenta a probabilidade de que o outro se sinta inclinado a fazer o mesmo, facilitando o entendimento.

MAIS: 5 CONSELHOS PARA A VIDA, BONS E DE GRAÇA!

MAIS: 7 PASSOS PARA LIDAR MELHOR COM SUAS EMOÇÕES

4. Deixe claro que entendeu

Tente expressar entendimento do que foi colocado com uma pequena síntese, por exemplo: “Então você ficou chateado por que eu …”. Assim o outro percebe que sua crítica foi bem compreendida e será considerada.

5. Segure o impulso de responder imediatamente

Se possível, antes de responder, peça um tempo para refletir. Ao sair do calor da emoção que a situação de ser criticado gera, podemos avaliar mais objetivamente se o que foi dito procede e até mesmo perceber as possibilidades de crescimento envolvidas na crítica recebida.

6. Reflita verdadeiramente

Pense cuidadosamente no que foi dito, de forma a poder extrair novas perspectivas e realmente aprimorar a sua atuação. Em última análise, a crítica é sempre uma possibilidade de aprimoramento.

7. RESPONDA ADEQUADAMENTE

Após refletir, agradeça a crítica recebida e expresse o seu ponto de vista sobre o assunto calmamente.

8. Não se apavore

Você pode ouvir e considerar a opinião do outro sem necessariamente concordar com ela. Discordar de alguém não significa iniciar um conflito. As relações suportam algum nível de frustração interpessoal sem maiores consequências.fale-com2

MAIS:  6 DICAS PARA ENCONTRAR MAIS EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

MAIS: 4 MOTIVOS PARA TER ORGULHO DE SER MULHER

Foto: pinterest.com/superelaoficial

@ load more