Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Desde que o mundo é mundo, os seres humanos se intrigam com o fenômeno dos sonhos. Cada civilização foi, ao longo do tempo, propondo suas teorias para explicar esses flashes que se passam em nossa mente enquanto dormimos. Já se pensou que o sonho seria uma forma de prever o futuro ou até mesmo um mecanismo pelo qual o inconsciente nos enviaria mensagens cifradas… Mas nada disso tem comprovação científica. Entretanto, a ciência já sabe um monte de coisas sobre os sonhos, por exemplo:

1. Por que sonhamos?

Uma das principais funções dos sonhos é arrumar as informações na nossa memória. Você já foi a uma biblioteca? Nas bibliotecas, ao final de cada dia, o bibliotecário pega aquela pilha de livros lidos e devolvidos e vai arrumando, um a um, no seu devido lugar, dentro de uma lógica, para que, no dia seguinte, todo mundo saiba onde está o livro que precisa. O sonho tem, no nosso cérebro, exatamente essa função. Através de um processo molecular super complexo, durante o sono, o cérebro vai repassando vários pedaços de informação do dia, descartando o que não serve e arrumando o que ele quer guardar na memória da melhor forma possível. É por isso que, a melhor coisa que precisamos depois de um dia cheio de informações novas é de algumas horas de sono.

2. O que o conteúdo significa?

Como falamos antes, o conteúdo dos sonhos nada mais é do que coisas que estão armazenadas no seu cérebro sozinhas ou combinadas entre si (às vezes, em combinações bem estranhas, como quando alguém sonha que está se casando com um colega de trabalho, por exemplo). Assim, sonhar alguma coisa esquisita só significa que, na hora da arrumação, o bibliotecário andou mexendo em outras prateleiras também antes de arrumar tudo… E qual o significado disso? Nenhum necessariamente. Um dos grandes perigos aqui, entretanto, são as ideias que muitas pessoas ainda acreditam, como que sonhar algo pode ser uma premonição, ou um desejo. Aí complica… Imagina que você sonhe que alguém que você gosta está morrendo? Pronto, em função de crendices sem nenhum respaldo científico, você vai passar o seu dia seguinte preocupada ou morrendo de culpa!

MAIS: 4 DICAS PARA MELHORAR SUA MEMÓRIA
MAIS: 7 PASSOS PARA LIDAR MELHOR COM SUAS EMOÇÕES

3. Por que os sonhos, às vezes, não fazem sentido?

Exatamente pelo que explicamos acima. Além disso, o processo de arrumação da memória acontece de formas diferentes nas diversas fases do sono (enquanto dormimos, passamos por diversas fases do sono, várias vezes). Ainda por cima, a parte do seu cérebro que, às vezes, fica meio desperta e resolve butucar no que você está sonhando (e que vai querer lembrar-se do sonho no dia seguinte) também tem a sua atividade oscilando. Assim, tentar lembrar-se de um sonho é, necessariamente, uma abstração. É como se você visse várias cenas sem muita conexão entre si e tivesse que formar com elas uma história com início, meio e fim. Por isso, qualquer relato de sonho “é uma obra de ficção, sem compromisso com a realidade”. E tudo bem…

4. E os pesadelos?

Ter pesadelos significa basicamente uma coisa: que seu sistema do medo cerebral andou trabalhando durante a noite. Se uma emoção (medo, tristeza, raiva, felicidade, expectativa, etc.) está ativa durante o sono, ela vai “colorir” as informações que o seu cérebro está organizando. Aí o que era só uma história sem pé nem cabeça, passa a ser uma história sem pé nem cabeça e cheia de emoção! No caso dos pesadelos, emoções negativas como medo, tristeza, raiva… E por que o sistema das emoções se ativou? Pelas mesmas razões que se ativa de dia… Por alguma coisa que estava acontecendo no ambiente (você estava com frio, foi dormir com a barriga cheia, seu marido ronca, etc.) ou dentro de você. Claro que se você anda tendo aquela emoção de dia, provavelmente vai ter de noite também. Entretanto, de dia, com o cérebro bem acordadinho, talvez seja mais produtivo pensar sobre os problemas do que ficar “viajando” e tentando encontrar significados cifrados nos seus sonhos.

botao_simples

MAIS: 7 ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAR SUAS FINANÇAS
MAIS: 3 EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA RELAXAR E SER FELIZ NO MEIO DO DIA

Foto: www.pinterest.com/superelaoficial

@ load more