Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Existem muitas lendas sobre o uso de absorventes, principalmente sobre os absorventes internos. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a forma de usá-los e possivelmente com informações erradas. Talvez você considere a menstruação um assunto não muito confortável de se ter com amigas, porém é importante que você fique atenta para a forma correta de utilizar cada um dos tipos de absorvente, evitando sérios problemas para a sua saúde. Fique ligada! Vou fazer aqui um resumo dos principais tipos de absorvente e alertá-las sobre a sua correta utilização. Boa leitura!

1. Tipos de absorvente externo (tradicional)

Hoje no mercado, temos uma enorme variedade de marcas, modelos, tamanhos e tipos de absorvente. Você deve adequar o tamanho do absorvente de acordo com o seu fluxo menstrual. O que eu quero chamar a atenção nesse item, é sobre o tipo de cobertura que o absorvente te oferece. Alguns modelos destacam na embalagem possuir uma sensação de cobertura seca. Essa falsa sensação ocorre devido a uma cobertura plástica (bem fininha e com furinhos), localizada na superfície que fica em contato com a sua pele. O sangue passa por esses furinhos com isso você tem a sensação de estar seca, demorando mais tempo para realizar a troca do absorvente, o que é péssimo! Além disso, o plástico aquece mais a sua pele e pode provocar assaduras e bolhas. Por isso, dê preferência aos tipos de absorvente externo com cobertura suave, de algodão. E lembre-se, a troca deve ser realizada de 4 em 4 horas.

tipos de absorvente externo com abas

2. Como usar absorvente interno

Como fisioterapeuta Uroginecológica, observo que para algumas mulheres, falar sobre como usar absorvente interno ainda é um TABU. Muitas mulheres, principalmente as mais novinhas ou as mais velhas não gostam de “explorar” as partes íntimas do seu corpo, é algo desconfortável para elas. Algumas meninas desenvolvem pavor de se tocar e, por isso, nem cogitam utilizar o absorvente interno (saiba mais sobre dores íntimas aqui) .

Você tem dúvidas e já ouviu alguns mitos sobre o uso dos absorventes internos: “Não posso usar todos os dias da menstruação”, “aumenta o fluxo sanguíneo”, “não deixa a menstruação sair toda”, “incomoda”, “pode ficar preso lá dentro”, “mulheres virgens não podem usar”, “quem usa DIU não pode usar”… Muitas mulheres optam pelo uso do absorvente externo por medo e falta de informação. Vamos esclarecer todas as dúvidas e ensinar a forma correta para usá-los, ok?

Você pode usar em todos os dias da menstruação! E pode adequar o tamanho do absorvente à quantidade do seu fluxo (mini, regular e super). O importante é que você faça a troca de 4 em 4h para evitar infecções. O seu fluxo não aumenta nem diminui se você optar pelo absorvente interno! A posição ideal para colocar é deitada, quando os seus músculos da vagina estão mais relaxados, mas se ainda assim você sentir algum incomodo para introduzir, use os tipos de absorvente interno com aplicadores de plástico, pois deslizam mais fácil!

Como usar absorvente interno

3. Como colocar absorvente interno

Ao introduzir, o empurre profundamente (+/– 4 cm para dentro da vagina), pois se o absorvente ficar muito na ponta você irá sentir incomodo para andar e sentar. Na introdução correta, você consegue andar e sentar sem sentir que ele está lá dentro. Deixe apenas o fio para fora, para quando você tiver removê-lo. Esse fio que fica para fora, não irá arrebentar! Fique tranquila! E mesmo que isso aconteça, você pode remover sozinha! Basta introduzir o polegar e o indicador e pinçar para retirar o produto. Quem usa DIU (Dispositivo Intrauterino) também pode usar absorvente interno, pois eles ocupam espaços diferentes! Fique tranquila! Mulheres virgens podem usar o absorvente interno, apesar de não ser muito recomendado! Mas se você quer pegar uma piscina e está naqueles dias, pode usar um tamanho “mini” e curtir a piscina tranquilamente. Não se preocupe, pois você não irá romper o hímen! Se você é virgem, deixe para usar apenas em ocasiões realmente necessárias, ok?

Como colocar absorvente interno

4. Que tal um coletor menstrual?

Novidade meninas! É um copinho de silicone (não tóxico) que é utilizado para coletar o sangue menstrual. Geralmente há dois tamanhos (dependendo da marca), o menor para mulheres que não tiveram filhos e o maior para mulheres que já tiveram filhos. O custo fica entre R$ 65 a R$ 95 dependendo de marca e tamanho. A mulher insere o copinho dentro da vagina e retira em até 12h (ou menos dependendo do fluxo menstrual), particularmente eu nunca deixo ultrapassar 6 horas. Após retirar o copinho da vagina, despeje a menstruação no vaso, lave com sabão o copinho de silicone e após bem sequinho poderá ser reutilizado. É ecologicamente correto: diminui os gastos com os outros tipos de absorvente e a produção de lixo. Porém requer mais atenção na introdução e na higienização (veja o vídeo explicativo abaixo).

Eu vejo mais vantagens do que desvantagens no coletor menstrual. As vantagens são: é ecologicamente correto; reutilizável, portanto, a longo prazo, diminui os gastos com absorventes; pode usar para dormir e sem precisar de calcinha; não deixa cheiro! O coletor evita que o sangue entre em contato com ar. Então a gente vê o sangue, mas não sente cheiro ruim. Aliás, como não se descarta um absorvente no cesto, não há cheiro algum no banheiro e é mais higiênico, pode ficar mais tempo lá dentro do que um absorvente interno (pois não sofre contaminação, já que não tem contato com o ar como os outros absorventes). Você só precisa ter o cuidado de lavar bem as mãos e o copinho. As desvantagens são poucas e com algum tempo de prática você consegue eliminá-las. No início é menos prático para introduzir e mais incomodo para retirar. Meninas virgens não podem usar!

tipos de absorvente coletor menstrual

MAIS: 7 DICAS DE SAÚDE QUE TODA MULHER DEVE SABER (ESPECIAL OUTUBRO ROSA)
MAIS: 10 AÇÕES PARA VOCÊ SE PREVENIR DE UMA INFECÇÃO URINÁRIA NESTE VERÃO

Foto: www.pinterest.com/superelaoficial


 

@ load more