Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Eu sei, de início pode parecer mais um daqueles textos místicos com aquele velho papo “zen”, mas hoje trago a vocês algo prático que trará resultados imediatos no seu cotidiano. Em tempos de correria, trabalho, problemas em casa, problemas na rua, estresse, distrações e uma série de outras coisas que abalam nosso corpo e nossa mente, a meditação pode ser uma solução para aliviar os danos e fazer com que você tenha uma vida melhor e mais leve.

A meditação é praticada por uma miríade de tradições pelo mundo, principalmente na cultura asiática. Por milhares de anos os ensinamentos de grandes mestres foram sendo transmitidos por seus discípulos ao redor do mundo, e hoje em dia a meditação está ao alcance de todos. Sim, você não precisa subir montanhas para encontrar um velhinho que irá te ensinar os segredos. Para facilitar, vou apresentar para vocês o “Zazen”, a técnica praticada pelo Zen Budismo. “Zazen”, significa “meditação sentada”. Daí a origem da palavra Zen para se referir a alguém tranquilo, livre de tensões.

Agora vamos ao que interessa. Vou te dar três motivos para mostrar como a meditação pode trazer mudanças significativas na sua vida:

1. DISCIPLINA

Não adianta apenas sentar-se por 10 minutos a cada mês, e quando sentar, se preocupar com o celular, com o telefone ou com aquela tentadora notificação no Facebook. Para que a meditação traga seus melhores frutos, tente adquirir o hábito de reservar um tempinho só para isso. Não é muito, apenas uns 10, 15 minutos de início. Desligue computadores, telefones e televisão. Adquira o hábito de se dedicar a fazer uma coisa de cada vez. Logo você perceberá que em muitos momentos da vida você se sairá muito melhor do que quando tenta fazer muita coisa ao mesmo tempo.

2. CONCENTRAÇÃO

Um dos principais resultados da meditação é o desenvolvimento da concentração. Para que você tenha disciplina nas suas atividades cotidianas, você deve ter foco, se concentrar no que deve ser feito. Na meditação da tradição Zen, você não medita sobre algo ou alguma coisa externa à você. Você assume um papel de observador dos seus próprios pensamentos, como se estivesse diante de um espelho da sua mente. Ao sentar-se na postura de meditação, a concentração é focada no movimento incessante da respiração. Ao prestar atenção na inspiração e expiração, a mente começa a se soltar de cada pensamento que vai surgindo durante a meditação. Você percebe cada sensação no corpo, cada ideia e memória, você as percebe surgindo e desaparecendo. Não é deixar de pensar, é deixar o pensamento fluir.

3. BENEFÍCIOS FÍSICOS

Além dessa mão na roda para aliviar e acalmar a mente, a meditação ainda vai te ajudar a ter uma saúde melhor. Como muitos estudos disponíveis comprovam, muitas doenças estão relacionadas a problemas psicológicos. Controlando males como o estresse e a ansiedade, por exemplo, um fumante pode diminuir ou encerrar o consumo de tabaco. Também evita aquela famosa vontade de descontar na comida um nervosismo ou algum problema emocional. Estando com a mente relaxada, o seu corpo também fica menos tenso e mais disposto para enfrentar a correria de todo dia.

E ainda tem um bônus: ao entrar em contato com a pratica da meditação Zazen, você também pode conhecer muitos dos ensinamentos de Buda. Não precisa se converter ou abandonar sua religião. O budismo tem muitos ensinamentos preciosos sobre amor, paz, compaixão e generosidade que são muito importantes para uma boa relação com os outros ao seu redor e com seu eu interior.

Deixo com vocês agora um vídeo da grande Monja Coen, onde ela explica o modo correto de praticar a meditação:

MAIS: 6 MANEIRAS SIMPLES DE RELAXAR EM CASA
MAIS: 3 EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA RELAXAR E SER FELIZ NO MEIO DO DIA

Foto: www.pinterest.com/superelaoficial

@ load more