Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já ouviu falar no termo “color blocking”? Sabe como usar mix de estampas para criar looks com mais personalidade? Não?! Então vem comigo que eu vou te mostrar!

O “color blocking” é um termo utilizado para designar a combinação de cores vibrantes numa mesma produção, criando um bloco de cor, como o termo sugere. A ideia é a seguinte: usar cores que são complementares na roda de cores (ou seja, cores opostas), criando looks mais ousados; usar cores que são análogas na roda de cores (ou seja, cores que estão lado a lado), criando looks com mais sofisticação; ou ainda usar cores com diferentes tonalidades, também conhecido como “tom sobre tom”, criando looks mais elegantes.

Essa ideia, aliás, é uma ótima alternativa para alegrar os looks de inverno, quando optamos naturalmente por cores mais sóbrias, tons mais escuros e poucas variações de cor.

É claro que essa tendência é um tanto ousada e não é todo mundo que se sente à vontade para usá-la (apesar de que, nós, mulheres, devemos sempre procurar por inovações e essa é uma ótima maneira de inovar no visual!) Também não espero ver todas desfilando essa tendência por aí e muito menos usando-a para trabalhar (a menos que você seja da área de moda, design, ou afins – aí, está tudo, praticamente, permitido!) Mas, se você é dessas que gostam de fugir do óbvio, de ousar e de inovar de vez em quando, já sabe: a tendência do color blocking é pra você!

Montar looks fora do óbvio com informações de moda são um tanto complicados pra quem não é da área, e sei que muitas mulheres ficam com um certo medo de fazer combinações que não estão acostumadas na hora de montar as suas produções. Porém, já pararam pra perceber como a roupa que usamos reflete muito as nossas sensações, emoções ou a fase em que estamos vivendo? Por que não apostar num look amarelo e roxo num dia em que estamos nos sentindo tristes ou no dia em que a “tpm” bate daquele jeito? Acreditem, fazer novas combinações na hora de se vestir é uma terapia e ainda nos ajuda a passar uma mensagem de alegria, mesmo nesses dias em que não estamos 100%.

MAIS: COMO COMBINAR (OU DESCOMBINAR) BOLSAS E SAPATOS!
MAIS: 8 TRUQUES PARA TE AJUDAR A DISFARÇAR O QUADRIL

Inovar no look é um trabalho mental muito gostoso, nos faz pensar, criar combinações inusitadas e pode até nos tirar da inércia. Ou seja, vale a pena investir pra já!

Bom, dito isso, vamos aprender a criar produções apostando nessa tendência, sem medo de ser feliz, viu?! Eu sei que em uma primeira impressão pode parecer diferente demais, ou ousado demais, mas toda mulher pode e deve sair da sua zona de conforto de vez em quando e trazer inovações para o seu visual!

Vamos primeiro as dicas:

1. CONHEÇA O CÍRCULO CROMÁTICO

Esse é o primeiro passo. Jogue no Google mesmo e abra a imagem do círculo cromático. Comece a se familiarizar com ele. Basicamente, podemos dizer que ele é formado por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. As primárias são as cores ditas puras: azul, vermelho e amarelo; as secundárias são resultado da mistura de duas cores primárias: verde (resultado do azul com o amarelo), laranja (resultado do vermelho com o amarelo) e roxo (resultado do vermelho com o azul); as terciárias são resultado da mistura de uma cor primária com uma secundária: vermelho-alaranjado (resultado do vermelho com o laranja); amarelo-esverdeado (resultado do amarelo e do verde) e assim por diante.

2. APOSTE NAS CORES OPOSTAS

Como eu falei no início do texto, uma das maneiras de usar a tendência do color blocking é usando cores que são complementares (ditas também opostas) na roda de cores. Uma cor primária sempre terá como sua cor complementar uma secundária. E, uma cor terciária terá como sua cor complementar outra terciária. Assim, combinações como o amarelo com o roxo ou o azul com o laranja, são harmônicas e ousadas!

3. APOSTE NAS CORES ANÁLOGAS

Cores que estão lado a lado no círculo também podem ser usadas para criar produções com color blocking. Essa mistura de cores fica mais sofisticada, por usar cores próximas e não opostas, mas mesmo assim é bem ousada (apesar de ser menos do que a mistura de cores opostas!) Ou seja, uma ótima ideia para começar a cair nessa tendência é começar a montar looks com cores próximas!

Olhem aqui o círculo de cores que lindeza:

Circulo cromático II

O resultado dessas combinações são looks alegres, divertidos, fora do óbvio e muito atuais!

Vou mostrar para vocês o look que criei seguindo essa tendência para passar um dia em São Paulo. Como Sampa (para os mais íntimos rs) é uma cidade mais cinza, tanto no clima como pelo estilo mesmo da cidade que é muito urbana, eu achei que seria interessante usar essa tendência por lá. Bom, acabou que o dia estava lindo, com muito sol e no final das contas a produção funcionou super bem. Olhem só:

Color III
Color V

Color IV

Color I

Reparem que nesse look eu apostei em cores opostas da roda de cores (laranja e azul) e ainda apostei em estamparia na parte de cima. Usar estampas com color blocking é um tanto ousado e o ideal para quem quer começar a usar essa tendência é usar peças lisas. Mas, vejam como o uso de estampa em conjunto com o contraste de cores pode funcionar muito bem. Nos pés, coloquei uma sapatilha na cor laranja, dando continuidade com a cor da calça e dando uma ilusão de ótica de alongamento. Optei por usar também um batom no tom alaranjado que compôs muito bem com todo o look.

Gostaram?

Bom, o segundo tema que eu quero trazer pra vocês é o mix de estampas. A verdade é que, diferentemente do color blocking, não existem regras para misturar estampas. O que deve prevalecer sempre é o bom senso. A liberdade para criar esses looks pode ser usada e não existem padrões a serem seguidos. Porém, de uma maneira geral, listei pra vocês as seguintes regrinhas que podem ser seguidas:

1. ACESSÓRIOS COMO PONTO DE PARTIDA

Pra quem ainda não se sente segura ao misturar estampas e considera ser um nível avançado fazer isso, que tal começar misturando acessórios? Uma blusa floral com uma bolsa de animal print pode ser uma mistura super interessante, não acham?!

MAIS: PORQUE INVESTIR NUMA CONSULTORIA DE ESTILO
MAIS: OFFICE DRESS CODE: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE (PARTE I)

2. LISTRAS COMO UMA DAS ESTAMPAS

Começar a misturar estampas partindo de uma listrada é ótimo para iniciantes! Escolha uma das peças com listras horizontais ou verticais e a outra com estampa floral, animal print ou qualquer outra que você ache interessante. Fica cheio de charme e personalidade, como queremos!

3. COORDENE ESTAMPAS QUE TENHAM EM COMUM UMA MESMA COR

A cor em comum vai trazer harmonia para a combinação, fazendo com que seja possível misturar estampas com tamanhos ou formas diferentes.

PARTICIPE: Roupas pra ir em uma festa entre amigos a noite..?
PARTICIPE: Como se vestir cool mesmo sendo muuuuuuito magrela

4. MISTURE ESTAMPAS DE DIFERENTES TAMANHOS E PADRONAGENS

Uma outra maneira de começar a fazer o mix é misturar uma estampa pequenininha, com outra maior. Assim, elas não vão brigar entre si. O importante é sempre deixar uma delas como foco principal do look. Se olhe no espelho e identifique a que está chamando mais atenção, pois duas estampas igualmente chamativas vão ofuscar o olhar de quem está vendo de fora.

Bom, meninas, de uma maneira geral você puderam perceber que o mundo das estampas é muito amplo e a brincadeira de misturá-las pode levar a criações nada óbvias, dando muita personalidade aos looks! (Obs: prometo que depois mais pra frente faço um post explorando mais esse mundo das estampas e como coordená-las de maneira harmônica, viu?!)

Dito isso, vou mostrar pra vocês o look que criei também pra usar em São Paulo (viajar tem dessas coisas, a gente fica criativa, deixa a mente livre e consegue criar looks super divertidos pra usar durante a viagem). O look abaixo eu usei pra ir a um show de indie rock, num local super descolado em Sampa e com um público mais alternativo. Por isso, a escolha de cores e de estampas que remetem ao mundo do rock.

Essa primeira foto eu tirei sem a terceira peça que utilizei para fazer o mix and match, pra vocês verem como a inserção de uma terceira peça muda completamente a cara do look. Esse look tá super bonitinho e eu poderia tranquilamente sair assim para a minha noite. Olhem só:

Estampas I

Mas aí, como eu gosto de ousar de vez em quando…tcharaaaan, olhem só que interessante ficou essa combinação:

Estampas II

Estampas IV

Estampas III

Reparem que usei duas estampas de xadrez, com padronagens diferentes. As cores se coordenaram muito bem, pois tanto o colete quanto o short têm o preto/branco presentes, com a diferença de que o colete tem o vermelho que é a cor mais vibrante do look. Quando olhamos, o colete é naturalmente a primeira peça que chama a atenção do nosso olhar. Como falei, é importante que uma das peças prevaleça sobre a outra, para não criar uma confusão no olhar. Os demais acessórios escolhidos (bolsa, botas e colar/brincos) foram todos na cor preta pra não competir com as estampas.

No final, achei as duas produções que mostrei pra vocês super interessantes e diferentes do que a gente vê por aí!

Mas, lembrem-se sempre de uma coisa, meninas: o primeiro passo para ousar nos looks é não ter medo e estar segura de si! Afinal de contas, ESTILO É UMA QUESTÃO DE ATITUDE!

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Estilo

Imagem: pinterest.com/superelaoficial

@ load more