Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ser feminista pode ser bem contraditório. Quando entrei na faculdade de jornalismo fui bombardeada de acusações sobre o mundo da moda e o quanto ele era prejudicial, foram bombardeios bem sérios que quase me fizeram desistir de gostar de moda (o que é  impossível para falar a verdade).

Até que um dia, a linda da Juliana de Faria, do Think Olga, foi a minha universidade dar uma palestra. E ela é feminista (quem nunca ouviu falar da campanha Chega de Fiu Fiu? criada pelo blog) e ela disse: “Você pode gostar de moda e ser feminista” (não com essas palavras, mas disse). E isso me fez pensar no meu comportamento e percebi que, sim, a moda pode empoderar uma mulher.

? Leia gratuitamente nosso novo eBook de autoestima: 18 formas de dizer “Eu sou incrível!”. Faça o download agora aqui »

Eu pensei em listar algumas formas de empoderamento através da moda, mas durante uma aula sobre a relação da mulher e a mídia, foi discutido que quando você enumera para mulher “x produtos que você precisa ter” ou “x dicas para você se empoderar através da moda” tudo se limita, por isso resolvi que iria listar exemplos já existentes, porque ao invés de dar dicas, nada melhor do que mostrar o que já deu certo não é verdade?

1. Moda dos cabelos coloridos

5 exemplos de como se emponderar por meio da moda

Essa é uma moda que está aí para provar que, sim, você pode usar o que você quiser. A Dove fez uma propaganda (veja aqui) em que mostrava diferentes cabelos, inclusive o colorido. Diversas negras que assumiram seus cachos estão usando cabelo colorido e também aquelas que usam tranças e dreads, absurdamente lindas. Essa é a maior prova de como se empoderar através da moda: usar uma tendência ao seu favor, valorizando sua personalidade e a sua vontade de ousar.

PARTICIPE: Como confiar em si mesma?
PARTICIPE: Dicas de estilo

2. Valorize seu corpo

5 exemplos de como se emponderar por meio da moda

Aqui não é nem conselho de “você deve usar roupa x com y”, muito pelo contrário. Cada um tem que usar aquilo que deseja, na forma como deseja. Um exemplo de quem faz isso de uma maneira bastante empoderada e usa e abusa de todas as tendências e combinações é a Juliana Romano do, Ju Romano – Entre topetes e Vinis. A partir do momento em que ela percebeu que podia usar tudo que quisesse, sem ligar para regrinhas, seu estilo se tornou incrível e ela agora é praticamente it girl de todos.

3) Não ligue para regras

5 exemplos de como se emponderar por meio da moda

Uma vez entrevistei a Renata Fukuda, do Umbigo sem Fundo, e ela, com seu um pouco mais de 1,50, cabelo ruivo no melhor estilo laranja e queridinha de várias garotas, disse “Em todo lugar que leio dizem que meu rosto não combina com franja, mas eu corto e me acho linda”. Ela não liga para regras e, além de usar cabelo colorido e franja, ainda se veste de um jeito único e inspirador.

5. Tenha ícones de moda

5 exemplos de como se emponderar por meio da moda

Nesse momento eu não digo para vocês terem um it girl, mas sim para se lembrarem da luta das mulheres em relação ao que usar. Meu ícone é Coco Chanel, uma mulher a frente de seu tempo que adicionou roupas masculinas ao guarda roupa feminino. Sempre vai existir aquela que lutou, aquela que mudou, alguém para você olhar e pensar:  “Que mulher maravilhosa!”

5) Nunca tenha medo

5 exemplos de como se emponderar por meio da moda

Não tenha medo do que as pessoas vão pensar! Só de dar uma pequena olhada na internet, vocês vão achar várias mulheres incríveis que fogem de qualquer estereótipo e não têm medo de ser feliz. Usar a moda ao seu favor, vestir o que lhe faz bem e não o que mandam é uma das melhores maneiras de se sentir empoderada.

MAIS: DO QUE NÓS, MULHERES, PRECISAMOS
MAIS: 4 PERGUNTAS QUE TODA MULHER DEVE FAZER AO SE VESTIR

E pra finalizar tenho uma coisa maravilhosa, divertida e nostálgica: crie seu próprio avatar das meninas superpoderosas! Você escolhe a cor da pele, o tipo de óculos, a cor do olho… Enfim, vamos empoderar a todos a sua maneira e deixo com vocês meu avatar (meu cabelo tá cinza porque ele é loiro acinzentado e achei o loiro muito amarelo rs). O link para fazer sua versão das meninas mais feministas da sua infância é esse: http://www.powerpuffyourself.com/.

Imagem: Pinterest

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Estilo

@ load more