Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A troca de estações do ano traz para a maioria das mulheres a ansiedade por uma nova temporada de looks e coleções, a euforia para tirar algumas peças do armário, a correria para aproveitar as promoções dos desejos de luxo da estação que está terminando e a dúvida do que usar na transição do tempo, enquanto o calor não acabou, mas à noite a temperatura já dá aquela caída, a manhã pede calça, mas a tarde pede saia. Para quem tem uma rotina preenchida de tarefas, de estudo e trabalho, de filhos e academia, o tamanho da bolsa nunca parece ser suficiente e o contentamento com o visual nunca é pleno. Vestir-se no dia a dia vira um jogo de risco, de estética e de conforto, e esse momento de espera por uma estação nova se torna para muita gente um momento de desespero para a estação anterior acabar de vez.

O que é preciso fazer nessas semanas lindas de meia-estação é olhar para o armário e usar a sabedoria da própria natureza na escolha do vestuário. É preciso segurar a ansiedade para a nova temporada e entender o que cabe na confusão do clima e não afeta o conforto e a linguagem visual. Ninguém quer despertar comentários ou pensamentos do tipo “espero que não chegue esse inverno todo que você está esperando” ou “que calor todo é esse!?”. Mas o que é mais importante do que se preocupar com isso é se preocupar com o que de fato é necessário vestir, por isso, essas perguntas devem vir de nós mesmas antes de sairmos de casa, ao nos olharmos em frente ao espelho. Checar a previsão do tempo ajuda, mas ninguém melhor que nós mesmas para conhecer nossa cidade, saber dos lugares que precisaremos estar e como será a locomoção, porque o conforto deve levar em consideração o ar condicionado do trabalho, o calor das ruas, a chuva na hora do almoço, a escada do ônibus, a brisa no final da noite e tudo o mais que cada pessoa deve listar e cuidar para não se sentir mal ao longo do dia.

PARTICIPE: Dicas sobre estilo
PARTICIPE: Como usar calça flare?

Os sapatos são sempre um item para se dar atenção, afinal, não é uma peça extra que se pode levar na bolsa para trocar caso necessário, e pensar no conforto dos pés é indispensável em qualquer época do ano. Agora com o calor amenizando e as chuvas diminuindo, ficam para trás todo o sofrimento das galochas de chuva e toda a nudez das sandálias de verão, que podem ser lindas e confortáveis, mas marcam presença durante muitos meses do ano das brasileiras e exigem pés mais bem-cuidados. Inicia-se então um período mais tranquilo, de looks mais elaborados e a introdução de sapatos que, aos poucos, vêm vindo mais fechados, mas não ainda.

Sapatos semi-abertos (ou, se preferir, semi-fechados) são as peças-chave da entre estações. Eles ficam entre o frescor do verão e a proteção do inverno, podem ser usados com ou sem meias (e meias são fáceis de serem levadas na bolsa!) e permitem as mais diversas combinações possíveis, além de darem um ar jovial e leve às combinações de roupa. Com calças ficam despojados, com saias ficam elegantes; não requerem grandes inquietações sobre com o que combinar e dialogam perfeitamente com o clima.

1. Open Boots

Sapatos_open-boots

Uma opção legal são as open boots que, com salto, alongam a silhueta e dão uma cara mais elegante se usadas com calça, principalmente se o modelos for peep toe, aqueles que deixam os dedinhos à mostra. Uma bota “fatiada” deixa a composição despojada, e o saltinho tira a cara de dia a dia do jeans.  Mas se forem sem salto, tudo bem também! Couro e fivelas sempre dão um ar mais rock’n’roll, sensual e atrevido, mas um toque de cor torna tudo mais feminino.

2. Oxfords

Sapatos_oxfords

Os oxfords abertos são uma ótima opção para quem tem obrigatoriamente no dress code o uso de sapato social. Com ou sem salto, são perfeitos para quem busca uma linguagem mais vintage, clássica ou até masculina.

3. Mocassins

Sapatos_mocassins

Os mocassins abertos não são mais uma novidade, mas ainda dividem opinião. Eles prometem (mais) conforto e demandam cuidado na composição do look, pois por se tratar de um calçado com desenho mais tradicional, podem deixar o visual envelhecido. Entretanto, se bem-combinados, dão personalidade à composição.

4. Sapatilhas

Sapatos para você usar na troca de estação

As sapatilhas também são uma ótima opção, mas se tornaram uma peça comum, que não têm erro, mas não são mais originais. Optar pelo óbvio não nos encoraja a criar algo novo ou a encontrar um caminho mais interessante.

MAIS: PEÇAS ESSENCIAIS NO GUARDA-ROUPAS FEMININO
MAIS: NEM FRIO, NEM CALOR: LOOKS PARA MEIA ESTAÇÃO

Sapatos diferentes podem deixar os pés mais divertidos e tirar a cara da troca de estação de purgatório da moda. E é só deixar na bolsa uma meia-calça não tão grossa ou uma meia soquete colorida para aquecer seus pés, transformar seu visual e não comprometer o seu humor. Afinal, o bem-estar também está no conforto de se sentir bonita.

Imagem: Pinterest

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Estilo

@ load more