Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Calçado versátil, as botas acabam ficando em evidência no inverno, mesmo estando presentes em todas as estações do ano. Do tipo de sapato que vai bem com todos os tipos de roupa, é fácil ter uma para chamar de sua (ou mesmo várias), já que existe uma série de modelos diferentes que se encaixam a todos os gostos e estilos. Se você ainda não encontrou a sua (ou as suas) e tem dificuldade em reconhecer os nomes dos modelos, a gente te ajuda com uma pequena amostra do anda circulando por aí.

Flat boots

Aqui, não importa a altura do cano, mas a altura o salto. São as botas de solado reto, sem salto ou com salto bem baixo, rentes ao chão; o modelo “rasteirinha” das botas. Há muito elas já ganharam ar feminino e não se restringem apenas a coturnos ou galochas, além de serem as mais confortáveis para o dia dia. Uma dica para quem quer parecer um pouco mais alta é preferir os modelos com bico fino, que dão a ilusão de alongar um pouco as pernas.

Uma bota para chamar de sua - flat boots

 

Ankle boots

As ankle boots são botas de cano curto – mas não tão baixo – podendo chegar a médio, ou seja, ultrapassar um pouco o tornozelo (daí o nome do calçado). Não interessa o tamanho do salto, se o cano do sapato vai até essa altura, ele é um ankle boot. Elas dão o efeito de pernas mais curtas e mais grossas, então, se usadas com saias, vestidos ou bermudas abaixo dos joelhos, vão acentuar esse resultado.  Uma dica é usar meias opacas para quebrar essa impressão visual, assim como leggings e calças  skinny.

PARTICIPE: Dúvidas sobre estilo?
PARTICIPE: O que usar em uma festa à noite no inverno?

Uma bota para chamar de sua - ankle boots

Sock boots

São ankle boots com o cano mais alongado e mais justo, dando a impressão de uma meia soquete nas pernas, como diz o próprio nome. Muitas delas têm diferenciação de material, combinado geralmente com tecido, para justamente dar esse efeito.

Uma bota para chamar de sua - sock boots

 

Chelsea boots

As chelsea boots são botas bem características, pois seu traço mais marcante é o elástico na lateral (ou nas laterais) do cano curto, o que deixa o sapato bastante justo. Características dos anos 1960, os modelos mais originais tendem a ser de couro, mas a tecnologia dos materiais traz exemplares lindos em outras texturas e até em plástico. São superpráticas para calçar, pois não têm cadarços, entretanto, alongam os pés. Se você tem pés grandes, uma dica é deixar de lado o bico fino e optar pelo calçado com ponta arredondada.

Uma bota para chamar de sua - chelsea boots

 

Country boots, bota cowboy ou bota texana

Esse modelo de bota praticamente dispensa apresentação, pois são símbolo do estilo que carregam no nome. Características de festas de rodeio e com aspecto bem rústico, conquistaram espaço para além das fazendas e têm o poder de transformar o visual. São extravagantes e podem ser usadas para quebrar o visual. Elas têm um recorte bem característico na parte frontal do cano e costuras ao longo de todo o sapato, podendo ter diferentes aplicações de couro e texturas. A altura do cano e o tamanho do salto podem variar, e é possível construir desde um look romântico até um visual bem rock’n’roll.

 

Uma bota para chamar de sua - country boots

Galochas ou wellies

São botas de borracha usadas, originalmente, na agricultura, mas alguém olhou para elas com mais carinho e viu seu potencial como um sapato do dia a dia nos dias chuvosos. A estrutura do calçado então não foi muito alterada, nem seu material, mas recortes com tecidos e aplicações de fivelas ou adereços, assim como estampas, deixou o modelo menos grosseiro. O cano é sempre de médio a alto, e o material, plástico.

 

Uma bota para chamar de sua - Galochas

Over the knee boots, thigh high boots ou cuissardes

Aqui, independentemente do salto, interessa, sim, e muito, a altura do cano, pois é ele quem define o modelo. Como o próprio nome em inglês diz, são as botas acima dos joelhos, ou como acusa o nome em francês, são as botas que chegam até a coxa, com o cano bem longo. Características dos anos 1970, são sapatos de muita personalidade e bastante sexy. Elas dão a impressão de corpo mais longilíneo e são a melhor opção para aproveitar no inverno as roupas curtas do verão, pois são quentinhas e, embora tenham um ar mais sensual, não deixam a composição vulgar. Seja qual for o seu look, esse é o tipo de calçado que não vai deixar você passar desapercebida.

Uma bota para chamar de sua - Over the knee boots

Coturno

O mais masculino dos modelos, o coturno é caracteristicamente uma bota militar, mas que veio tomando formas menos grosseiras desde que ganhou versões para se usar no dia a dia, foi reinventado pelo mundo fashion e se tornou um item comum de vestuário. É resistente e confortável, como deve ser um sapato de guerra, e estiloso. Originalmente feito em couro, assim como muitos sapatos hoje também é feito em verniz e até tecido, porém ainda carrega um aspecto mais robusto, o que é muito legal para contrastar looks, como usando com vestido ou saia.

Uma bota para chamar de sua - coturno

Open boots ou peep toe boots

A peculiaridade das open boots, também conhecidas como peep toe boots (embora estejamos mais acostumas a ver “peep toes” relacionadas a scarpins), não está no salto ou no cano, mas nas pontas. Com cara de meio bota meio sandália, seu nome é autoexplicativo: o sapato deixa à mostra os dedos do pé. Algumas ganharam recorte também nos calcanhares e deixaram de ser botas, tornando sandálias de inverno. Elas têm mais cara de meia-estação e são ideais para o comecinho do frio.

Uma bota para chamar de sua - open boots

MAIS: 4 SAPATOS PARA VOCÊ USAR NA TROCA DE ESTAÇÃO
MAIS: 5 TIPOES DE CALÇADOS PARA VOCÊ USAR NO INVERNO

Cut out boots

Menos do que um modelo de bota, as cut out boots são, na verdade, um estilo, um recorte que pode ser feito em qualquer modelo de sapato, mas que deu às botas um ar mais leve e possibilitou torna-las também sapatos de entre-estações. Os recortes podem ser laterais ou mesmo na parte da frente, assim como vazados por todo o sapato. Elas são muito estilosas e podem deixar os pés fresquinhos ou quentinhos, se usadas com meias (inclusive coloridas).

Uma bota para chamar de sua - cut out boots

Agora pronto. É só escolher uma (ou várias!) opção para chamar de sua e aproveitar o inverno cheia de estilo. Lembre-se também que muitas destas botas, especialmente as de cano curto, também passeiam em dias mais quentes com louvor! =)

Imagem: Pinterest

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Estilo

@ load more