Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

E então no final da entrevista de emprego você entrega aquele currículo (que você levou horas revisando) e sai da sala com grandes esperanças de ser chamada para uma próxima entrevista. Mas, ao fechar a porta, a entrevistadora enfia seu amado currículo na gaveta junto com outros centenas.

Enquanto isso, outras mulheres são convidadas para entrevistas de empregos sem nem terem se cadastrado para a vaga. Elas podem escolher no dedo qual empresa querem trabalhar. Não estou falando daquelas executivas que aparecem na capa de revistas de negócios. A verdade é que você não precisa ser a maior especialista do mundo para ser considerada uma autoridade de seu mercado.

A cada ano que passa o mercado fica mais competitivo e concorrido em relação a vagas de emprego. Com a crise econômica acentuada a competição chega a níveis altíssimos para determinados nichos. O marketing pessoal, que sempre foi visto com uma ferramenta voltada, sobretudo, para profissionais da área comercial, começa a ganhar destaque dentro deste contexto.

Candidatos a vagas de emprego investem cada vez mais em suas imagens perante ao mercado. Assim, constroem marcas pessoais eficazes utilizando estratégias dentro e fora da internet para serem notados não só pelos empregadores, mas também por grandes executivos e influenciadores nos mercados em que atuam.

PARTICIPE: Minha carreira está nas minhas mãos, mas não sei o que fazer!
PARTICIPE: Não consigo parar em nenhum emprego. Por que sou assim?

Um plano de marketing pessoal consiste na criação de uma declaração de missão pessoal, que vai muito além de uma missão empresarial. O interessado em ter um nome forte no mercado precisa começar analisar suas metas, objetivos e oportunidades.

4

Embora muitos profissionais que querem se destacar não criem planos de marketing pessoal, o planejamento é uma grande ferramenta na criação de um esboço de como você gostaria de ser visto profissionalmente nos próximos anos.Quando as pessoas ouvirem ou lerem seu nome o que virá à cabeça delas? Você quer ser visto com um especialista em uma área especifica ou uma área mais ampla?

Uma das melhores estratégias para ser reconhecido pelo mercado é a geração de conteúdo relevante, seja através de vídeos ou artigos em blogs. Além disso, participar de grupos de discussão e eventos na área são ótimas formas de iniciar um networking consistente.

Porém, antes de criar perfis em redes sociais e se inscrever em dezenas de eventos e grupos de debate, a pessoa interessada em ter uma marca forte precisa se fazer algumas perguntas:

  • Quais são os seus pontos fortes e fracos em relação ao objetivo que você escolheu?  Que fatores fora de si mesmo representam oportunidades e ameaças para o seu sucesso? O que ou quem é a sua concorrência? Quais conhecimentos você precisa buscar para poder ser visto como um expert no mercado em que quer atuar?

Responder estas perguntas, baseando-se em pesquisas, é planejar. Um bom planejamento de marca pessoal pode ser a chave que faz com que uma pessoa seja chamada para trabalhar por várias empresas, ao invés de ter que entregar currículos e participar de processos seletivos.

A Tecnologia pode te ajudar…

Hoje em dia, você não precisa sair por aí distribuindo centenas (literalmente) de cartões de visita em eventos do seu ramo. Mais do que nunca, a internet está aí para facilitar todos os processos de networking. Redes sociais, colunas em sites especializados, blogs de nichos e tantas outras ferramentas podem ser úteis para tornar qualquer pessoa em uma autoridade no mercado.

MAIS: 3 DÚVIDAS QUE TODO CANDIDATO A EMPREGO TEM
MAIS: 5 DICAS PARA QUEM QUER MUDAR DE CARREIRA

Porém, para que isso aconteça, é necessário seguir duas regras básicas, porém não tão fáceis: “consistência” e “cuidado”. De nada adianta colocar um blog no ar ou criar uma rede social e parar de alimentar estes canais no primeiro desânimo. Além disso, é necessário muito cuidado nos posicionamentos e na exposição que você dá em relação à sua vida pessoal e no contexto profissional. Algumas atitudes podem “queimar seu filme” e colocar tudo a perder.

Baseado em: Forbes, TBYB, Primeiro Negócio

Imagem: Pinterest

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Carreiras & Finanças

@ load more