Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você pode ler esse esse texto ao som de Cássia Eller – Por enquanto:

 

Se eu pudesse dar um conselho hoje, diria que as pessoas mudam com o tempo. Às vezes a gente acha que são só os relacionamentos amorosos que passam pelas suas crises, que tem suas discussões, crises ciúmes ou até mesmo casos de abusos físicos e psicológicos, mas esquecemos que tudo isso pode acontecer nas amizades – que também precisam ser cuidadas, regadas e passam por discussões de relação, as famosas DRs.

Será que amizade é tipo um produto que compramos e não olhamos a data de validade? Eu sempre acreditei que as amizades eram eternas, independentemente das circunstâncias da vida, que seriam capazes de, talvez, mudarem um pouco de acordo com as mudanças da vida (casamento, filhos, namorados, trabalho etc), mas nunca iriam perder a verdadeira essência.

PARTICIPE: Você continuaria a conversar com essa pessoa?
PARTICIPE: Amiga falsa no meu pé, o que faço?

Minha mãe me dizia que, com o tempo e os rumos que a vida toma, a gente acaba amadurecendo, mudando nossos ares, nossas ideologias e opiniões. Entendo que isso também deve ocorrer com as amizades, mas ainda penso que, assim como um casal cresce junto, as amizades também deveriam crescer juntinhas. Minha mãe também dizia que as pessoas entram e saem das nossas vidas e que, às vezes, há males que vêm para bem. Percebo, hoje, que minha mãe tinha razão.

As pessoas mudam, e a gente também porque nos abrimos a novas opiniões, novas ideologias, novas pessoas, novos relacionamentos, novos mundos. Existe um provérbio chinês que diz: “Uma mente fechada é como um livro fechado; somente um bloco de madeira.”. Ou seja, pessoas com uma cabeça fechada permanecem com aquele mesmo grupo, mesmos pensamentos, relacionamentos de sempre, os mesmos assuntos e as coisas se transformam numa mesmice onde tudo tem que ser feito naquele mundinho perfeito e fechado onde estão acostumados a viver. E qualquer pessoa que seja diferente daquilo que pensam,é totalmente excluído ou isolado.

As amizades mudam de acordo com o nosso amadurecimento. Infelizmente, com o passar do tempo, a gente acaba não suportando ou enxergando coisas que antes não eram vistas simplesmente porque não era possível ver uma dimensão real do que aquilo era de verdade.

MAIS: AGRADEÇA ÀS AMIZADES VERDADEIRAS
MAIS: VALORIZA A QUALIDADE DAS SUAS AMIZADES

Eu, às vezes, me sentia diferente por achar que não me encaixava no mesmo lugar ou me sentir fora dos padrões que eram impostos, mas percebo que minha mãe e o tal provérbio chinês tinham razão. Como dizia Paulo Coelho, no livro O Diário de um Mago, “muitas pessoas se fascinam pelos detalhes e esquecem o que procuram”. E depois, de certa forma, vamos conhecendo as pessoas com o tempo e vendo que a gente gostava delas pelo detalhes e não pela sua essência. Talvez ela seja aquilo que nos incomoda o tempo todo e não percebemos.

E às vezes acontecem certas mudanças que não somos capazes de evitar, e percebi que isso é o fato normal da vida, que as pessoas entram e saem das nossas vidas e que, talvez, de alguma forma, a gente não saiba lidar com os pontos finais ou despedidas. O fim ele não é exatamente tão ruim, pois há males que vem para bem, sabe? E assim como as ondas do mar, as amizades vêm e vão. O que importa foram os dias de sol e o quanto você foi feliz enquanto elas estiveram ali.

Imagem: Pinterest

@ load more