Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“Qual foi sua última experiencia de trabalho? Por que quer trabalhar nessa empresa? Qual sua pretensão salarial? Conte-me sobre seus objetivos a longo prazo?” Como você se sente quando te fazem essas perguntas? E quando as fazem principalmente em uma sala frente a frente com o recrutador? Enfim, a hora da entrevista é temida por muita gente e, independentemente da fase em que está sua carreira, em algum momento de sua vida profissional, você vai precisar encarar esta tão temida (por muitos!) situação.

Em tempos de crise, muitas pessoas perdem seus empregos e, assim, a concorrência por vagas aumenta. E sabe quem leva a vantagem quando está frente a frente com o entrevistador? Quem se preparou melhor!

 

 

Depois de atuar por onze anos na área de RH, contratando e entrevistando muita gente, listei alguns pontos que acredito serem importantíssimos para a hora da entrevista. Ao se preparar para encontrar o entrevistador, existem oito fatores que você não pode deixar passar:

1. Mantenha-se informada

Saber sobre a empresa é muito importante! Pesquise e informe-se sobre o local e o mercado em que ele está inserido, assim como a área para a qual você quer ser contratado.

2. Tenha um objetivo claro

Saiba com clareza quais são suas prioridades e objetivos profissionais e verifique se eles estão alinhados com o que a empresa e a vaga podem lhe proporcionar. Resumindo: saiba bem o que realmente quer! Use esse teste para te ajudar a saber se seus valores estão alinhados.

3. Valide suas habilidades

Quais são suas habilidades? Quais são necessárias para o cargo ou quais você sabe que a empresa valoriza? Teste seu domínio de idiomas e outros conhecimentos relevantes para a vaga e, principalmente, as habilidades que você incluiu no seu currículo.

4. Conheça suas conquistas

Tenha em mente suas principais realizações, resultados e projetos. Saber o que você fez de melhor é saber se vender. Muitas pessoas realizam coisas incríveis, mas quando são questionadas e estimuladas a falarem sobre elas, simplesmente não conseguem se expressar e  se comunicar! Além de conhecer suas conquistas, treine seu discurso!

5. Saiba quais são seus diferenciais

Este tópico completa o item 4. Além de conhecer e saber falar sobre o que você já realizou e conquistou na sua carreira, pense sobre seus pontos fortes e aspectos que podem ainda desenvolver ou melhorar. Isso vai te ajudar com perguntas como “fale sobre seus pontos fortes!” e “me conte sobre suas fraquezas”.

6. Pontualidade

Nunca se atrase para uma entrevista de emprego, certo? Certo! Mas não precisa chegar com antecedência exagerada, ok? Além disso, descubra, um dia antes, onde fica a empresa e quanto tempo você gastará para chegar lá.

7. Vista-se adequadamente

Se informe sobre o traje adequado para a cultura da empesa – o que nos leva para o item 1. Se conhecer o local onde quer trabalhar, vai conseguir ter uma ideia de como os funcionários de lá se vestem.

8. Seja realista

Antes de ir  à entrevista, valide sua pretensão salarial. Você pode ser ‘surpreendida’ pela pergunta que questiona quanto você quer ganhar. Lembre-se sempre que sua pretensão deve estar adequada ao mercado de trabalho.

Espero que essas informações te ajude a se preparar para suas próximas entrevistas de emprego e aumente sua autoconfiança para mostrar ao recrutador quem você é e tudo o que você pode fazer pela empresa! Preparada para arrasar? Boa sorte!

Imagem: Pinterest

@ load more