Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Com o inverno, chega a hora de tirar nossos acessórios quentinhos lá do fundo do armário. Neste texto eu vou falar sobre os que usamos para aquecer e proteger a cabeça e os cabelos: toucas, gorros, chapéus e boinas.

BOINAS

boinas

Populares no início do século passado, principalmente na Inglaterra — onde nunca saíram de moda —, as boinas podem ser um acessório bastante útil para os dias frios. São usualmente fabricadas com materiais mais densos, como couro, lã, feltro, brim, veludo, em tecidos lisose estampado – normalmente em xadrez, que é a estampa do inverno. Podem ter formatos variados também, como as italianas com e sem abas, as francesas, que podem ser mais fofinhas, mais caídas pro lado, mais larguinhas, e conter detalhes como laços.

Certeza de que tem uma que “faça a sua cabeça”, de acordo com o seu estilo! E não existe “certo e errado” na hora de arrumar o cabelo! Você pode deixar a franja pra fora da boina, pra dentro, colocar a boina de lado, deixar aparecendo parte da franja…

GORROS E TOUCAS

touca

Dependendo de onde você mora, pode ser que você conheça apenas touca ou gorro, mas existe uma diferença entre elas: a touca tem a função principal de aquecer a cabeça, geralmente é feita de um material mais grosso e pode vir com um pompom no topo (como essa minha).

Já o gorro tem uma função mais “decorativa”, de acessório, porque geralmente é feita em material mais fino e não esquenta tanto quanto a touca, apesar de quase sempre ser usado cobrindo os cabelos e orelhas, ficando mais caidinho na parte de trás da cabeça. Também é conhecido como touca Beanie e é muito usado pelos homens!

gorro

As toucas e gorros são ideais para dias frios com vento, pois grudam na cabeça e você não corre o risco de perder, como pode acontecer com chapéus e boinas. Se você usa apenas pela função (esquentar), dê preferência aos de cores neutras e discretas. Essa é uma forma de coordenar com o máximo de peças possível. Mas, se o seu objetivo é ostentar a peça por aí, pode comprar numa cor pra usar com alguma peça específica ou para combinar com outros acessórios, como o cachecol.

gorro e touca

Se você for montar um look mais despojado / divertido, pode optar pelas toucas e gorros de personagens e bichinhos!

gorros-divertidos

CHAPÉUS

Deixei o tópico do chapéu por último porque é o mais complexo, já que tem uma infinidade de cores, modelos e estilos, e apesar de as pessoas ainda não usarem muito aqui no Brasil, é certo de que um deles combine com você e com o seu estilo. Vou falar dos principais:

Chapéu Fedora

Enquanto no verão a gente vê mais os de palha estilo Panamá, no inverno usa-se mais o modelo Fedora, que é bem semelhante ao panamá, mas feito de feltro. É ideal para fazer diversas combinações porque é um modelo bastante democrático e combina com muitos estilos.

fedora

Chapéu Coco

O chapéu coco tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. É muito usado em festivais de música e por homens, desde a primeira guerra mundial.

chapeu coco

Chapéu Clochê

É o mais romântico entre todos os modelos de chapéu e foi incansavelmente usado pela personagem Blair, de Gossip Girl. A maioria dos modelos ainda acrescentam laços e cores delicadas para combinarem mais com o estilo romântico, então se não quiser ficar com cara de boneca, coordene com roupas mais sensuais, como scarpin e casaco de couro.

cloche

Chapéu Floppy

Com abas grandes e a copa bem arredondada, o chapéu floppy é romântico e despojado ao mesmo tempo. Foi muito usado pelos hippies nas décadas de 60 e 70, e é o queridinho entre várias mulheres e também é super usado em festivais de música.

Floppy

Evite usar chapéus em locais e eventos fechados, tipo teatro, cinema, jantares, casamentos, e quando estiver à mesa, em igrejas e em outros templos religiosos. Agora é experimentar todas essas opções, escolher a que gosta mais e passar o inverno de cabeça quente – no melhor sentido!

@ load more