Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Estamos na era tecnológica e o trabalho do sonho de muitas pessoas está se tornando virtual, como ser blogueiro ou escritor, mas muitos não sabem por onde começar, como escrever um bom texto, como saber se ele está realmente bom, onde se inspirar, como quebrar o temido bloqueio criativo.

O mundo dos escritores, blogs e vlogs está crescendo e existe espaço para quem quiser entrar, por isso, por que não ajudar quem está perdido ainda nesse mundo tão fantástico? Por isso separei algumas dicas que funcionam comigo, e algumas que colegas de trabalho separaram especialmente para você.

1. Reflita sobre o assunto que você escreve melhor

Cada pessoa possui um tema, um assunto, que escreve sem precisar de muitos esforços e você precisa perceber qual é esse assunto. Tendências da moda? Maquiagem? Cuidados com a pele? Cuidados com o cabelo? Sexo? Astrologia? Sobre a vida? Sobre autoestima? Sobre acontecimentos? Sobre amor? Sobre amizade? Sobre viagem?

Ao perceber o assunto que você tem mais facilidade em falar, já é meio caminho andando. Fica mais fácil para quando suas ideias fugirem da mente.

2. Não escreva somente sobre assuntos que você já viveu

Procure estar sempre aberta a novas sugestões de temática para o seu texto. Se a sua facilidade for escrever sobre amor, por exemplo, não foque somente nas suas experiências pessoais, pois nem sempre elas serão interessantes ao leitor. Procure experiências de pessoas próximas, imagine novas experiências.

3. Se coloque no lugar do sujeito do seu texto

Procure sempre se colocar na situação que você está descrevendo no seu texto para uma melhor experiência e melhor escrita. Nunca sabemos ao certo o que sentiríamos estando naquela situação, e quando começamos a imaginar que estamos passando pelo determinado fato, nossa mente abre mais portas para a imaginação.

4. Pesquise sobre o assunto

Não, não é trabalho escolar que você precisa ficar pesquisando, mas quando você for relatar um assunto que não está totalmente por dentro, é legal que você pesquise e comece a entender mais do que se trata para não acabar falando coisas erradas e sair prejudicado.

5. Brinque com as palavras

Um texto é bacana quando você põe sua marca nele, quando você o torna diferente brincando com as palavras. E isso é mais fácil que você imagina. Procure as palavras que mais se repetem, ou as que você julgue necessário e troque por sinônimos. Misture as palavras umas com as outras. Dê vida a um objeto inanimado.

“As rosas choravam enquanto você me beijava pela última vez.”

6. Aceite desafios

Uma forma divertida e que estimula a criatividade e a melhorar a escrita é quando somos desafiados a escrever sobre algum tema. Você mesma pode se desafiar abrindo blogs que gosta, lendo os títulos e escrevendo baseado no título daquele tema – não é para copiar, apenas se inspirar no título e é até melhor que você não leia o texto antes de escrever – ou você pode perguntar para seus amigos algum texto que eles gostariam de ler no momento e se o seu amigo for escritor também vale a pena todo mês – se houver tempo – um desafiar o outro.

7. Seja confiante, mas não soberbo

Confie na qualidade dos seus textos sempre, afinal, se você não confiar, quem vai? Mas aprenda que tudo pode ser melhorado. Saiba que o que para você está bom, pode não estar para outra pessoa, mas pode agradar uma terceira. Não desista por isso, procure sempre melhorar a qualidade.

8. Seja criativo

É interessante que você busque escrever sobre conteúdos que ainda não são comuns de ser ver, mas caso opte por escrever sobre uma temática que já é vista rodando por aí, como “como superar o fim de um relacionamento” procure ser criativo, fazer o seu texto se destacar entre os outros, deixar a sua marca.

9. Tenha calma, corrija e revise seu texto

Acontece muito de estarmos tão acostumados a escrever que acabamos substituindo uma palavra por outra, colocando vírgula onde não é, ponto onde não tem ponto, escrevendo alguma palavra errada, juntando palavras. Por isso é importante não ficar aflito que precisa postar um texto com urgência, afinal, o que vale no texto é a qualidade do conteúdo, então é muito importante que você tire um tempo para revisar. E se possível, envie para alguém de confiança para que o mesmo te ajude.

10. Preze qualidade, não quantidade

Se você estiver iniciando um blog sozinho, procure deixar os textos da semana prontos com antecedência, assim você poderá revisar não somente os erros, mas a qualidade do seu texto. Poderá substituir uma ideia que achar melhor por outra. Não fique desesperado com números. Você precisa saber os dias da semana que quer postar textos para saber a quantidade a ser produzida antecipadamente.

“Ah, mas o Superela posta uns 6 textos por dia”.

O Superela é uma plataforma que possui várias pessoas trabalhando. Existem pessoas destinadas para revisar e editar, divulgar, escrever os textos, etc. Por isso, comece com calma.

11. Como quebrar o bloqueio

Existem muitas maneiras de quebrar o bloqueio criativo, e você vai precisar saber qual o seu. Existem muitos e vou citar alguns:

  • Escutar música/assistir séries ou vídeos no youtube/ler livros ou blogs;
  • Analisar as categorias do seu blog e produzir 3 textos para cada categoria;
  • Escrever um texto do final para o início;
  • Se desligar totalmente do que te distrai;
  • Colar frases que te inspirem na parede;
  • Ter um caderninho de anotações sempre na bolsa para quando surgir uma frase boa ou um tema bom você poder produzir;
  • Observar cada detalhe na rua – pessoas, carros, flores, pássaros, etc;
  • Viajar, ir para a praia, ir para um café, sentar de baixo de uma árvore;
  • Procurar imagens que te inspirem;
  • Conversar com pessoas próximas;
  • Meditar;
  • Colocar em mente que seu texto pode ajudar outras pessoas;
  • Se exercitar;
  • Durma –  acredite, uma boa noite de sono faz muita diferença;
  • Dar uma olhada no Clube Superela.

Não existe uma fórmula do sucesso, por isso, você precisa estar sempre procurando se conhecer melhor para saber qual a melhor forma de você driblar um bloqueio. Ser um escritor/blogueiro/vlogueiro não é fácil e muitas vezes desanima, mas não desista se esse for o seu sonho. O que atrai leitores é o bom conteúdo, por isso é importante sempre estar procurando pela evolução dos seus textos. Acredite neles e no seu sonho porque somos todos capazes.

Imagem: Pinterest

@ load more