Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.” Peter Drucker

Você já ouviu essa frase? Atualmente grande parte das empresas procuram contratar levando em consideração o perfil comportamental mais exatamente pelas suas atitudes.

O seu perfil  profissional, é feito pelo conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes, que te torna única. O conhecimento é importante, e sim, a empresa avaliará isso na hora da entrevista, afinal você deve ter o mínimo de conhecimento necessário para executar o seu trabalho, porém, o conhecimento é responsável apenas por 15% dos seus resultados.

Já as habilidades, que é o quanto você sabe fazer bem, alguma tarefa ou um conjunto de tarefas, pode ser nata ou desenvolvida, e ela é responsável por  25% dos seus resultados.

O comportamento – são suas atitudes, suas ações. Aqui entra suas habilidades e os traços de sua personalidade, o quanto você coloca em prática suas habilidades e conhecimento, a forma como você se comporta diante das adversidades, é o quanto você QUER FAZER e é responsável por 60% dos seus resultados. É aqui, no comportamento, nas suas atitudes que se concentra a resposta para a sua recolocação profissional.

E o que isso significa? Significa que é importante ter conhecimento, ter experiências, buscar informação. Mas mais importante ainda é saber fazer bem e QUERER FAZER. Ou seja entregar resultados.

Porque fornecer conhecimento é simples de se fazer. A empresa pode pagar cursos, treinamentos e preencher eventuais lacunas da falta de experiência ou conhecimento técnico. Porém, habilidades e atitudes, dependem exclusivamente de você. Do seu comprometimento, da sua força de vontade e dedicação. Do seu querer fazer acontecer!

Além disso, cada empresa tem uma cultura.  E para que a contratação seja estratégica, é necessário que o seu comportamento esteja atrelado a cultura da empresa, para que você se sinta feliz e dê bons resultados, e consequentemente para que a empresa tenha resultados com você.

Por esse motivo, não podemos pensar que em uma entrevista de emprego quem vence é sempre o melhor. Não necessariamente, muitas vezes o perfil comportamental da pessoa, a sua forma de agir e de fazer as coisas, vai contar muito, e isso não significa que necessariamente aquela pessoa era melhor que você ou que tinha o melhor currículo (formação), mas sim, que o perfil dela era mais adequando à cultura da empresa e que ela soube mostrar isso muito bem na entrevista.

Por isso aqui vão 3 dicas  para você conquistar o emprego dos sonhos:

  • Saiba que emprego você quer. É apenas um emprego para pagar as contas, ou é o emprego dos seus sonhos, um emprego que você faça o que gosta e se sinta realizada com o que faz?
  • Conheça o seu perfil. Quais os conhecimentos que você tem hoje? São o suficiente para o cargo e emprego dos seus sonhos? Quais habilidades você possui? Qual delas você pode usar a seu favor em uma entrevista de emprego? Como você pretende se destacar nessa profissão com essa habilidade? Quais habilidades essa profissão exige? Você as tem?
  • Como anda suas atitudes? Como anda o seu comportamento? Você tem entrado em ação para ter resultados? Você tem aplicado seu conhecimento e habilidade e transformado esses recursos em atitudes? Que tipo de comportamento um profissional que exerce o cargo que você quer exercer, ou trabalha na empresa que você quer trabalhar deve ter? E você está disposta a ter esse comportamento, essa atitude?

Lembre-se você deve investir em conhecimento, mas o que vai determinar o seu sucesso são o QUERER FAZER  e o COMO FAZER.

Quer saber como se desenvolver na sua carreira? Então participe do nosso próximo evento online: Como conseguir o emprego dos sonhos

Imagem: Pexels

@ load more