Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

É normal e até clichê ser o sonho de várias garotas se casarem. Ao longo da história da mulher, esse sonho vem dividindo lugar com outros e tomando espaço menor no planejamento de vida de muitas delas. Mas verdade é que, independentemente do modo como esse desejo é despertado ou do tamanho que ele ocupa, casamento dá trabalho, mexe com a rotina da noiva e coloca em evidência as vontades e prioridades que até então pareciam pormenores (leia mais aqui).

Para a maioria das mulheres, o ponto central é o vestido: o longo e branco vestido de noiva. Para outras, é a festa, o religioso, a cerimônia ou até mesmo o noivo. Para algumas, como eu, é o sapato! Nada parece tão bem e tão mal resolvido como a escolha do sapato, acessório que pode guiar toda a produção e ser o altar, o destaque que vai levar a noiva até seu futuro marido ou esposa – ou o detalhe que fará a diferença e trará o toque final de todo o evento que a noiva já é.

Existe uma grande dificuldade em se acertar a combinação de modelo, salto e cor do calçado com a roupa, principalmente quando a escolha da noiva é pelo clássico vestido branco. E clássico não significa necessariamente tradicional ou mesmo ultrapassado ou antigo. Por isso a ideia clássica e tradicional de que vestido branco tem que combinar com sapato branco não é uma regra. Pelo contrário: o branco pode acabar trazendo uma imagem alva blocada (colorblocking) e difusa quando não houver contrastes, sobretons ou pontos de destaque (leia mais aqui).

Claro que uma noiva toda de branco pode ficar linda, mas aqui vamos deixar o óbvio de lado e ver como uma gota de tinta nos pés pode deixar a produção mais autêntica e interessante sem dispensar elegância ou conferir um toque infantil à noiva. É permitido usar qualquer cor, pois o tom é que vai mostrar se o look ficou ou não bom. Vale lembrar que o tecido do calçado conta muito nesse momento, pois ele determina o brilho e até mesmo a intensidade do pigmento da coloração escolhida.

Há estúdios e ateliês na Europa e nos Estados Unidos especializados somente em sapatos coloridos para noivas, com serviço de estilo e assessoria, de tão delicado que o assunto é, pois decidir usar sapatos coloridos significa ter muito mais opção, mas também mais dificuldade. Além do mais, sapatos de noiva coloridos, com certeza, surpreendem e dão um splash de cor inusitado.

Se a intenção é ser discreta, os rosas-claros em cetim não deixam a desejar. Eles dão luz para os pés por causa da trama acetinada, esquentam levemente a tonalidade do vestido sem chamarem muita atenção e são bastante femininos e principescos. A cor pode ser puxada para o coral, que em camurça fica fosca e luxuosa.

sapato de noiva 1

sapato de noiva 2

 

O amarelo é uma opção que, se bem trabalhada, deixa o visual alegre e jovial. Embora seja uma cor clara, se o tom for muito aberto pode deixar um ar um tanto infantil. Mas se for um amarelo queimado em tecido brilhante e salto fino, o acabamento fica delicado e vivo. Sandálias são modelos mais leves de calçado, então as opções abertas ajudam a compor algo mais sutil e gracioso.

como usar sapato de noiva colorido

As cores frias talvez sejam as mais difíceis, pois podem facilmente carregar o look uma vez que, diferente do rosa-claro ou do amarelo, dão bastante contraste com o branco. Brincar com a paleta de cores pode abrir um leque de opções não antes imaginadas – como o roxo, o verde-esmeralda ou o azul royal. Os materiais opacos quebram a vibração da cor se a escolha for por sapatos escuros, mas o preto é quase uma não opção. E outra dica é evitar saltos grossos ou plataformas, que também carregam o visual.

como usar sapato de noiva colorido

como usar sapato de noiva colorido

Ainda é possível aproveitar os tons frios e fazer uma brincadeira com o traje do noivo, sem perder a delicadeza. A escolha de um detalhe nele pode ser o oriente, e aí o azul ou o verde, que parecem cores tão tempestuosas, acabam dando ar de serenidade e, nessa brincadeira do casal, de parceria e cuidado.

como usar sapato de noiva colorido

Mas se houver ousadia, até uma cor quente e aberta fica bela e especial. O clássico vermelho, cor da paixão e de muita sensualidade, se bem escolhido, pode deixar a noiva delicada, sem pesar para a sensualidade. Outra brincadeira possível é fazer um jogo com as cores do buquê, pois assim a atenção não se volta completamente para os pés, e com a maquiagem. Mas deve haver cuidado para não pesar demais e o branco do vestido se tornar um mero detalhe.

como usar sapato de noiva colorido

Cores dizem muito sobre a personalidade e o humor de cada um. Vestir uma cor é traduzir quem você é, ainda mais em um momento tão especial como o casamento, em que todos estão ali para apreciar e contemplar a noiva. Assim também é o sapato, um acessório mais que acessório no contexto feminino.

Seja qual for a cor e o modelo, no casamento esse “detalhe” deve ser olhado com carinho, pois é ele que vai conduzir a noiva num ritual de passagem, numa celebração de amor. Ele será o primeiro alicerce até o altar e, se for cheio de cor e alegria, deixará o casamento ainda mais luminoso.

Imagem: Pinterest

@ load more