Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A primavera começa essa semana (dia 22/09) e os editoriais de moda e as vitrines já estão cheias daquele clichê que todo mundo já conhece: é época de flores! Mas não me entendam mal. Nem todo clichê é ruim!

Ruim é você entrar na moda e comprar alguma coisa que não é a sua cara só porque todas as lojas da cidade resolveram oferecer a mesma coisa e acham que você “tem que ter” uma peça floral só porque é Primavera! E por falar em clichê, não vou dizer que estampa floral é coisa só de mocinhas delicadas e românticas, porque existem vários tipos de estampas em cores, tamanhos e contrastes diferentes, e em peças de estilos diferentes. Esse texto é pra te ajudar a achar a estampa floral que combine com você, e usar de acordo com o seu estilo!

Como escolher o tamanho da estampa:

Quem é maior pode escolher estampa maior (e maior não quer dizer gorda, pode ser só grande mesmo!), quem é mignon pode ficar feliz usando estampas pequenas. Mas não é uma regra, porque mais importante que o seu corpo é a sua personalidade: Tem gente que é pequeninha mas tem personalidade super forte (como eu!!!) e não carrega estampa tão pequena, porque estampinha miúda tem conotação mais delicada, feminina, lúdica.

Não podemos ignorar que as roupas podem favorecer ou prejudicar a sua silhueta, e que saber escolher a estampa certa pode te fazer se sentir mais bonita em frente ao espelho. Estampas grandes aumentam visualmente, e fazem parecer maior a parte que ela cobre, então é ótimo para quem quer parecer ter seios ou quadris maiores, por exemplo.

estampa floral grande

Na consultoria de estilo algumas clientes me perguntam: “Eu queria parecer meiga e feminina, mas como sou magrinha, também queria parecer maior fisicamente. Qual a melhor estampa, já que para parecer meiga é melhor usar estampa pequena, e para parecer maior eu tenho que usar estampas grandes?”. É! Ninguém disse que ia ser fácil, já dizia a música do Coldplay. Você precisa escolher a melhor estampa de acordo com o seu objetivo naquela situação. Você precisa parecer ter os seios grandes no ambiente de trabalho, ou é melhor parecer mais feminina e delicada? (Vou falar sobre a estampa floral no trabalho daqui a pouco)

Ao mesmo tempo, pode ter uma mulher grandona que tem a personalidade mais doce, calma, e as estampas grandes talvez não sejam as melhores escolhas para transmitir essa imagem. Mas, se ela gostar de ser grandona fisicamente, e quiser valorizar o corpão, ela pode usar estampas maiores para evidenciar esses traços e se sentir mais bonita.

estampa floral pequena

Como escolher a peça pela cor, contraste e espaçamento da estampa:

Cor é o elemento que mais chama a atenção num look, mas vai muito além de estilo e do senso comum que diz que cor escura emagrece e cor clara aumenta visualmente. Estampas claras são mais delicadas e frágeis, e as escuras são mais fortes, poderosas e sérias. Se você gosta de estampa floral e quer usar no trabalho, a melhor opção é a dark floral, porque no ambiente de trabalho você pode ser delicada, mas não frágil, e as estampas escuras vão passar essa imagem na medida certa!

estampa dark floral

Estampa espaçada, mesmo pequena, tem efeito “alargador” mais potente do que estampa grande — o que não é ruim quando tá em harmonia com quem veste. E estampa mais juntinha retrai visualmente, tem efeito de ‘menor’ — um efeito desejado por muita gente.

estampa floral espaçada

Aqui, uma estampa espaçada num vestido escuro, que corta o “efeito alargador” da estampa, porque dá pra juntar o gosto por estampas espaçadas com o desejo de parecer mais magrinha sim! É só escolher a roupa direitinho, conhecendo as suas prioridades.

Floral no seu estilo: Delicada, mas nem tanto!

Como eu falei lá no começo do texto, roupa floral não precisa ser delicadinha. A gente é várias coisas ao mesmo tempo! Eu sou delicada e forte ao mesmo tempo, então quando eu uso estampa floral  é sempre mostrando essas duas características ao mesmo tempo, porque delicadeza sem força é fragilidade, e força sem delicadeza é brutalidade.

priscila citera estampa floral

Existem várias maneiras de você mostrar características que parecem contraditórias: Peças do guarda-roupas masculino, como calça, shorts e blazer demonstram força e poder. Se forem florais, podem mostrar que você é uma líder acessível, por exemplo.

estampa floral peças masculinas

Quem é gótica-suave também pode entrar na moda! Aliás, me avisem se acharem um casaco desse PP porque eu tô querendo!

flores caveira

Se você é criativa e moderna, pode abusar dos mix de estampas. Nessa foto, combinando cores iguais – não tem erro!

mix de estampas floral

Que venha a Primavera e as flores! 🙂

Imagem: Pinterest e acervo pessoal

@ load more