5 DICAS PARA DRIBLAR A VONTADE DE COMER DOCES

Uma reclamação comum entre nós, mulheres, é a dificuldade de resistir a um docinho ao longo do dia, ou naquele momento de estresse, ou pior, na TPM. Claro que um docinho aqui, outro ali não faz mal a ninguém. Mas o açúcar está na mira de médicos e, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), seu consumo deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco. Nada de terrorismo nutricional e banir essas guloseimas da dieta, mas, a verdade é que em excesso fazem mal sim e estão associadas a doenças como câncer, diabetes tipo 2, problemas cardíacos envelhecimento precoce.
Para ajudar a controlar a gula e não enfiar o pé na jaca, vou dar algumas dicas que funcionam comigo, e também alguns fundamentos científicos que podem ajudar. Anota ai:
1. DESVIE O OLHAR DAS TENTAÇÕES
A primeira dica de ouro é evitar olhar para os doces. Não sei se acontece com vocês, mas comigo é frequente. Vejo um doce ou uma torta linda em uma vitrine de lanchonete ou restaurante, literalmente fico apaixonada pela aparência e acabo não resistindo e pedindo. E, na primeira garfada, me arrependo profundamente! O doce em questão era bem mais bonito que gostoso e não valia as calorias. Então a primeira coisa é: evite focar nessas tentações, que gritam para o nosso cérebro: “olha como tenho cara de delicioso!!”. Aquele velho ditado, o que os olhos não veem o coração não sente, pode ser reescrito: o que os olhos não veem a gula não ataca!
2. SE EXERCITE
Outro grande aliado é o exercício físico. Estudos já mostraram que, logo após praticar uma atividade física, as pessoas tendem a ter menos vontade de comer açúcar, gordura e carboidratos. Além disso, controlar fatores como o stress e a ansiedade também ajudam a diminuir a ânsia pelas guloseimas. Algumas pessoas usam os doces como antidepressivos e, nesses casos, o exercício alivia o estresse, aumenta a confiança e faz com que você não desconte a frustração no pacote de biscoito recheado.
MAIS: 5 JEITOS DE COMER MELHOR SEM FAZER DIETA
MAIS: 10 DICAS PARA SUPERAR A ANSIEDADE
3. NÃO FIQUE MUITAS HORAS SEM COMER
Comer de 3 em 3 horas também ajuda muito nesses casos. Ficar muitas horas em jejum faz com que o organismo busque uma fonte rápida de energia para manter seu funcionamento – com fome, dispara a vontade de comer carboidratos e açúcares. O ideal é alimentar-se de forma fracionada, com pequenas refeições a cada três horas. Sem fome, você consegue escolher mais racionalmente o que deve comer! Aposte nos alimentos ricos em fibras e proteína que ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo – logo, são aliados no combate à vontade de engolir doces. E consuma carboidratos com moderação, principalmente os de alto índice glicêmico. A ingestão de alimentos ricos em carboidrato, como pães e massas, libera insulina no sangue. Esse hormônio ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando o apetite.
4. BOLE ESTRATÉGIAS PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO
Outra dica que funciona comigo é, quando não estou querendo cair em tentação escovo os dentes! O gosto da pasta faz com que o alimento não fique tão apetitoso e acabo desistindo de comer, por saber que não irei gostar. Outra estratégia que funciona comigo é beber bastante água nas horas de gula: com o estômago cheio acabo esquecendo da vontade de comer doces!!
5. SE NADA DER CERTO, OPTE POR OPÇÕES MAIS SAUDÁVEIS
E, por último, sempre que não resistir opte por doces mas saudáveis e menos calóricos. Banana assada com canela, maçã assada com canela, frutas, gelatina e chocolate 70% cacau são boas opções para quem quer dar uma escapulida sem enfiar o pé na jaca.
Se colocarem isso em prática me contem!! Um beijo
MAIS: 7 MITOS SOBRE EMAGRECIMENTO
MAIS: 3 CERTEZAS QUE VOCÊ DEVE TER SOBRE O SEU CORPO!
Imagem: pinterest.com/superelaoficial