7 MITOS SOBRE EMAGRECIMENTO

Atire o primeiro biscoito recheado quem nunca disse ou escutou a frase: “Estou há 15 dias fazendo tudo certinho, comendo direito, caminhando e não perdi nem um Kg.”. E isso realmente acontece com muita frequência! Se você está nesse time, não desanime, há uma luz no fim do túnel e emagrecer pode ser mais simples do que você pensa!
A verdade é que, mesmo com tanto conteúdo sendo divulgado, as pessoas ainda caem em pegadinhas, cometem erros básicos e acabam não tendo resultados. Não perdem peso, mas sim a motivação, e acabam jogando a toalha, sem eliminar os quilinhos desejados.
Vou te dar uma pista de onde você pode estar errando, desvendando os 10 mitos mais frequentes sobre emagrecimento. Mas com uma condição: se você comete um ou mais desses “enganos” você terá que mudar e me contar o resultado. Combinado? Agora vamos ao que interessa!
MITO 1: PULAR REFEIÇÕES AJUDA A EMAGRECER
Parece loucura, mas ainda vejo pessoas que acreditam nisso! Pulando refeições ou ficando muito tempo sem comer, você faz com que seu corpo bole uma estratégia para reter a maior quantidade possível de energia quando você come, já que ele aprende que a próxima refeição vai demorar. O metabolismo fica mais lento e seu corpo gasta menos energia no dia a dia. Além disso, a chance de enfiar o pé na jaca na refeição seguinte é muito maior. Se a ideia é emagrecer, refeições leves e com intervalos de 3-4 horas são o caminho.
MITO 2: O EXERCÍCIO SÓ COMEÇA A FUNCIONAR DEPOIS DE MEIA HORA
Nosso corpo não tem um cronômetro e não contabiliza o exercício dessa forma. Não devemos levar em consideração apenas o tempo quando queremos emagrecer. Outras variáveis como intensidade, tipo de estímulo e frequência devem ser valorizadas. Para a queima calórica, 20 minutos de treino cinco dias na semana é mais interessante do que treino 100 minutos em um único dia, pois nosso metabolismo continua em alta atividade pós-exercício proporcionando um gasto calórico aumentado nesse período. Ao dividirmos o treinamento “ganhamos” um maior período de atividade metabólica aumentada.
MITO 3: MUSCULAÇÃO ENGORDA
Engordar é ganhar peso em forma de gordura. Coitada da musculação, uma atividade ÓTIMA para quem quer emagrecer e tão injustiçada. A musculação é um excelente método para ganharmos músculos e ela não tem nenhuma relação com a síntese de gordura. E vale ressaltar: Trocar músculos por gordura é excelente para quem quer emagrecer!
MAIS: 7 MÚSICAS PARA UMA CORRIDA LEVE
MAIS: 9 DICAS PRO BUMBUM PERFEITO!
MITO 4: FAZER DIETAS RESTRITIVAS VALE A PENA
Dieta de liquido, aquela que você toma sucos durante duas semanas, reduzir a refeição a um prato de alface com frango, cortar carboidrato e todas essas ações radicais podem até engordar. Além de um sacrifício enorme para secar aqueles quilinhos esse comportamento não funciona. Mesmo que a pessoa consiga emagrecer, a chance de engordar novamente é grande. Com essas dietas, além de prejudicar o organismo, elas são difíceis de manter e de fácil desistência.
MITO 5: COMER CARBOIDRATOS À NOITE ENGORDA
A verdade é que o metabolismo é mais lento à noite, e isso vale para qualquer alimento, não só carboidratos. Por isso devemos optar por alimentos leves e de fácil digestão nesse período. Mas o carboidrato pode ser ingerido sim, com moderação quando se quer perder peso, em qualquer hora do dia. Moderando as quantidades e escolhendo melhor o tipo de carboidrato.
MITO 6: É PRECISO CORTAR TODAS AS GORDURAS DO CARDÁPIOS
Existem diversos tipos de gordura e algumas podem sim, ser benéficas para a dieta e para a saúde. E devemos moderar o consumo referente à quantidade, já que cada grama representa nove calorias, mais que o dobro dos carboidratos – quatro calorias! As gorduras são apontadas como boas auxiliares para o emagrecimento. Em uma dieta equilibrada e consumidos com moderação, esses alimentos valem a pena. Mas lembre-se: só as saudáveis como do azeite, óleo de coco e linhaça por exemplo!
MITO 7: CAMINHAR EMAGRECE
Rufem os tambores, pois o que será dito aqui é no mínimo chocante para muitos! O simples fato de caminhar não necessariamente te faz emagrecer e eliminar gorduras. Para que você tenha resultados, o ritmo correto, a frequência e o tempo da caminhada são importantíssimos! Ou seja: se você calça o tênis e sai por aí em uma caminhada de 20 minutos, tagarelando com uma amiga durante todo o percurso, é bem provável que ela não esteja fazendo efeito para emagrecimento, pois se você faz a atividade muito “leve” ela não trará resultados.
E aí, você tem feito alguma ou várias dessas coisas achando que irá emagrecer e ainda não teve resultado? Faça escolhas certas e o resultado irá aparecer! Um beijo e até a próxima 🙂
MAIS: 3 CERTEZAS QUE VOCÊ DEVE TER SOBRE O SEU CORPO!
MAIS: 10 MÚSICAS PARA SECAR A BARRIGA!
Imagem: pinterest.com/superelaoficial