Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Hoje comemoramos o Dia da Mulher. A ideia de celebrar a data surgiu no início do século passado, em um contexto de luta pela igualdade nas condições de trabalho, direitos econômicos, trabalhistas e melhores condições de vida. 

Celebrar o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reconhecer os êxitos das funcionárias e também promover uma discussão sobre a equidade de gênero. É cada vez mais importante que as empresas desenvolvam estratégias para criar um ambiente diverso e inclusivo, no qual todas as pessoas estão capacitadas a alcançar todo seu potencial.

Vocês sabiam que estudos globais mostram que ter pelo menos 30 por cento das mulheres em cargos de liderança acrescenta seis por cento à margem de lucro líquido de uma empresa? Essas evidências foram apresentadas neste relatório, do Peterson Institute.

Ações inteligentes para o Dia da Mulher

A cada ano percebo as organizações um pouco mais conscientes e focadas em celebrar essa data de forma inteligente. Existe um crescente reconhecimento de que os direitos das mulheres afetam a todos, e que precisamos buscar mais representação feminina em todos os níveis de negócios. Em homenagem a essa data, recebi um convite da equipe Superela: escrever um artigo falando de ações que as empresas podem fazer no Dia da Mulher.

Separei quatro ações bacanas e fáceis de fazer. Duas experimentei nas empresas onde trabalhei. Outras duas já observei depois que decidi empreender e passei a pesquisar histórias de empresas de sucesso.

1. Celebre o Dia da Mulher em sua empresa

Promover eventos, workshops, painéis e discussões neste dia é crucial. Esse tipo de ação reforça o compromisso da empresa com a inclusão e a diversidade de gênero. É possível organizar um café com as principais lideranças, uma roda de discussão, fazer sessões “cinema” com exposições das temáticas femininas. Inclua um plano de comunicação e divulgue para toda a empresa as ações que serão realizadas.

Em um das empresas em que trabalhei, tive a oportunidade de participar de um café com o presidente nesta data! Pudemos falar abertamente sobre assuntos de nosso interesse: fizemos perguntas, questionamos sobre projetos para aumento da participação feminina em cargos de liderança, projetos de incentivo à inovação, etc. Foi um momento muito bacana, agradável e proveitoso. Já vi CEO de empresa sentar no chão, com as mulheres do seu time, para uma conversa descontraída e de feedbacks sobre o trabalho dele e estratégias da empresa. Esse tipo de ação gera um senso de pertencimento e aumenta o nível de felicidade não só das mulheres, como da equipe.

2. Organize um momento de networking entre as mulheres

Dê voz para as mulheres da sua empresa. Promova encontros e discussões sobre assuntos relevantes para suas funcionárias. Os temas podem ser os mais diversos: saúde, inovação, carreira, escolhas profissionais, maternidade ou liderança. Seja qual for a sua indústria de atuação, março é um excelente mês para eventos e conferências femininas. Esses eventos ajudam as profissionais do sexo feminino a apoiarem e capacitarem-se mutuamente. Estimule-as a compartilhar conhecimento e organizar sessões de mentorias.

Muitas conferências também têm mesas redondas onde os desafios específicos da indústria para as mulheres são abordados, com objetivo de tornar os lugares de trabalho mais inclusivos. Na última terça-feira, 06/03/2018, tive a oportunidade de ser convidada a falar para um grupo de mulheres. Foi um dia inteiro de palestras e painéis sobre saúde, maternidade, reprodução humana, genética, inovação, etc. Eu participei de um painel onde se discutia empreendedorismo feminino na área de saúde. Tive a oportunidade de contar como surgiu a ideia da Vittude, startup da qual sou fundadora, contar sobre meus desafios, medos, sucessos e próximos passos de futuro.

Mulheres inovadoras semana da mulher

Evento realizado no Rio Design Barra em 06/03/18

Mulheres inovadoras evento

Evento realizado pelo Centro de Fertilidade Vida

E você, que está lendo este artigo agora, considere se oferecer como mentora para uma pessoa mais jovem em sua área. Ou coloque-se como oradora e compartilhe seus conhecimentos no palco.

3. Homenageie as mulheres

Ontem, quando a Luísa do Superela sugeriu essa pauta, lembrei na hora de algo muito legal que vivi há exatos 10 anos. Em março de 2008, trabalhava no grupo Votorantim. Ao chegar no escritório pela manhã, recebi uma ligação do meu chefe com os parabéns pela data. Alguns minutos depois vi que tinha algo diferente na comunicação da empresa. Haviam sido enviados e-mails para toda a organização. O e-mail citava mulheres que estavam fazendo um bom trabalho em suas áreas. No comunicado, que foi surpresa para mim, havia uma foto minha estampada e também de outras colegas. Junto com a foto, um texto de reconhecimento pelo meu trabalho. Além disso, recebi individualmente um arquivo, que virou quadro na minha filial, com os dizeres Mulher de Alta Performance.

Dez anos se passaram! E eu ainda me recordo, com lágrimas nos olhos, desta data. Foi algo tão simples de ser feito, que provavelmente não teve custo algum para a empresa, mas que representou muito pra mim. O reconhecimento pela dedicação e o bom serviço feito, muitas vezes, vale mais que dinheiro. Motiva, engaja, inspira e fideliza. Já passei por outros grandes conglomerados multinacionais e até hoje continuo sendo apaixonada pela Votorantim.

Homenagem Dia da Mulher

Homenagem Dia da Mulher 2008 – Votorantim Cimentos

4. Seja gentil com as mulheres da sua empresa

Cuidar da saúde física e emocional de todos os colaboradores é extremamente importante. O Dia da Mulher pode ser uma ótima data para promover ações de Mindfullness dentro da sua organização. Seja gentil com suas colaboradoras! Aproveite para levar atividades como alongamento, meditação ou reflexologia (quem resiste a uma massagem nos pés?). Faça com que elas se sintam especiais!  Estimule seus líderes a ligarem para as mulheres de cada time e as cumprimentarem. Vale escrever carta, cartão, e-mail, dar abraço e até levar brigadeiro.

O importante é não deixar essa data passar em branco! Como já disse acima, algumas ações são tão simples que não demandam muito investimento. Porém, o impacto no resultado da sua empresa pode ser devastador. Celebre esse dia e valorize a contribuição das mulheres que estão ao seu redor.

Um lindo dia das mulheres para todas. Aproveitem para brilhar e muito. 🙂

Imagem: Thinkstock


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more