Adele e os padrões estéticos de uma sociedade
Adele sempre foi linda. A cantora de uma voz surreal, sempre foi maravilhosa e símbolo de uma elegância impecável. Talvez para você e eu, isso não seja bem uma novidade. Mas para toda uma sociedade lá fora, a perda de peso de Adele tem sido alvo de comentários, dos mais absurdos, reforçando cada vez mais os padrões estéticos impostos à nós mulheres.
Depois de um hiato de 5 meses no instagram, No último dia 06/05, Adele publicou uma foto na rede social, comemorando seu aniversário. Na foto, a cantora está mais magra.
Foram quase 200 mil comentários já acumulados, muitos deles, felicitações pelo aniversário é verdade. Mas entre os comentários também estão críticas e elogios sobre o corpo e a magreza da cantora, como se o corpo de uma mulher, realmente fosse propriedade da sociedade.
View this post on InstagramA post shared by Adele (@adele) on
Adele e todas nós mulheres: a luta pela quebra dos padrões estéticos

Mensagens do tipo “Nossa, você está maravilhosa agora” ou “O que aconteceu? Antes eu te achava mais atraente”, são algumas das que você vai encontrar na rede social da cantora.
Entre os críticos apareceu ainda quem dissesse que a magreza de Adele seria uma “revenge divorce” (vingança de divórcio) já que a cantora se separou de Simon Konechi no ano passado.
Mensagens como essas, levantam um debate importante sobre os padrões estéticos que a sociedade cruelmente deposita sob as mulheres. O mundo precisa entender que não se deve falar, julgar, opinar sobre o peso e a aparência de ninguém.
Críticas e julgamento em torno do corpo feminino
A volta de Adele é prova disso. São feitas inúmeras críticas direcionadas à cantora que se dividem entre a sua aparência atual e a anterior. Muitos apontam o dedo como se tivessem o direito e o poder de opinar sobre o corpo e suas escolhas.
View this post on InstagramMelbourne, VIC / Etihad Stadium / Mar 18
A post shared by Adele (@adele) on
Fato é que essa associação que as pessoas fazem com magreza, beleza e saúde é totalmente gordofóbica e apenas reforçam os padrões e a valorização que a sociedade dá para o valor exato da balança. É como se mulheres gordas nunca fossem bonitas. Que absurdo!
Entendam, não se deve opinar a respeito do corpo de uma mulher. Não mesmo, nunca. Esse tipo de julgamento e imposição de padrões estéticos que a sociedade faz, pode gerar uma série de transtornos psicológicos e distúrbios alimentares. Além de ser uma amostra do quanto as pessoas tentam transformar o corpo feminino em algo público.
A liberdade dos corpos deve ser pauta diária em nossa sociedade. Nós precisamos quebrar rótulos, comparações e julgamentos relacionados ao corpo feminino.
E por fim, Adele sempre foi linda – independente do que a sociedade diz – e muito mais do que isso, uma cantora incrível e extremamente talentosa. Sempre!
Fotos: Reprodução/Instagram