Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Gabriela: Li, pode me tirar uma dúvida? Água morna com limão emagrece? Ou seria mais um modismo?
Eu: Efeito comprovado para quê?
Gabriela: Emagrecer.
Eu: O que você acha?
Gabriela: Modismo.
Eu: Então tá respondido. 🙂

A Gabriela é inteligente, me segue faz tempo, já foi em um Evento ao Vivo meu, é psicóloga e faz pós-graduação. Fui pro Stories do Instagram, fiz uma enquete: água morna com limão EMAGRECE ou é MODISMO?

Pra minha absoluta surpresa, 24% votou que emagrece. VINTE E QUATRO PORCENTO. Eu estava preparada para uns 5%, mas 24%? É MUITA gente! Demonstrei minha surpresa e dali pra frente recebi uma enxurrada de links, textos, estudos, argumentos de todo tipo…

“Não emagrece, mas desincha”.
“Limão alcaliniza o corpo e faz um detox”.
“Mas veja, isso auxilia no aceleramento do metabolismo”.
“Uma amiga minha me ensinou uma técnica para limpar o corpo que você toma um limão em jejum e nos dias seguintes 2, 3, 4 até chegar em 10 limões em jejum, depois você vai regredindo até chegar no 1. É punk, eu só consegui chegar em 7 limões”.
“Mas veja, as pesquisas comprovam que…”.
“Eu tenho uma amiga que… [segue aqui todo tipo de história]”.

E foram tantas mensagens assim que achei melhor escrever este texto…

Água morna com limão emagrece?

Primeiro que água é bom, limão é bom, então não tem como esta combinação não ser boa e saudável… Toda vez que você consumir alimentos in natura vai ser bom. Este não é o ponto. Em nenhum momento neste texto quero dizer que água com limão faz mal (a menos que seja em excesso, claro).

Também não vou falar da questão fisiológica, se você estiver buscando isso, dá um Google. 😉

Sobre Emagrecer

O que eu realmente quero falar é sobre expectativa e sobre a matemática da Força de Vontade. Muita gente ainda não entende o processo de emagrecimento. Essas pessoas agem como se elas fossem “ser emagrecidas”.

Como se algo fosse acontecer, alguém fosse aparecer na vida delas, algum superalimento fosse ser inventado e aí o emagrecimento estaria garantido. Acontece uma terceirização da responsabilidade e aí a gente ouve frases do tipo ‘água morna com limão emagrece’.

Não, a água morna com limão não emagrece.

A pessoa que tiver uma série de comportamentos, que tiver uma mentalidade consciente, que entender sua fome emocional, que passar a ouvir seu próprio corpo, que se apropriar do processo, essa pessoa emagrece. Não a água, não o limão, não os dois juntos.

Enquanto buscarmos artifícios, atalhos, respostas prontas, os resultados serão os mesmos. Hoje mesmo recebi – juro! – um e-mail prometendo emagrecer 7kg em 15 dias com saúde e energia. Isso é humanamente impossível. Dá pra emagrecer 7kg, mas não em 15 dias. E não com saúde.

A pessoa que conseguir isso certamente vai recuperar nos dias seguintes, como acontece com milhões de pessoas todos os dias – já aconteceu comigo e certamente já aconteceu com você…

Pra não parecer que eu estou só problematizando ou que “no fundo” quando dizem que água morna com limão emagrece estão realmente dizendo que é parte de um processo, quero explicar mais uma coisinha…

O que ninguém conta…

Para muitas pessoas, tomar “água morna com limão” em jejum não é prazeroso. A pessoa precisa fazer um grande sacrifício e alguma coisa dentro dela diz “estou me esforçando, estou me matando para emagrecer, eu mereço…” e, mais tarde, às vezes até sem perceber, ela se permite comer algo “fora da dieta” para compensar o esforço.

Uma outra variação desse mesmo jogo: a pessoa toma água morna com limão em jejum – ou faz alguma outra coisa que ela percebe como sacrifício e conclui que merece emagrecer. Como o emagrecimento não é assim instantâneo, ela se frustra, fica triste, às vezes mal humorada e… desconta na comida!

Sim, taí mais algumas variações da Matemática da Força de Vontade.

É “louco”? Pode ser… mas é MUITO comum! Bem mais do que a gente imagina e a galera da água morna com limão não nos avisa dessas possíveis reações.

1. Por isso que eu amo a Alimentação Inteligente. Porque ela é humanizada, individualizada, gentil, não impõe. Fala para seres humanos, não fala em série. Não é porque água morna com limão funciona pra algumas pessoas que ela vai funcionar para todos.

2. O processo de emagrecimento é tão complexo quanto o ser humano. Está muito longe de “coma menos e se exercite mais”, “feche a boca” e bla bla bla. No meu programa Descomplicando a Força de Vontade, eu falo muito sobre isso: como fazer para ativar a força da nossa vontade para conseguirmos o que queremos? E já te adianto que certamente não é aderindo a modismos, terceirizando, achando que força de vontade é não comer, é sorte, é pra poucos ou qualquer coisa assim.

Modismos

No fim das contas, o jogo psicológico da água morna com limão tem mais impacto negativo no comportamento alimentar do que impacto positivo na parte fisiológica e de saúde. Pode atrapalhar mais do que ajudar.

Pra simplificar: sua avó fazia isso? Sua mãe fazia isso? Em 2002 se falava disso? Não. Logo, logo vão inventar o milagre do abacate, a cura da goiaba, água fria com sal e lá vai um monte de gente fazer estudo e mostrar que sim, pra algumas pessoas pode funcionar, mas não precisa ser uma obrigação.

Você

O mais importante é:

  • Funciona pra você?
  • Você está atenta a suas preferências?
  • Seus hábitos alimentares são sustentáveis?
  • Você está vivendo seu processo de emagrecimento ou está terceirizando ele?

Por favor, por você, pelo seu corpo, pela sua saúde física e mental, pare de tentar emagrecer a todo custo. Só pense na sua história até aqui: quantos quilos você pesava quando começou a primeira dieta? Quanto pesa hoje? Como está sua relação com a comida e com seu corpo? Talvez você não precise de água morna com limão, precise de um tantão de amor próprio, autocompaixão e autoconhecimento.

Seu corpo é seu lugar no mundo, você vai morar a vida toda nele, tá lembrando disso?! Então cuide dele como ele merece e precisa. Como você merece!

> Eu falei sobre “ser emagrecida” no YouTube, aproveita e assina o Canal. Tem muita coisa por lá!

@ load more