Será que alguém pode mudar por você?
Existem muitas perguntas como essa rolando em fóruns e bate papos entre amigos. É possível que as pessoas mudem para o bem geral dos outros e delas mesmas? Com minha sugestiva experiência em relacionamentos em geral, e por mudanças ocorridas em minha vida mesmo, posso afirmar que alguém pode mudar sim, mas só se quiser (leia mais aqui).
De fato, não acredito muito naquelas promessas que os outros fazem para mudarem de comportamento ou algo assim, nem nas minhas próprias. É lamentável, eu sei. O que faz com que a mudança aconteça são as atitudes. Por isso, aprendi com mamãe que é bom ser igual a São Tomé: só acredito vendo! Acho que isso é desse Santo, né? Não sou boa com esse tipo de religiosidade…
Enfim, o certo é: promessas são fáceis de serem feitas, mas são difíceis de serem cumpridas. Por isso, mesmo que a pessoa tenha boa vontade, pode ser que não consiga mudar. Tem coisa que faz parte da essência e, de tão enraizado, já era. Não desgruda do corpo.
Então, temos que ter bom senso também e ver que a pessoa está tentando, mas, de fato, não consegue. Vou dar um exemplo. Sou ranzinza. Sempre tive esse espírito de “velha resmungona”. Reclamo de tudo que você pode imagina. É algo natural e involuntário. Nem chega a ser pensamento negativo, mas é atitude chata demais. Eu confesso! De tantas reclamações, prometi a mim e as pessoas que melhoraria. De fato, melhorei, mas não consigo parar. Quando percebo já reclamei de algo. Reclamo até de mim… Só para ter uma ideia.
Eu percebi minha mudança, sei que as pessoas também. Antes de querer saber se a pessoa pode mudar, pergunte se ela deseja mudar. Conheci várias dessas pessoas que só diziam que iam mudar para fazer a outra se sentir melhor, mas, de fato, o desejo de mudança não estavam nelas e, por isso, nada ficava diferente.
Conheci também quem mudava por alguns dias e depois, quando via que a outra pessoa tinha acreditado, voltava tudo de novo. Às vezes nem é por mal. Você relaxa mesmo… coisa do ser humano. Isso acontece por não ter sido uma vontade que veio de dentro para fora e sim foi uma decisão externa imposta.
O namorado tem “mania” de trair (leia mais aqui)? Antes de acreditar na promessa que nunca mais isso vai acontecer, veja se a vontade dele veio da sua reclamação ou término ou se veio do arrependimento de ter feito algo que te feriu.
O colega de trabalho é uma pessoa chata de lidar, veja se ele gosta de ser assim… Às vezes, brigar não vale a pena. A amiga só sabe falar mal dos outros, antes de parar de sair com ela, veja se ela não é assim por frustração com a própria vida… Tem gente que sente prazer em fazer esse tipo de coisa. Vai entender… Mudar não é opção.
No geral, quem quer, muda ou se esforça muito e isso fica visível. Bato palma para atitudes e não frases e choros. Outro ponto importante é não se martirizar por uma pessoa não ter mudado. Você quer e ela não, paciência. Temos, apenas, duas opções: aceitar ou desistir.
Você não conseguirá mudar ninguém. Você até pode ser o motivo da mudança, ou então foi quem alertou, mas nunca será o meio do processo. Foque nisso! E, no mais, sigamos em busca da evolução eterna. Mudar para melhor, sempre!
Imagem: Pinterest