Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quando se é criança sempre se tem aquela pessoa que é incontestavelmente a nossa melhor amiga ou amigo. Mesmo que não seja verdade, mesmo que não seja assim tão amigo,  a gente inventa pra gente mesmo que é. Porque, afinal de contas, todo mundo tem um melhor amigo e não vai ser você que vai ser diferente do mundo inteiro.

Na época da escola sempre participei de grupinhos de meninas – e estranhamente sempre éramos quatro. Claro que inevitavelmente acontecia de, por um tempo, se tornar mais amiga de uma do que das outras – o que geralmente causava algumas brigas medonhas  – , mas no geral nos dávamos bem.

O tempo passa e quando a gente percebe nossas amigas são outras. Aquelas melhores amigas da vida inteira desapareceram do seu círculo e você fica sabendo da vida dela pelas redes sociais. Elas casaram, tiveram filhos, separaram, algumas se formaram, outras não terminaram a escola, enfim… Todas elas estão vivendo suas vidas assim como você também está.

Por que algumas amizades não duram depois que crescemos? 1

Você olha para elas e tenta se lembrar como era estar na mesma sintonia de pessoas que hoje são totalmente diferentes de você. Não frequentam os mesmos lugares, não têm os mesmos gostos que você tem, não gostam das mesmas músicas, não assistem os mesmos programas. Mas que um dia foram o que você também foi.

Conforme vamos amadurecendo, nossos círculos vão se tornando pequenos e nossas exigências enormes. Não nos tornamos amigos de qualquer um, não mesmo! Podemos ter muitos conhecidos, mas amigos a gente conta em uma mão ou quem sabe até em dois ou três dedos apenas. Porque procuramos pessoas iguais a nós e, oras bolas, somos maravilhosos, né? Precisa-se de companhias que estejam a altura da nossa grandeza.

Eu me lembro que o requisito para se tornar minha amiga quando eu era criança era que a pessoa tivesse a habilidade para falar a seguinte frase:  “- Oi, qual é o seu nome?”  E pronto. Dalí saía uma amizade firme e duradoura. Por esse motivo acabava sempre convivendo com pessoas muito diferentes de mim porque, vamos combinar, que pessoas de diferentes classes, cores, gostos e preferências conseguem pronunciar o questionamento Q-U-A-L-É- O S-E-U N-O-M-E? Curioso, né? Rsrs

Por que algumas amizades não duram depois que crescemos? 2

A gente perde essa habilidade quando se torna adulto. Não, não estou falando da habilidade em pronunciar a frase, falo da habilidade para estar aberto ao diferente, ao excêntrico. Gostamos do “mais do mesmo”, do confortável, do feijão com arroz. Não queremos nada complexo, nossa vida já é complexa o suficiente, né? Contas a pagar, pós-gradução para começar, bunda pra endurecer.

Mas o bonito disso tudo é que provavelmente essas amizades excêntricas na infância nos tornaram o que somos hoje. Não fosse minha amiga que matava aula, a outra que gostava de roupas de grife, o amigo que era punk, eu não seria a Ana da Silva de hoje. A Ana da Silva que gosta de chimarrão, de cachorro, que escreve, que é meio doida.

Será que é isso então? Ao amadurecer decidimos parar de aprender com os outros? Já estamos perfeitos e queremos pessoas perfeitamente iguais a nós ao nosso lado? Não sei você, mas a perfeição ainda não faz parte deste corpinho aqui e provavelmente nunca fará.

Por que algumas amizades não duram depois que crescemos? 4

Eu ainda preciso de gente. Gente que me ensine, que me mostre um caminho diferente, certo ou errado, tanto faz. Gente que goste de escalar, que goste de jogar damas, que seja de esquerda, de direita, que saiba ser feliz com pouco, que seja ambiciosa, que seja vegetariana, que não perca um churrasquinho nos domingos. Gente sem pré requisito. Gente e ponto final. Não é minha pretensão fazer amizade com um espelho, até porque, cá entre nós, o universo sabe o quanto a minha imagem não é nada agradável vez ou outra.

Agora percebi que você gosta de ler, eu gosto de escrever, que tal começarmos uma amizade? Mas, primeiramente, deixa eu te fazer um questionamento chave que será um divisor de águas na nossa relação daqui pra frente: QUAL É O SEU NOME?

Imagem: Pexels


Terminou de ler este texto? Então vai lá no Clube ajudar nossa leitora! 

@ load more