Amizades sinceras são raras

Vivemos um tempo em que contamos amigos aos milhares nas redes sociais, ostentamos cinco mil amigos no Facebook, como se isso nos bastasse para sermos felizes, mas na realidade, e essa é dura, conhecemos pessoalmente umas vinte ou trinta daquelas pessoas, sendo que amigos mesmo são dois ou três.
Uma verdadeira loucura esse mundo virtual!
Meu pai já dizia que “amigo a gente conta nos dedos de uma mão”, isso naqueles tempos sem internet, que ele nem conheceu direito. Mas há uma razão nisso que ele falava, pois amizade sincera de verdade temos poucas e as descobrimos no decorrer da vida, nos seus altos e baixos.
Podemos perceber que algumas pessoas tornam-se seus melhores amigos quando sua vida está em ordem, você está com dinheiro e sucesso e seu maior problema é saber se vai jantar no restaurante da moda ou no tradicional. Mas estas mesmas pessoas somem ao primeiro sinal de que a coisa não vai bem, a nossa vaidade impede de afastar-nos dessas pessoas e no momento exato dar um belo chute em seus traseiros interesseiros e mandá-las para longe, quando ainda a vida está bem.
Amigo sincero é aquele que está com você nos bons e maus momentos, é aquele que fala o que você precisa ouvir, mesmo que te machuque naquela hora, é aquele que se preocupa com você de verdade, sem esperar nada em troca a não ser seu respeito, mas muitas vezes recebem coices. Esses são muito raros e você às vezes os descobre justamente nos momentos mais difíceis de sua vida, eles simplesmente aparecem ao seu lado quando você menos espera.
Há uma frase atribuída a Aristóteles que diz que amigo é “uma só alma, residindo em dois corpos”, e parece que é isso mesmo, os amigos mais sinceros, aqueles mais chegados, parece que sentem quando você está precisando de sua presença e mesmo que a distância seja um empecilho se colocam bem próximos. Quem nunca, em um momento de desespero, recebeu uma mensagem de alguém que não via há muito tempo e aquela mensagem é tudo o que precisava naquele momento?
Um amigo sincero elogia algo que você faz, mas não passa do ponto nesse elogio.
Já aqueles interesseiros têm no elogio uma forma de bajulação, para quem gosta de ser bajulado, normalmente pessoas com baixa autoestima, e o bajulador sabe disso, é o céu, mas na verdade pode ser a porta do inferno, pois esses só querem levar vantagem de seu puxa-saquismo, afaste-se desses o mais rápido possível, pois isso pode até te fazer bem no momento, mas não é sincero, e do mesmo jeito que ele te bajula, também bajula outro qualquer, acredite e observe.
Eu mesmo me afastei de muita gente tóxica, pois é isso que são, como tóxico, gente que até te dá um barato, mas com efeito limitado, depois só faz mal, como ressaca. Essa gente atrasa sua vida, assim como atrasaram a minha, custei a perceber isso, e é normal, até porque a bajulação nos faz pensar que somos o que não somos de verdade, eu já gostei de ser bajulado e já bajulei muito também, não ganhei nada com isso, no meu caso só perdi, e muito.
Ao me afastar dessas pessoas e mudar também minha forma de viver, muita coisa ficou melhor em minha vida, consegui enxergar coisas que nunca havia percebido, foi doloroso esse processo, mas valeu a pena. Confesso que em alguns momentos ainda sinto um pouco de falta daquela massagem rápida no ego, mas acho melhor os elogios contidos e as críticas construtivas que os verdadeiros amigos fazem, sempre querendo ver o meu melhor.
Tenho visto muitas amizades se desfazendo nesses últimos tempos por discussões políticas, mas quando há verdade na amizade as diferenças são aceitas e servem como assunto de debates amistosos e troca de impressões, experiências e informações, crescimento.
Quando a pessoa tenta te mudar como condição para ser seu amigo isso não acaba bem, a beleza da vida e das amizades é a diversidade de ideias, de personalidade e comportamento, se isso não te agrada em alguém, por quê querer sua companhia e amizade? Se for para mudar uma pessoa, só se ela te pedir ajuda para essa mudança, você não precisa e não deve moldar ninguém a sua imagem e semelhança, fica falso e não dura muito.
Se seu “santo” bateu com o “santo” de alguém…
Avalie primeiro se vale a pena investir nessa amizade, uma coisa é se encontrar esporadicamente, conversar fiado um pouco, outra coisa é se abrir com essa pessoa e mostrar sua alma, é bom esperar um pouco e avaliar com cuidado antes de se entregar a essa nova amizade e em pouco tempo se decepcionar. Por vezes estamos nos sentindo tão sozinhos, tão desesperados por um ouvido amigo que nos abrimos com o primeiro que aparece, aí vem o desastre, pois essa pessoa pode nos afundar mais, portanto é bom avaliarmos com quem falamos e o que falamos com cada pessoa de nosso convívio.
A vida é uma maratona com todas as suas dificuldades, diria até que é uma maratona cross country, cheia de obstáculos, mas para algumas pessoas é uma corrida de cem metros a cada dia, vence quem chega primeiro e acabou, nada mais interessa, pois vivem como “se não houvesse amanhã”, quando sempre haverá esse amanhã, nossos atos sempre terão consequências, e elas podem ser boas ou ruins.
Viver o hoje com intensidade quer dizer apenas fazer o que lhe cabe fazer hoje e não deixar para depois, isso se aplica também às pessoas que passam em nossas vidas umas chegam intensas e logo desaparecem ou não mais se interessam por nós por conseguirem o que queriam, outras chegam de mansinho e tomam conta do espaço, nos fazem bem e as consequências de aceitar ou não a intensidade desonesta ou a mansidão sincera um dia vão se apresentar, porque sempre haverá um amanhã em nossas vidas, até o momento em que ela se esvai.
Viver é bom, com os amigos muito bom, mas com amigos de verdade e sinceros, mesmo que poucos, é excelente. Procure manter amizades sinceras e honestas, seu núcleo vai ficar menor, mas terá mais qualidade, elas podem não encher uma mesa de bar, mas vão encher seu coração de alegria, sua vida vai ganhar qualidade e você ficará bem próximo da felicidade, pois a felicidade não é o fim e sim o caminho e o caminho é longo e cheio de surpresas e que sejam surpresas boas que nos enchem de alegria e essa alegria que transborda é a felicidade que temos na vida.
Imagem: Pexels