Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Saiu hoje o clipe “Vai Malandra” da nossa Anitta e eu vi, revi, prestei atenção na letra, na melodia e na mensagem que ele traz. Me dê 3 minutos pra te explicar tudo e, depois desse texto, assista.

Há algum tempo ela vem se mostrando uma das artistas brasileiras mais voltadas para a desmistificação e quebra de preconceitos. Isso é inegável. Essa música, cá entre nós, não é tão boa assim (ela já emplacou sucessos melhores). Mas não podemos deixar de falar sobre o clipe dela, que vai muito mais além da letra e ritmo pouco atraentes.

O vídeo já começa com um super zoom na raba dela. Até aí normal. Mas ela mostra celulites! O que entre nós mulheres é absurdamente abominado e nos é ensinado que é um dos grandes vilões do corpo perfeito. E quem de nós (homens e mulheres) não tem celulite?

Se a Anitta se propõe a mostrar as dela e está de bem com isso…

… acho que podemos concordar que nosso real inimigo é quem nos faz acreditar que um corpo perfeito é aquele corpo das modelos internacionais, né non mores?

anitta

Nos takes seguintes já vemos que ela está numa favela, andando de moto táxi e um grupo de homens está jogando sinuca. Mostram também umas imagens da própria favela. Bichos, casas e tudo mais.

Ou seja: não é aquele clipe que parece q ela gravou na tela verde e botaram a cena de fundo.

Ela realmente se propôs a ir e gravar lá, mostrando as faces de um lugar que é externamente marginalizado por nós que moramos fora dele. Onde nós pensamos muitas vezes que quem mora em favela é bandido, mas a maioria das pessoas dali só tem ali pra viver. E não, meus amigos, não é fácil viver em favela.

Em seguida ela mostra a maior sensação de 2017, os bronzes das lajes. Umas 20 mulheres com aqueles biquínis de fita isolante e saltos altíssimos (que me beiram à vertigem, socorro), inclusive a própria Anitta.

Lá você pode ver todos os tipos de corpos, rostos e cabelos. Tatuagens, piercings e tudo mais. Ela quis mostrar que toda mulher é linda sim, independente do que falem.

Outra parte que é desconhecida pra muita gente é o “caminhão piscina”. Isso acontece muito. A caçamba de caminhões velhos são usadas como piscina no verão. Uma forma de diversão, principalmente nas férias, para as crianças que não têm condições de ir em algum lugar que tenha uma.

Aí vem um rap em inglês que ninguém se importa…

O final do clipe é um super baile onde todo mundo (geral mesmo) tá dançando junto. Homem, mulher, gay, travesti, gente mais nova, mais velha cachorro, gato, periquito e papagaio.

A mensagem?

Na favela cabe todo mundo. A favela vai além do seus medos e preconceitos. Na favela tem amor.

Agora eu só tenho mais uma coisa a dizer: Anitta é a dona do Brasil sim, e olha que eu nem sou chegada nela hein, hahaha!

Imagem: Reprodução/Vai Malandra [2017]


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more