Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Certa vez li uma frase que dizia que é fácil ser pesado, difícil é ser leve. Comecei a pensar nesse sentido e refleti que estamos mais habituados a ser pesados.

Observei que diariamente acumulamos tarefas, preocupações, enchemos nosso dia de coisas pra fazer, compromissos, trabalho, cursos, academia – para alguns é mais obrigação que prazer – e raramente incluímos coisas que nos dão prazer.

Observe sua rotina e responda: o que você faz por obrigação é superior ou inferior ao que faz pelo seu bem-estar e alegria? Pense apenas no que você faz pra si mesma, não vale pensar nos filhos, marido, pais, irmãos, amigos.

Quanto tempo da sua semana você dedica à sua satisfação pessoal? Ao repouso? Ao cuidado de si?

vida mais leve - autocuidado

Tem compromissos que são vitais para sua subsistência, é obvio que você precisa trabalhar, cuidar da casa, estudar, ir ao supermercado, cuidar dos filhos, etc. A questão que quero refletir nesse texto é o que você faz para deixar mais leve sua rotina, reduzindo preocupações, autocobranças, estresse, cansaço físico e mental.

Já faz um tempo que tomei a decisão de inserir na minha vida coisas que me dão alegrias e reduzir situações em que me sinta obrigada a fazer algo. Optei por diminuir/eliminar tudo que é pesado e acrescentar mais leveza aos meus dias.

Isso tem realmente funcionado comigo e hoje quero compartilhar com vocês algumas mudanças que adotei para uma vida mais leve.

Aprendizados para viver uma vida mais leve

1. Aprenda com erros

Todo erro é uma chance de aperfeiçoamento. Não leve suas falhas tão a sério, nem se sinta mal cada vez que algo dá errado.bEntenda porque errou, corrija, aprenda e siga em frente. Não seja aquela pessoa que sofre durante meses por situações que não pode mais mudar.

Não se vitimize, nem se autocritique por isso. Lembre-se de coisas que deram certo, de momentos de alegria e sucesso e entenda que erros fazem parte do processo de crescimento.

2. Comemore os acertos

Reclame menos dos erros e comemore mais seus acertos.

Pequenas vitórias merecem ser comemoradas. Dê a você pequenos prêmios cada vez que conseguir algo importante. Compartilhe com sua família e seus amigos e não perca a oportunidade de comemorar com eles.

Saia pra jantar quando for promovida, faça uma viagem ou saia pra dançar após alcançar uma meta de trabalho, tome um bom vinho após a conclusão de algum curso, vá a festas, reúna seus amigos, comemore seu aniversário, afinal você ganhou de presente da vida mais um ano.

3. Respeite seu tempo

A ansiedade tem sido o mal do século. Queremos atingir o sucesso o mais rápido possível e com isso esquecemos de aproveitar o trajeto. Há tantas coisas legais no caminho, há pessoas, aprendizados, amadurecimento, lições de vida, amores. Ter foco é importante, mas não deixe de aproveitar as pequenas doses de alegria no sua rotina. Faz bem termos válvulas de escape quando a rotina está pesada.

E não se esqueça: só temos o dia de hoje, sabemos o dia que nascemos, mas não sabemos que dia iremos partir. Torne o momento presente significativo, pode ser que o futuro não chegue.

4. Evite comparações

Não se compare aos outros, você tem seu próprio ritmo, sua beleza, seu potencial e seu momento de glória. Há situações na vida que te tornarão a sua melhor versão e sua hora de brilhar vai chegar. Há pessoas que são mais evoluídas, tem mais conhecimento, ou tem alguma habilidade que você gostaria de ter. Ao invés de sentir-se inferior a elas, use-as como inspiração.

Seja paciente, generosa e justa com você.

5. Aprenda sempre

Adoro meu trabalho e faço o possível pra me aperfeiçoar e estar atualizada para ser cada vez melhor. Participo de congressos, imersões, faço cursos, leio, viajo, converso com pessoas que admiro.

Busco aprender sempre. Meu objetivo é ser melhor do que ontem. É isso que tenho buscado. Não me comparo com as outras,  somente comigo mesma.

Adoro ler livros, assistir vídeos com conteúdos interessantes e conversar com pessoas inteligentes. Conhecimento traz autoconfiança e quando você adquire isso, é difícil qualquer problema te derrubar.

E por último…

6. Sorria

Sorrir é terapêutico, é bom pra saúde, te deixa mais atraente e as pessoas a sua volta mais alegres também.

Ria muito, dê gargalhadas quando tiver com vontade e esteja perto de pessoas que te fazem bem. Evite pessoas mal humoradas, ou melhor, não seja uma.

Rir é afrodisíaco, não adianta vestir a sua melhor roupa, e usar o melhor perfume e estar com cara fechada. Se você é uma mulher muito séria, experimente rir mais e depois deixe nos comentários os resultados. O sorriso é magnético, quem não deseja estar perto de uma pessoa alegre?

Imagem: Pexels

@ load more