Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Palavras como autoconhecimento, empoderamento e autoestima ganham cada vez mais espaço em textos, ilustrações, legendas de fotos e outras manifestações que abordam a vivência feminina. Mas, qual a relação entre tudo isso?

Falamos muito sobre a importância de se conhecer melhor e se empoderar, mas pouco nos aprofundamos para refletir quais são as relações entre esses termos e a nossa própria experiência sobre o que é ser mulher. Será que autoconhecimento e autoestima são a mesma coisa? Como alcançar o empoderamento? E quanto tempo levo para conseguir tudo isso?

Os questionamentos são bastante válidos e primeiro passo para começar a respondê-los é parar, respirar e entender que tudo é um processo. Muitas vezes, queremos respostas prontas e um passo a passo para seguir, mas quando falamos sobre experiências tão pessoais, isso não existe.

Comentamos sobre algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia para trabalhar a autoestima, agora é hora de olhar para dentro e entrar em uma jornada de autoconhecimento para se empoderar.

Como praticar o autoconhecimento?

O autoconhecimento nada mais é do que olhar para dentro de si em um trabalho de resgate da sua essência, refletindo para entender de onde vem suas motivações, desejos e porque você está seguindo determinado caminho. Esse olhar para si é também uma forma de redescobrir os pontos positivos e forças que estão dentro de nós, na intenção de transformar nossas limitações e ressignificar fraquezas.

Claro, isso não é simples, muito menos fácil. Principalmente porque ter essa conversa com você mesma pode significar entrar em contato com questões que estavam esquecidas por diversos motivos. Apesar de dolorido, é algo extremamente enriquecedor para o seu crescimento e mais um passo na caminhada da autoestima. Afinal, quando nos conhecemos melhor, melhoramos a relação que temos com nós mesmas – seja no que diz respeito à aparência ou outras questões, como vida profissional, por exemplo.

Existem diferentes formas de trabalhar o autoconhecimento. Você pode revistar fotos e memórias antigas, se reconectando com aquela criança ou adolescente que estava adormecida em você (ela tem muito a te ensinar!). Também pode colocar no papel situações que marcar a sua trajetória, pensando sobre como tudo isso reflete atualmente na sua vida. A partir disso, entender esses pontos como ferramentas para melhorar a sua autoestima.

Autoconhecimento, autoestima e empoderamento

E tudo isso está ligado ao empoderamento. Existe uma ampla discussão sobre o que esse termo significa, principalmente porque atualmente é algo bastante atrelado ao consumo. No entanto, a ideia aqui é olhar para além das conquistas materiais e pensar no empoderamento como um processo de emancipação.

Imagens: Naked Fotografia


Quer se sentir linda e poderosa vestindo a própria pele, agende uma ensaio com a Naked Fotografia aqui! 

@ load more