Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Muitas vezes o dinamismo da rotina diária pode fazer com que acabemos por negligenciar o nosso corpo. Sedentarismo e má postura são apenas alguns dos gatilhos para que haja o surgimento de dores musculares ou até mesmo problemas de coluna. Entretanto, muitas pessoas não se animam a frequentar uma academia, pois alegam não gostar de puxar peso ou ficar correndo em uma esteira.

Uma boa alternativa é a prática de esportes. Atividades coletivas geralmente são mais divertidas, pois há uma interação entre os participantes, além da expectativa da própria superação. É de consenso geral que a prática de atividades esportivas é benéfica para a saúde e bem-estar do ser humano. Mas o que muita gente não sabe é que, além de proporcionar uma transformação estética, a prática de esportes traz uma série de benefícios para o bem-estar e a saúde da mulher.

Os benefícios dos esportes para a saúde mental das mulheres

Além de beneficiar e atuar na saúde do corpo humano, a prática de esportes também proporciona muitos benefícios para a saúde. Por conta das alterações hormonais ocasionadas pelo período menstrual ou de gestação, a mulher é mais propensa a contrair um quadro de depressão ou mesmo de ansiedade. Mas como a prática de esportes pode ajudar nisso?

O cérebro humano, através de uma glândula chamada hipófise, produz um hormônio conhecido como endorfina. Tal hormônio possui propriedades analgésicas, trazendo uma sensação de relaxamento e bem-estar. Dessa forma, ocorre uma melhora significativa em quadros de depressão e ansiedade, bem como de dores musculares ou enxaqueca. Além disso, há uma melhora no raciocínio e na capacidade de memória.

Mas o que tem a ver a endorfina com a prática de esportes? Ocorre que a prática de exercícios físicos é o principal gatilho para que haja um aumento na produção de endorfina, que é transportada pela corrente sanguínea por todo o corpo humano. É por isso que podemos observar tantas pessoas que são viciadas em academia: a sensação que eles sentem ao realizar exercícios nada mais é que uma descarga de endorfina percorrendo seus organismos.

Benefícios dos esportes para a saúde física da mulher

saude-da-mulher

Quando falamos sobre a relação dos esportes com o corpo, pensamos em um primeiro momento sobre como o esporte pode trazer benefícios estéticos para o corpo mulher (leia-se: emagrecer). Mas esse, definitivamente, não é a função mais importante nessa “relação”. Pelo menos, não deve ser o ponto central que te motiva a praticar.

A prática de esportes faz com que o corpo se mantenha em movimento, utilizando músculos pouco solicitados no nosso dia a dia, fazendo com que os mesmos se fortaleçam. Isso evita eventuais lesões musculares ou mesmo as famosas dores. Também ajuda a eliminar um eventual sobre peso, atuando de maneira direta na conservação das articulações do joelho.

Além disso, a prática de esportes aumenta os batimentos cardíacos, favorecendo a oxigenação do sangue. Os pulmões também ficam fortalecidos, o que ajuda a eliminar aquela sensação de falta de ar ao subir uma escadaria no metrô por exemplo.

Uma coisa que muitas pessoas não sabem, é que os esportes ajudam indiretamente para o bom funcionamento do sistema digestivo, incluindo o trabalho intestinal, que buscamos corrigir a base de dietas ou até remédios.

A prática de esportes também contribui para uma correta regulação hormonal do corpo feminino. Isso pode ajudar a evitar enfermidades relacionadas ao colesterol alto ou mesmo à desequilíbrios hormonais. Tudo isso ajuda a melhorar significativamente a qualidade de vida e saúde da mulher, tornando-a mais disposta, confiante e feliz.

Imagem: Freepik

@ load more