Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Nessa semana eu estava escrevendo um texto aqui para o Superela, uma homenagem ao “Dia da Consciência Negra”, comemorado no último dia 20. Estava falando sobre o cabelo afro e sobre estilos de penteados para serem feitos neles. Então eu comecei a procurar algumas fotos sobre isso para inspirar a mulherada a fazer, se jogar, amar e curtirem seus cabelos (leia mais aqui).

E aí, bisbilhotando tudo na internet, acabei achando uma coisa linda e que me emocionou muito. E o mais legal é que, sério, por mais incrível que pareça, já que eu vivo na internet, eu ainda não tinha visto. Essa descoberta aumentou bastante a minha autoestima e acredito que vai aumentar muito a de vocês também… E o que era? A mágica feita nos cabelos afros, dando a eles ainda mais poder.

Black Magic Girl 1   Black Magic Girl 2   Black Magic Girl 3

Um artista visual dos Estados Unidos, Pierre Jean Louis, criou retratos maravilhosos de mulheres negras, transformando seus lindos fios em galáxias floridas. Pierre relata que, para ele, o cabelo afro é uma obra de arte e o intuito de suas criações, pertencentes a série de retratos Black Magic Girl (algo tipo “Magia das Meninas Negras”), é expressar as mulheres negras que assumem seus fios naturais e abraçam as suas origens africanas, enaltecendo a sua admiração por elas.

Ele ainda diz que teve essa ideia, pois, neste ano, viu muitas mulheres negras se assumindo como negras. E como, muitas vezes, desde novas elas foram acostumadas a odiarem seus cabelos, ele resolveu mostrar à elas como se sente ao vê-las assumindo e balançando suas madeixas ao natural. O artista pegou fotos de algumas divas negras que seguia no Instagram, fundindo seus cabelos com elementos da natureza e associando a beleza afro à força dela.

black magic girl 4   black magic girl 5  black magic girl 6

E é através do aplicativo de fotos que o artista, com mais de 90 mil seguidores, divulga e compartilha seus trabalhos. Aqui neste post eu coloquei apenas algumas das imagens, mas se vocês procurarem na internet, vão achar muitas outras de cair o queixo, um tiro atras do outro! Eu achei perfeito tanto o trabalho quanto a atitude do Pierre. Eu realmente adorei as obras e toda a sensibilidade, delicadeza e o carinho que ele teve com as pinturas, em colocar as flores, florestas e o universo.

Colocar esse lado poético nos nossos cabelinhos mostra que eles devem ser cuidados, regados, podados de vez em quando e que nascem e crescem lindos e poderosos, pois eles são como flores em um jardim. Já o universo, sem palavras! Negro, infinito, reluzente e brilhante. E o que é a história desse povo, a beleza da mulher, a beleza negra, o cabelo afro se não uma obra de arte? Pierre disse que queria que todo mundo soubesse, por meio do projeto Black Magic Girl, que a Mãe Natureza é, na verdade, negra, e que toda jovem rainha negra se lembrasse disso.

black magic girl 7  black magic girl 8  black magic girl 9

E é por isso que eu não vou ficar falando muito aqui e prefiro que vocês vejam essa belezura fascinante, se encantem, tirem suas próprias conclusões e tenham suas próprias emoções. As minhas últimas palavras antes de fechar esse post é apenas: gratidão Pierre, você me representa com o Black Magic Girl! E ‘óia’, já quero uma obra bapho dessa no meu black, ok? Hastag Fica a dica! Vai que rola, né gente? 😉

Imagem: Pierre Jean Louis

 

@ load more