Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você sabe o que significa o termo body shaming? É uma expressão em inglês que indica quando uma pessoa (ou você mesma) fala mal do corpo de alguém por qualquer motivo. Você diminui o outro por causa do corpo que tem e o compara a um padrão de beleza irreal.

Nesta semana, o tuíte de uma diretora executiva norte-americana, Sally Bergsen, viralizou depois que ela compartilhou uma memória de body shaming da sua infância, incentivando outras mulheres a fazerem o mesmo com a hashtag #TheySaid. “’Continue comendo assim e você vai virar um pudim de banha’ – Meu pai, quando eu tinha 12 anos”.

Com isso, milhares de mulheres compartilharam as suas histórias de body shaming na rede social e mostraram como somos submetidas, desde sempre, à comentários que fazem pouco caso da nossa aparência e um fator determinante do nosso caráter.

O que queremos mostrar é que toda mulher já foi julgada pelo corpo que tem em algum momento e que isso nos fez acreditar, ao longo do tempo, que somos inadequadas, erradas de alguma forma, e que precisamos de uma aparência perfeita para sermos amadas.

Vale o aviso: se você tem questões fortes de autoestima pode achar que alguns desses tuítes são gatilhos emocionais. Se você prefere não lê-los, pode clicar aqui para voltar à nossa área de textos.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

“Você seria tão popular se parasse de comer” – Meu irmão, quando eu tinha 13 anos.

10.

“Você está muito gorda hoje! É uma desgraça”, disse minha avó, na frente da minha família, quando eu ia começar a comer. Eu não comi. 

11.

“Ah, você vai repetir o prato? Talvez você não devesse”.

12.

Eu, com 10 anos: ‘Não estou com frio’
Meu ‘melhor amigo’: Isso é porque nem todo mundo tem uma camada de gordura. 
Eu anoréxica aos 14.

13.

“Essa pizza é uma boa ideia?” – Meu antigo chefe, há 10 anos.

14.

“Músculos não ficam bonitos em mulheres. Você não deveria ter a aparência de quem pode acabar com a minha raça”- um homem no mercado, dezembro passado. 

15.

16.


Uma semana depois de dar a luz… “Você tem certeza que não tem outro aí dentro?”

17.

“Você está ficando gordinha”, disse um colega de trabalho quando eu ganhei peso. Alguns meses antes, a mesma pessoa disse “Você está magra demais”

Ah, a gente aproveitou o tema para começar uma conversa sobre isso no nosso grupo secreto lá no Facebook, o #superelas. Você pode fazer parte dele (e da discussão) clicando aqui.

Imagem: Pexels

@ load more