Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Charlize Theron (Megyn Kelly), Nicole Kidman (Gretchen Carlson), Margot Robbie (Kayla Pospisil) dão vida a uma história real onde interpretam funcionárias da Fox News que sofreram assédio.

Bombshell (O Escândalo) é um drama americano de 2019 dirigido por Jay Roach e escrito por Charles Randolph. O termo bombshell vem do inglês  em tradução literal significa bombástica ou mulher muito atraente, outro termo também muito utilizado para a mesma finalidade foi “sex symbol” (símbolo sexual) e foi originalmente usado para descrever ícones sexuais femininos populares.  

Para representar o que há por trás dessas denominações, nada mais nada menos do que as atrizes Charlize Theron (Megyn Kelly), Nicole Kidman (Gretchen Carlson) e Margot Robbie (Kayla Pospisil). As atrizes dão vida a uma história real onde interpretam funcionárias da Fox News que denunciaram os abusos, cultura do estupro, violência sexual e assédio moral e o escândalo ocorridos por trás de uma grande empresa de mídia norte-americana – levando à queda de Roger Ailes, presidente e executivo-chefe da emissora na época.

Quando as acusações de Carlson vieram à tona, a Fox pressionou Kelly para que defendesse Roger Ailes (John Lithgow), que se recusou com ênfase a defendê-lo. As denúncias atingiram o canal em cheio, e os donos da emissora pressionaram o conselho executivo para que o presidente abrisse mão de seu contrato e saísse da emissora.

O filme, que é baseado em fatos reais, retrata o comportamento machista e sexista de Ailes, além de destacar a competitividade tóxica entre as mulheres, também presente nos dias atuais.

A pesquisa Violência e Assédio Contra a Mulher no Mundo Corporativo, realizada pela Talenses em parceria com o IVG – Instituto Vasselo Goldoni e Instituto Maria da Penha, contou com a participação de mais de 300 empresas nacionais e internacionais.

A pesquisa tem como objetivo compreender o posicionamento das empresas em relação à temática da violência contra a mulher em duas frentes: assédio sexual e moral, e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.

O levantamento mostra que a maioria das organizações não possuem estrutura para oferecer o devido apoio às funcionárias vítimas de violência doméstica. Basicamente, 68% das empresas não possuem políticas e ações para apoiar funcionárias que sofrem com este tipo de abuso.

Confira o trailer de Bombshell (O escândalo) com legendas em português:

Em contrapartida, outra amostra da mesma pesquisa retrata que 60% das empresas possuem políticas e ações para combater o assédio moral e sexual, entre elas, um Hotline – Canal de denúncias para questões de assédio.

No entanto, como retratado no filme, o canal da Fox também possuía um canal para esse tipo de denúncia que era controlado pelo próprio assediador, o que não ajudava muito às vítimas.

A atriz Charlize Theron relatou ao Los Angeles Times que já sofreu assédio na profissão e destacou a importância de dar voz a luta das mulheres contra o machismo:

“Não podemos parar essa luta. Temos que continuar fazendo barulho até que sejamos ouvidas e essas histórias sejam reconhecidas”. 

Por isso, é tão importante trazer à tona no cinema, nas novelas, comerciais, publicidade, entre outras mídias temas tão relevantes. Além de deixar claro que é uma luta que nunca acaba e que as mulheres precisam se apoiar em momentos como esses, pois a voz de todas faz muito mais barulho.

Já Margot Robie – que recebeu uma indicação de melhor atriz coadjuvante ao Oscar 2020 pela sua atuação no filme – interpreta uma funcionária assediada por Roger Ailes (John Lithgow):

“Eu realmente não sabia. Uma das coisas que mais me deixou chocada no roteiro foi a definição de assédio sexual como qualquer avanço não correspondido. Eu sempre achei que era preciso haver contato físico para constituir algo ilegal ou errado”

Relatou recentemente ao Herald Sun. Outro fato que não passa despercebido é o seu envolvimento com a produtora Jess Carr, interpretada pro Kate McKinnon logo no início da trama.

Margot Robbie as ‘Kayla Pospisil’ and Kate McKinnon as ‘Jess Carr’ in BOMBSHELL. Photo Credit: Hilary Bronwyn Gayle.

O lançamento mundial foi realizado na última terça-feira (15), onde foi revelado o pôster teaser e também o primeiro trailer de “O Escândalo” (Bombshell). Dirigida por Jay Roach e com roteiro de Charles Randolph, com estreia prevista para 30 de janeiro de 2020.

Quer saber mais sobre como denunciar casos de violência contra a mulher? Confira este texto sobre aplicativos de denúncia.

Imagem: Reprodução

@ load more