Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quem são as brasileiras inspiradoras para você? É ótimo quando nos deparamos com alguma mulher maravilhosa que nos faz sentir mais empoderadas, mais fortes e mais confiantes? Sejam elas super famosas mundialmente ou figuras que influenciam um nicho específico de seguidores.

O fato é que em muitas ocasiões essas mulheres inspiradoras trazem mudanças, mesmo que pareçam mínimas. São mensagens, notícias, e até mesmo uma postura e uma atitude suficientes para repensarmos e refletirmos nossa relação com nossos corpos, mentes, profissões, sexualidade e espiritualidade. 

Não faltam referências incríveis de corpos reais, de histórias e de vidas reais. Essa referências nos aproximam também da nossa realidade e nos fazem ver que o poder está em nós mesmas! Abaixo, a primeira parte da lista de perfis de brasileiras inspiradoras e comuns, como eu e você. Siga já para transformar pensamentos, visões e ideias. 

Brasileiras inspiradoras para seguir no Instagram

1. Jéssica Balbino (@jessicabalbino_)

“O tipo de mulher elétrica que mistura jornalismo e produção cultural com cafeína, literatura, pimenta, fósforo e gasolina”. Essa é a descrição de Jéssica no Insta. Ela é jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp. É autora do livro-reportagem “Hip-Hop – A Cultura Marginal”, vencedor do Prêmio Preto Ghóez, do MINC. Também escreveu “Traficando Conhecimento” (Aeroplano, 2010).

É curadora de eventos literários incríveis e editora do blog Margens, que deu origem ao projeto de mesmo nome com o objetivo de mapear e dar visibilidade às escritoras. Dirigiu o documentário “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica”, premiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Sempre fala sobre a questão dos padrões de beleza e gordofobia nas redes sociais, trazendo reflexão e inspiração. 

2. Flavia Durante (@flaviadurante)

Jornalista, empresária e DJ, Flavia Durante é criadora do Pop Plus BR, a maior feira de varejo de moda e cultura plus size do mundo. Flavia é uma das mais importantes vozes brasileiras sobre a inclusão na moda, gordofobia e temas deste amplo universo.

Traz sempre novas reflexões, quebrando paradigmas e ajudando a despertar a autoestima de mulheres de todas as idades. Com seu trabalho, cria discussões importantes e enfrenta de peito aberto o preconceito que a sociedade tem contra as pessoas gordas. 

3. Denise D´Paula (@denisedpaula_

A cantora Denise D´Paula tem uma história de superação e determinação que merece ser destacada. Ela entrou na carreira artística no início dos anos 2000, quando deixou um emprego de vendedora e passou a cantar na banda Filosofia Reggae.

Em 2008 decidiu sair do grupo. Para sustentar a casa passou fazer bicos como faxineira. Em seguida, começou a trabalhar como doméstica, e ao longo dos anos foi conciliando como pode o seu amor pela música. Anos depois, no início de 2019, Denise sentiu que precisava voltar a se dedicar à arte. Desde então tem subido aos palcos para divulgar seu novo e inspirado disco, Farol na Escuridão. 

4. Vivian Marques (@djvivianmarques)

Mais uma das brasileiras inspiradoras – e muito! Vivian Marques é paulistana, e tem a arte a discotecagem como profissão. Desde cedo sonhava em ser dançarina de hip hop (B-girl), porém descobriu que esse desejo daria lugar à arte dos toca-discos.

Foi aluna de Kl Jay (Racionais MCs) e, desde então, dedica-se integralmente à música, tanto animando as pistas quanto como professora. Desde sempre, Vivian se preocupou em passar seu conhecimento para outras mulheres e em inspirá-las por meio de seu trabalho. Em 2007 criou, em parceria com as DJs Tati Laser e Juju Denden o projeto “As Minas Pá”.

O intuito era influenciar mulheres a discotecar – especialmente dentro do hip-hop, onde predomina a presença masculina. De lá para cá, Vivian compartilhou conhecimento com inúmeras mulheres por meio de oficinas, ajudando a criar novas narrativas e caminhos dentro do rap. 

5. Liu Oliva (@liuoliva)

A artista plástica Liu Oliva mostra no seu perfil uma grande conexão com as forças naturais que nos cercam, mesmo inserida no contexto caótico de uma grande capital como São Paulo. Suas postagens valorizam o lado mais simples – e, por isso, o mais bonito e mais potente – da vida, retratando momentos de autocuidado, de espiritualidade, da infância de seu filho, da sua casa e de lindas e acalentadoras paisagens que nos levam diretamente às lembranças de avós e bisavós. 

E você, quais são as brasileiras inspiradoras que são referência no seu Instagram? Conta pra mim, vou adorar saber e conhecer também! 🙂

@ load more