Cabelos tingidos: 6 cuidados necessários para mantê-los sempre bonitos e saudáveis
Mudar a cor dos cabelos é o desejo de grande parte das mulheres que buscam por uma renovação em seu visual, isso porque, estar de bem com a aparência dos cabelos eleva a autoestima das mulheres e as deixam ainda mais confiantes. No entanto, os cabelos tingidos requerem alguns cuidados especiais para conservar a nuance por mais tempo e manter a saúde dos fios.
Os cabelos tingidos desbotam com facilidade por causa da ação do sol, da poluição, da água quente, do ar seco, da luz artificial, de secadores, de produtos químicos, entre outros fatores externos. Para reverter esse quadro e prolongar o efeito pós-tintura, é fundamental adotar uma rotina de cuidados para cabelos tingidos.
Por isso, selecionamos algumas dicas de como lidar com as madeixas após a coloração. Confira!
Cuidados essenciais que você deve ter com cabelos tingidos:
1. Shampoo e condicionador específicos
Dê preferência a shampoos e condicionadores próprios para cabelos tingidos, pois eles possuem em sua composição aditivos ideais que realçam a cor e ajudam a conservá-lo mais brilhante por mais tempo. Aliás, existem produtos exclusivos para a cor que você escolheu, como o ruivo, o loiro, etc. Ah, é bom evitar os shampoos anti-resíduos, visto que, eles podem remover os pigmentos da tintura em razão da sua alta capacidade de limpeza, ocasionando o desbotamento da cor.
2. Hidratação profunda
A coloração remove os nutrientes e a umidade dos fios, resultando no desbotamento da cor e no ressecamento dos cabelos. Como a tintura retira uma parte dos óleos naturais dos fios, é natural que eles fiquem mais secos e frágeis, por isso é imprescindível fazer uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Para potencializar o efeito do creme nos cabelos, recomenda-se colocar em um recipiente a quantidade que irá usar e acrescentar uma tampinha de bepantol líquido, misturar bem, passar nos cabelos, deixar agir por 20 minutos e enxaguar em seguida.
3. Água morna ou fria para lavar os cabelos
Você sabia que a água quente resseca os fios e estimula a oleosidade do couro cabeludo? Por isso opte pela água fria, pois ela agride menos e conserva o brilho dos cabelos com tintura. Nos dias frios, você pode usar o chuveiro com água morna e finalizar a lavagem do cabelo com água fria, pois a temperatura fria fecha as escamas. Vale lembrar que o ideal é lavar os cabelos tingidos de duas a três vezes por semana, no máximo, pois lavar os fios com muita frequência faz com que a cor desbote mais rápido e diminua o seu brilho.
4. Evite o uso de secador, chapinha e babyliss
O cabelo tingido é mais vulnerável ao calor, em razão disso, é aconselhável evitar o uso de secador, chapinha e babyliss, pois eles possuem altas temperaturas que pode queimar os fios, gerando pontas duplas, além de desbotar ainda mais a cor. Desse modo, opte por deixar os cabelos secarem naturalmente, caso não tenha como evitar o uso do secador, mantenha uma distância entre o secador e a sua cabeça. Quanto a chapinha, o ideal é aplicar nos cabelos um leave-in termoativo antes de usá-la e sua temperatura deve ser no máximo 140 graus para os fios não desbotarem.
5. Não pinte os cabelos com tanta frequência
As tinturas danificam a camada superficial dos fios e com o passar do tempo, deixa os cabelos mais ressecados, opacos e sem vida. Por isso, é recomendável esperar no mínimo um mês até a próxima aplicação. É muito importante investir em tintas de boa qualidade, pois as de má qualidade podem causar porosidade, ressecamento e até dermatites no couro cabeludo. Procure usar sempre a mesma marca de tinta de cabelo, já que, cada marca é produzida de forma diferente e a união de produtos em seus cabelos pode causar algum malefício.
6. Protetor solar capilar
Assim como a pele, os cabelos também necessitam de proteção contra os raios solares, visto que, o sol danifica as cutículas da fibra capilar, o que resulta no ressecamento dos cabelos, além de os tornarem quebradiços e sem brilho. Para evitar esses problemas, invista em um protetor solar capilar, pois ele forma uma espécie de camada protetora em volta dos fios, que age como uma barreira contra a ação do sal da água do mar, do cloro da piscina e dos raios UV. Ele pode ser encontrado na forma de creme ou spray finalizador e deve ser aplicado nos fios pelo menos uns 20 minutos antes de sair ao sol.
Receita caseira para cabelos tingidos
Deseja ter cabelos ainda mais hidratados e com muito mais brilho? Selecionamos para você uma hidratação caseira super simples e fácil de prepará-la que irá recuperar os seus cabelos dos efeitos da química das tinturas. Confira abaixo:
- 1 colher de amido de milho;
- 1 colher de açúcar (cristal ou mascavo);
- 3 colheres de máscara de hidratação para cabelo.
Em um pote, misture todos os ingredientes. Lave o cabelo com shampoo e aplique a mistura mecha por mecha. Deixe agir por 30 minutos e em seguida, lave os cabelos com água fria.
Gostou das dicas? Então, compartilha com as suas amigas e nos siga nas redes sociais!
Imagens: Unsplash