Chá de camomila: para o que serve e seus benefícios

O usufruto do tal chá de camomila data de muitos anos, substancialmente, como um “alimento-remédio” popular tradicional, para uma ampla gama de problemas e distúrbios de saúde. Nos tempos atuais, os pesquisadores estão explorando cada vez mais sua eficácia no gerenciamento de doenças, incluindo alguns tipos de diabetes e câncer.
Nesta publicação você saberá não só o que é a camomila, como conhecerá propriedades pouco difundidas, além de seus principais benefícios e como fazer o seu super chá.
Afinal, o que é camomila e quais são seus melhores efeitos
A Chamomilla Matricaria – como também é conhecida – tem sua origem na Europa e faz parte do grupo de plantas herbáceas (é uma parente das Asteráceas). Além mais, ela é, muitas das vezes, utilizada acreditando-se no seu poder seca barriga, e seu chá é (quase sempre) feito por suas flores.
Propriedades medicinais no chá de camomila e benefícios
Os elementos naturais químicos contidos na folha de camomila fazem dela uma planta especial e cheia de boas propriedades, um desses nutrientes é o flavonoide, uma espécie de defensor das células, um anti radical livre natural. Vamos conhecer mais os benefícios incluídos nestes nutrientes.
Sugestão de uso e como fazer o seu chá
Importante é lembrar que a infusão de camomila deve ser usufruída como um complemento natural (e não um substituto no regime de medicação habitual, caso exista).
As doses regulares e recomendações usuais ficam entre 1 a 4 xícaras (por dia). Com certeza você irá vivenciar melhorias incrementais na saúde.
Como fazer a infusão de camomila
- Esquente até o tocante a fervura, em uma panela (de preferência funda), a água.
- Após isso, você deve cessar o fogo e ajuntar a camomila na água.
- Mantenha a panela tampada e respeite – ao menos – 13 minutos, este prazo é mais que suficiente para que as boas benfeitorias da erva/flor sejam apropriadamente transferidas para água.
- Agora, basta aguardar a temperatura ficar confortável para que o chá possa ser bebido, coar a infusão e desfrutar (ou guardar na geladeira para beber refrigerado).
Você já sabe, mas vamos enfatizar: não adoce com açúcar e/ou adoçantes de qualquer marca ou natureza (com exceção do Stevia 100%, que é natural e inofensivo) o seu chá, aproveite para sentir o sabor natural da erva.
Alguns dos benefícios da camomila para saúde pouco conhecidos
É importante perceber que os benefícios do chá de camomila vão além de acalmar, beneficiar o sono e auxiliar no protocolo emagrecimento. Estudos mostraram evidências desta planta em diversos outros aspectos. Vamos conferir.
Retardar ou prevenir a osteoporose
Resumidamente, o processo de perda da densidade óssea é conhecido como osteoporose. Com isso, são mais elevados os riscos de deturpação de postura (como a coluna corcunda) e também de fraturas ósseas.
Muito embora ninguém esteja livre da possibilidade desta mazela, é mais comum entre homens idosos e mulheres na pós-menopausa.
Redução das contrições menstruais
Não são poucos os estudos que relacionam o chá de camomila com a diminuição da magnitude da dismenorreia, mais conhecida como cólica menstrual.
Não obstante, numa pesquisa publicada no site da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos foi evidenciado que utilizar o chá de camomila alivia também o fluxo abrupto de sangramento, além das dores. Menos sensações de angústia e ansiedade foram percebidas pelas mulheres que participaram do estudo.
A erva camomila e seus poderes antiestrogênicos
Uma pesquisa importante de 2004 (também da NLM – National Library of Medicine) descobriu que o chá de Matricaria pode ter participação direta no combate à estrogenicidade.
Matricaria reduz a inflamação
Sabemos que provavelmente você não sabe disso, mas a inflamação é necessária. Ela é a resposta imunológica para o combate às infecções. O chá de Matricaria contém compostos químicos que podem reduzir os processos inflamatórios. No entanto, vale salientar que a inflamação a longo prazo está ligada a uma ampla possibilidade de distúrbios de saúde.
Camomila: propriedades medicinais | Tratamento e prevenção do câncer
Estudos mostraram que a infusão de flores de Matricaria pode atuar nas células cancerígenas – inclusive até mesmo deter a continuação do desenvolvimento dessas células.
Uma pesquisa específica – 2012 – comparou os poderes de combate ao câncer de chás de calêndula e Matricaria. Ambos foram capazes de atingir tumores de câncer seletivamente, muito embora os efeitos do chá de calêndula tenham sido mais potentes.
Um dos mais buscados efeitos da camomila: auxílio do emagrecimento
O estradiol, uma das formas dos estrogênios, é responsável (dentre outras coisas) pelo aumento do peso e retenção hídrica (quando está em excesso). Por também ser diurética, a erva camomila Matricaria é parte integrante de muitos compostos de ervas da classe chá seca tudo. Sim, a camomila auxilia quem está buscando o emagrecer saudável.
Baixa o açúcar no sangue tratar diabetes
Novamente, alguns estudos expuseram que o chá desta erva pode reduzir o açúcar na corrente sanguínea de pessoas com diabetes . A pesquisa revelou que ela pode ser um complemento útil para os tratamentos existentes, contudo, não deve ser considerada um substituto viável dos medicamentos para diabéticos.
Tratamento para certas condições de pele leves
Um pequeno estudo (1987) demonstrou auxílio na cicatrização via aplicação do extrato de Matricaria diretamente em uma ferida. Da mesma forma, outras pesquisas apontaram que pomadas à base da erva ajudaram nas condições inflamatórias leves da pele e eczemas.
Ajuda no relaxamento e no sono
Relaxar a tensão, dormir, aliviar o stress.. Estes são, quase sempre, os principais objetivos das pessoas ao pensarem no chá de camomila. Ele induz o relaxamento do corpo como todo, bem como o sono, através de antioxidantes específicos que vamos citar logo à frente.
Antes de lhe liberar para aproveitar sua xícara de chá de erva camomila, vamos responder algumas das mais vistas perguntas acerca desta interessante folha.
Pode tomar chá de camomila todas as noites?
É unanimidade entre os brasileiros que um dos melhores benefícios do chá de Matricaria a noite é a forcinha que ele pode dar no relaxamento para o sono. E isso faz todo sentido, uma vez que ela trabalha no processo de suavizar o ritmo cardíaco, relaxando os músculos e beneficiando o processo do adormecer.
O que está por detrás desses efeitos da camomila são substâncias naturais antioxidantes, como a apigenina. Ela estimula o relaxamento, que é um componente importante a noite.
Em um estudo com ratos, o extrato de Matricaria ajudou roedores com distúrbios do sono a adormecer. Tais achados levaram vários estudiosos a crer que o chá de camomila entrega um efeito tal qual o benzodiazepínico.
Estas medicações – benzodiazepínicos – são drogas prescritas que tendem a mitigar os efeitos de ansiedade, bem como estimular o sono. Algumas pesquisas sugerem que a Matricaria se liga aos receptores de benzodiazepínicos.
Não se tem contra-indicações de uso diário desta super erva em condições normais. Agora vamos falar um pouco dos possíveis (e raros) efeitos colaterais.
Quais são os efeitos colaterais do chá de camomila?
Esta planta é normalmente segura quando usada em quantidades comumente encontradas em chás. Também é considerada segura quando usada por via oral para fins medicinais – a curto prazo. A segurança a longo prazo do uso de Matricaria na pele para fins medicinais não é sabida.
As decorrências colaterais são inusitadas e podem envolver:
- tonturas,
- náuseas,
- algumas reações alérgicas,
Casos raros de anafilaxia (uma reação alérgica com risco de vida) ocorreram em pessoas que consumiram ou entraram em contato com produtos a base de Matricaria (muito embora não existam pesquisas que relacionem a erva com este tipo de mazela).
Quanto tempo leva para o chá de camomila fazer efeito?
Quando se fala de tempo para efeito do chá, a discussão é bastante subjetiva, uma vez que a sensibilidade metabólica de cada pessoa pode mudar. Ou seja, isso quer dizer que numa pessoa o efeito sedativo pode ser sentido com apenas 20 minutos após a ingestão, e, em outras pessoas, até 57 minutos (ou mais).
Quem deve evitar o chá de camomila?
Pessoas alérgicas a plantas relacionadas, como malmequeres, crisântemos, ambrósia ou margaridas são mais propensas a sofrer reações à Matricaria. Elas devem evitá-la.
Além mais, entre os pesquisadores há razões teóricas para suspeitar que a Matricaria possa interagir com certos medicamentos. A exemplo, citamos um medicamento usado para prevenir a rejeição de transplantes de órgãos (ciclosporina) e a varfarina – um anticoagulante.
Caso você esteja amamentando ou grávida (para mulheres), ou usando algum tipo em específico de medicação (ambos os sexos), dialogue, antes de tomar camomila, com seu especialista médico.
Os seguintes grupos devem evitar a “erva do sono” – a menos que recomendado por um médico:
Pessoas com alergias graves ao pólen (ou quaisquer outras)
As flores da Matricaria podem conter pólen de outras plantas (dependendo de como foram cultivadas e extraídas) e, podem causar uma reação alérgica.
Quem já teve qualquer processo alérgico com derivados de camomila
Devem evitar a planta as pessoas com qualquer histórico envolvendo a Matricaria, pois as reações podem piorar com o tempo; o que não é nada desejado.
Mais quem não pode tomar chá de camomila?
Bebês e crianças ainda muito pequenas
Muitos médicos recomendam que crianças pequenas e bebês evitem o mel e também produtos orais de Matricaria. O chá desta flor/planta e alguns outros produtos naturais (incluindo o mel), podem estar contaminados com esporos de botulismo.
O que acontece de perigoso aí é que a maioria dos adultos saudáveis pode combater a infecção pela bactéria, mas os bebês podem não conseguir.
Fora isso, para a massacrante maioria das pessoas, o chá de Matricaria é seguro como suplemento a outros tratamentos, mas não deve substituir os tratamentos médicos convencionais quando as pessoas têm doenças graves.
Comente abaixo a descoberta que você teve nesta publicação. Desejamos muita saúde e muito chá na sua vida. Até mais.