Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Enquanto a discussão sobre o aborto ainda anda a passos de tartaruga no Brasil (com alguns retrocessos acontecendo no Senado e Congresso Nacional), existem na internet alguns conhecimentos populares sobre como fazer a menstruação descer ou estimular um aborto natural. O chá de canela é um deles.

Oficialmente, não existe nenhum estudo médico que comprove que o chá de canela é abortivo. O que se sabe é que a canela é uma especiaria muito estimulante. Como um termogênico, ele é conhecido por aumentar a circulação e a temperatura do corpo e estimular a queima de gordura – além de também causar contrações musculares, inclusive no útero.

Por conta dessas contrações, diz-se que o chá de canela estimula a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação, já que não ocorreu fecundação, e, por consequência, uma gravidez. Ou seja, tomar o chá de canela seria uma maneira de estimular o corpo a menstruar e interromper uma gestação.

Isso tudo, porém, ainda não passa de uma teoria. Tomar o chá de canela em pau seria um truque para fazer a menstruação também vir antes do esperado, com maior intensidade e uma duração menor (e uma opção para quem planeja viajar para a praia ou algum encontro especial próximo daqueles dias). Mesmo assim, esse ‘adiantamento’ não funciona para qualquer momento do ciclo: diz-se que a menstruação desce apenas um ou dois dias antes do esperado.

Para que funcione, o conhecimento popular diz que não é válido tomar só uma xícara de chá de canela. O consumo tem que ser muito alto para que ele tenha qualquer tipo de efeito real sobre o copo, ainda sob o risco de causar indigestão ou problemas relacionados à pressão.

Afinal, grávidas podem ou não tomar chá de canela?

As opiniões são muito divergentes. O que acontece é que, por sua natureza altamente estimulantes, é comum médicos contraindicarem o consumo desse tipo de chá se a mulher estiver grávida, principalmente também se ela tiver uma predisposição ao aborto espontâneo.

Como a canela é um ativo que estimula a circulação do sangue pelo corpo, aumentando a pressão arterial, ela não é aconselhada para situações de gravidez – ou para mulheres que estão tentando engravidar –, porque alteram o funcionamento do corpo de uma forma que pode afetar o desenvolvimento do feto e a saúde durante a gravidez.

Ainda assim, esse efeito pode variar de pessoa para pessoa – ou seja, é impossível saber com certeza se o chá de canela vai causar o aborto ou estimular a menstruação, porque cada caso é um caso e cada organismo é um organismo.

Mas e os efeitos positivos da canela no corpo?

Por outro lado, enquanto existe o mito – não comprovado – de que o chá de canela é abortivo, o uso da especiaria com regularidade tem efeitos muito positivos no corpo. Inclusive, diz-se que o seu consumo diário, em pequenas quantidades, ajuda a controlar os efeitos da tensão pré-menstrual (como diminuir a cólica) e ainda regular a menstruação irregular.

Colocar um pouco (até 1g) de canela no leite aquecido com mel, no café, no iogurte ou na fruta, é uma forma de manter o corpo estimulado e ajudar com problemas de circulação e retenção de líquidos (o famoso inchaço!).

Além disso, a canela é um santo remédio no controle do colesterol, porque possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na diminuição desse nível. Além disso, e por ter cálcio, ferro e manganês na composição, ela também atua contra o envelhecimento precoce e na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Mas tudo isso, claro, precisa de uma orientação. Ou seja, se você tem dúvidas sobre a sua menstruação ou gravidez, se sente que corre risco de aborto ou se gostaria de saber sobre como interromper uma gravidez, buscar um profissional adequado é essencial. No Brasil, o aborto é considerado crime, a não ser em casos de estupro, anencefalia e risco de vida para a mãe (e, mesmo assim, o aborto corre risco de ser proibido totalmente por aqui). Porém, um médico ginecologista saberá qual a melhor maneira de cuidar do seu corpo, como regular a sua menstruação e cuidar dos seus sintomas na TPM.

Além disso, falando de alimentação, é importante consultar um nutricionista para saber exatamente o que você precisa consumir durante o seu dia para o seu corpo ficar forte e saudável e receber todos os nutrientes que ele necessita para ficar bem.

Foto de capa: Pexels


Você acha que chá de canela é abortivo? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

@ load more