Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quantas vezes na vida nos pegamos pensando em como Fulana deve ser feliz, Ciclana tem a vida perfeita, Beltrana está sempre sorrindo. Eu que me considero uma pessoa muito feliz, independente do meu peso, meu estado civil e o número na minha conta bancária, decidi pesquisar a felicidade. Botei a mão na massa, fiz alguns cursos e mergulhei no assunto e vi que a felicidade pode ser comprovada uma ciência bem exata.

Selecionei alguns pontos e informações que me chamaram mais a atenção e convido vocês a pensar comigo sobre o assunto e analisar se estas questões fazem sentido para você e como você pode exercitar sua felicidade.

O que é felicidade?

Ao contrário do que pensamos, a felicidade não é algo que temos que almejar, e sim, algo que temos que viver AGORA para alcançar mais coisas que queremos – ou seja – você não deve esperar seu sucesso financeiro, seu casamento, o “corpo dos sonhos” para poder ser feliz, e sim, ser feliz no seu agora para poder no futuro alcançar seu sucesso.

Outra questão sobre felicidade, que foi a que mais me chamou a atenção e tem mais sentido para mim, é sobre os dois tipos de felicidade, a Hedônica e a Eudaimônica. A primeira é uma felicidade momentânea, mas que passa, como comer coisas gostosas, etc. Já a segunda é a que devemos buscar, é a felicidade prolongada, ela não é fácil de alcançar, ela exige esforço seu, mas vai te deixar feliz por muito mais tempo. Como estudar para uma vaga que você sonha, mudar seu estilo de vida, etc.

Felicidade x Dinheiro

Talvez você pense na sua linda cabecinha que se um dia ganhar na Mega-Sena, alcançar o cargo mais alto da sua empresa, ou herdar uma bolada de um parente desconhecido você será mais feliz.

Você está errada!

Estudos indicam que mais dinheiro não tem relação alguma com mais felicidade, com a exceção de pessoas que passam necessidades. Nos Estados Unidos uma pesquisa feita por dois vencedores do premio Nobel, Kahnemann e Deaton, mostrou que os americanos tem um limite de felicidade quando ganham até 75 mil dólares por ano – ou seja – ganhar mais do que isso não vai fazer o nível de felicidade da pessoa aumentar.

Anualmente é feita uma pesquisa pelo instituto Gallup – um dos mais respeitados do mundo – sobre os países mais felizes do mundo. Nos últimos 7 anos consecutivos o primeiro lugar ficou com o Paraguai – e pasmem – dos 10 primeiros da lista, 7 são países latinos. Dinheiro não é significado de felicidade, ele pode trazer conforto, mas não mais felicidade.

Como ser mais feliz?

como ser mais feliz

Baseado em muitas informações que a ciência já provou levantei algumas coisas que podem te ajudar a ser mais feliz:

  • Entenda que a felicidade é algo pessoal e intransferível. Não coloque sua felicidade em outras pessoas e coisas que você não tem controle, isso só vai te frustrar.
  • Seja grata! Aprenda a apreciar cada momento da sua vida e diariamente anote cinco coisas que aconteceram em cada dia pelas quais você é grata.
  • Se exponha a coisas boas, músicas animadas, filmes felizes, livros inspiradores e pessoas alegres. Evite o jornal dramático, as fofocas e pessoas negativas.
  • Se conheça! Você vai descobrir que tem muitos mais motivos para ser feliz do que imagina.
  • Não gaste sua energia se preocupando com o passado, nem muito tempo planejando seu futuro. Aproveite o hoje, seja feliz hoje pela pessoa que você é. VOCÊ É INCRÍVEL!

E então, prontas para ser mais feliz? Anote estas dicas e pratique seus pensamentos, você com certeza vai ter uma vida mais leve.

Imagem: Rawpixel

@ load more