Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

​Você já viveu um amor em Casablanca? Passeou pelas estradas da Toscana? Quem sabe já sonhou em nadar ao lado de Leonardo DiCaprio nas ilhas Phi Phi da Tailândia? E que tal uma degustação em meio aos vinhedos da Califórnia ou se deliciar com um belo sorvete pelas ruas de Roma? Todos esses destinos têm algo em comum: são cenas de filmes inesquecíveis, que estimulam a nossa imaginação.

O cinema tem esse poder sensacional de transformar a nossa vida. Pode ser com uma viagem a um destino paradisíaco, dando glamour ao nosso dia a dia quando copiamos o look da nossa atriz preferida ou ao experimentarmos pratos que nunca imaginaríamos, ou copiando a receita que fez tanto sucesso na trama. Da telona para a vida real, o cinema dita moda e muda hábitos desde sempre.

Nem era preciso ter nascido ainda para saber da fama que o ícone Chanel nº 5 ganhou depois que outro ícone, Marilyn Monroe, declarou que dormia apenas com uma gotinha do perfume.

Imagem: Facebook

Um pouco mais recente, há 20 anos as amigas Carrie Bradshaw, Miranda Hobbes, Samantha Jones e Charlotte York, de Sex and the City, influenciam o guarda-roupa de mulheres do mundo todo. A série, que depois foi para o cinema, quebrou regras da indústria fashion, lançou tendências e colocou no radar marcas que até então não eram conhecidas do público. Sarah Jessica Parker, a Carrie, é com certeza a atriz que mais aparece em posts de moda no Pinterest — todas querem copiar seu estilo despojado chique de jeans, camiseta e blazer.

Outro caso clássico foi o filme Sideways, onde o protagonista, um apaixonado por vinhos, viaja com um atrapalhado amigo experimentando vinhos da Califórnia, enaltecendo as qualidades da uva Pinot Noir. Em uma das cenas, ele faz uma dura crítica à uva Merlot. O resultado foi uma queda drástica das vendas de vinhos Merlot nos Estados Unidos, e o crescimento da Pinot Noir.

Nas comidas, temos casos célebres

As chocólatras de plantão vão se lembrar de um filme inteiro dedicado ao Chocolate. Uma doceira abre uma chocolateria em uma pequena e sisuda cidade e a partir daí começa uma revolução de costumes. O chocolate simboliza a quebra de paradigmas e o prazer negado aos habitantes por normas rígidas.

Nos desenhos animados o fenômeno também aparece. Para ficarmos em apenas dois exemplos, temos a cena célebre de A Dama e o Vagabundo dividindo um prato de espaguete com almôndegas: linda, romântica, com direito a música e tudo.

E não podemos deixar de citar a forte emoção transmitida em Ratatouille, quando o mais ácido crítico de Paris se emociona ao provar o prato criado pelo Mini Chef Rémy. Quem se lembra?

Para finalizar a nossa viagem pelo cinema, um filme que tem de tudo um pouco. Elizabeth Gilbert (Julia Roberts) prova uma pizza Margherita fantástica em Nápoles, uma refeição sensacional em Roma, prepara um jantar de Ação de Graças e ainda viaja por cenários deslumbrantes em Comer, Rezar, Amar.

Ficou inspirado? É só ver os filmes novamente e trazer um pouco da fantasia para o seu dia a dia. Isso é cinema.

Imagem: Reprodução / A Praia

@ load more