Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já ouviu alguém dizer que ciúmes é uma das formas de amor mais sinceras? Ou que ele faz parte do relacionamento?

Eu já e cansei disso.

A nossa sociedade por muito tempo nos fez acreditar que ciúmes é algo normal em um relacionamento, seja ele amoroso ou não. E por isso, por muito tempo atitudes descontroladas de ciúmes nos pareceram normal. Mas hoje, conseguimos ver com mais clareza que isso não tem nada a ver com amor e sim, com um sentimento de possessão.

Não quero demonizar as pessoas ciumentas aqui, mas também não quero dizer que um ciuminho não faz mal, porque em alguns casos faz sim. O ciúme é algo tão enraizado na nossa sociedade que muitas vezes, as pessoas nem percebem que estão sendo possessivas. Mas são as pequenas ações que podem levar a algo maior e que devem ser evitadas.

Ciúmes não é a mesma coisa que amar

ciumes - 1

Você com certeza tem pelo menos uma amiga ou amigo que tem uma namorada ou namorado muito ciumento. Você provavelmente escutou dela ou dele que é o jeito dele/a. E muitas vezes, tanto sua amiga quanto o namorado dela acredita que é só isso mesmo, é o jeito dele e talvez seja muito amor. Os dois estão errados, amor e ciúmes não tem nada a ver um com o outro. Além disso, ter muito ciúmes não é parte de quem a pessoa é, então é possível sim deixar de ter tanto ciúme.  

Não gostar de ver alguém dando em cima do seu namorado ou namorada é normal? É, até porque nem sempre controlamos o que sentimos. O que não deveria ser normal é agir a partir desse sentimento. De que adianta encher a cabeça do seu parceiro ou parceira com essas coisas? Digo além, do que adianta ficar enchendo a sua cabeça com essas coisas? Você confia no amor de vocês? Então não tem porque alimentar esse sentimento, só vai fazer mal para você e para o seu relacionamento.

Já falei algumas vezes sobre amor de verdade e sobre como acabar com a desconfiança em um relacionamento e continuo afirmando que um namoro, um casamento ou até mesmo uma amizade deve ser baseada, principalmente, em dois fatores: confiança e companheirismo. Sabendo disso e acreditando nisso, não tem motivo para acreditar que ciúmes é uma forma de amor.

Por isso, eu digo: Chega de romantizar ciúmes!

ciumes - 2

Pare!

Agora que sabemos que ciúmes não tem nada a ver com amor, tá na hora de entendermos que não tem sentido romantizar atitudes ciumentas. Chega de achar romântico quando seu namorado ou namorada diz que vai agredir se alguém falar com você, e principalmente, chega de achar fofo quando ele diz que vai fazer algo com você se você falar com outra pessoa.

Essas atitudes são possessivas e mostram que ele ou ela acredita que você pertence a ele apenas e que, por isso, ele tem o direito de impor quem pode ou não falar com você. Você tem o direito de querer falar com quem você quiser, você tem direito de ter liberdade no seu relacionamento e você tem o direito de ser quem você é. Além disso, esse tipo de relacionamento sempre tende a ser abusivo e nada que é assim nos faz bem.

Em alguns casos, vale a pena conversar com seu parceiro e dizer que ciúmes tá demais, vale a pena tentar melhorar para poder ter cada dia um relacionamento mais saudável. Em outros casos pode ser que já seja tarde demais. Lembre-se que não basta você amar, é preciso que os dois amem e sejam companheiros. Se você percebeu que seu namorado ou namorada não está lutando para deixar o relacionamento de vocês cada vez melhor e que ele não confia em você, é hora de criar forças e sair desse relacionamento tóxico.

Seja qual for seu caso, o mais importante é lembrar que ciúmes não é uma forma de amor e que tá na hora de parar de romantizar. Não se deixe levar pelas novelas, filmes e livros que sempre colocam atitudes ciumentas como românticas e como um final de amor. Lembre que o ciúmes não faz bem e que ele só polui o seu relacionamento. A desromantização do ciúmes é um processo, talvez lento, e futuramente todos vão conseguir enxergar o que ele realmente é. Comece por você, faça sua parte e para de romantizar ciúmes.

Imagem: Pexels


Agora que você sabe que ciúmes não é legal, que tal ajudar alguém no Clube?

@ load more