Quem somos Termos / Política de Privacidade Contato
< Superela.com
Você está em:
Clube Superela
+18
home recentes populares temas relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento perguntar

Preciso da opnião sobre área da tecnologia para mulheres ou direito/concurso... Alguém axuda?? :)

Olá, tenho 25 anos e estou perdida na vida, faço matemática bacharel no RJ, porém, descobri que odeio isso, não consigo nem ir mais pra faculdade, peguei ranço mesmo. Quero mudar de área, esse período eu tranquei a faculdade para dar uma relaxada e pensar melhor no que quero, minha mãe tem me incentivado em direito e depois um concurso, mas tenho dúvidas sobre isso, é um bom plano mas nunca me imaginei cursando direito, nem fui muito de ler e tal... tive um breve contato na faculdade com programação e até andei pesquisando e fazendo cursos online sobre tecnologia, mas sempre que vejo alguém da minha idade nessa área elas falam que começaram muito cedo, quero saber a opinião de alguém tenha experiência nessa área, como é o mercado para mulheres, se estou "velha" para começar, salário... ou sigo o que minha mãe disse, direito e concurso...
Alguém?
Renata do Valle . 3 anos

4 Respostas

Bianca Eduarda . 3 anos
Oi Renata, tudo certo?
Eu sou da área do Direito, então lá vai algumas dicas que talvez possam te ajudar a decidir:
Sim, definitivamente é uma área cuja necessidade da leitura se faz necessária e cujo sucesso profissional dependerá em grande parte disso, não há escapatória.
É um dos cursos com maior amplitude de opções após a formação: advocacia, promotoria, magistratura, delegacia, defensoria pública dentre outros ramos para os quais você pode definir conforme a sua vocação.
Assim como em todas as outras áreas é preciso disciplina, pois o seu sucesso estará intrinsecamente relacionado a isso, então é bem importante que você goste da área que escolheu.
Eu particularmente obtive aprovação na OAB, porém não advogo. Atualmente me preparo para concursos públicos, e te digo: sei que vai valer a pena, mas é necessário um empenho bem considerável.
São 5 anos para que você se torne bacharel, porém esse tempo pode ser muito útil se bem aproveitado, inclusive muitas pessoas passam em concursos durante o curso - neste caso para técnicos judiciários, por exemplo.
Embora o "mercado"esteja bastante saturado, creio que haja espaço para o bom profissional, basta haver dedicação - como em tudo na vida, né?
Ademais, desejo boa sorte pra você!
+2 arrasou
Blair . 3 anos
Essa é uma escolha que só vc pode fazer, analise os prós e contras dos dois lados e arrisque alguma coisa.

Eu dei um tempo em Análise de Sistemas e comecei Direito, sou a pessoa mais confusa do mundo nesse aspecto (nem sei se consigo ajudar). Sempre me considerei uma pessoa de exatas e acabei indo pra esse curso pq, teoricamente, tem boas perspectivas no mercado. Eu até gostei mas sempre achei muito difícil, muito mesmo. Consegui levar até o 5° semestre sem reprovação mas me sentia muito deslocada na turma, a cada semestre tinha menos gente, acabou que eu era a única menina da turma e quase não conseguia acompanhar os outros alunos e fui perdendo o interesse. Resolvi dar um tempo pra pensar na vida, estudar para algum concurso e cuidar de mim. Voltei depois de um ano, em outra instituição e em outra cidade, mas foi pior ainda. Fiquei muito perdida nas disciplinas e extremamente deslocada na turma, não tinha ânimo de ir pra aula e deixei de lado mesmo.

Nesse meio tempo abriu o Sisu no meio do ano e consegui passar pra Direito e resolvi arriscar. Por em está ok, está dando pra levar, considero este um curso infinitamente mais fácil que o outro, apesar de ter MUITA leitura.  Tbm nunca me imaginei fazendo Direito, acho até estranho falar isso, mas tô gostando.

Eu considero o mercado de trabalho das duas áreas muito bons, concorridos claro, mas tem possibilidades. São coisas bem diferentes, é difícil de comparar e o direito é muito amplo, muitas áreas de atuação. Quanto a fazer concurso, tem nas duas áreas. Direito tem mais oportunidades, mais carreiras, mais vagas, maiores salários e muito, muito mais concorrência. Tente dar uma olhada na grade de disciplinas das duas e veja o que te chama mais atenção.

Não se apegue a questão da idade, realmente em Análise de Sistemas tem uma galera de 17 anos que parece que já nasceu programando, mas não te impede em nada. Na minha opinião é melhor demorar um pouco mais pra terminar a faculdade do que terminar por terminar e ser infeliz na profissão. Só não recomendo começar nada por pressão externa dos outros, essas coisas nunca dão certo.   Sou mais velha do que vc é ouvi um milhão de críticas quando troquei de curso, mas agora estou mais feliz do que antes.
+1 arrasou
Iuhhji . 3 anos
Tem gente que tem facilidade em exatas mas não gosta da área. Tecnologia exige atualização constante e tem q estudar muito. Mas acho q é um meio termo entre negocios e exatas, pra quem tem bom desenvolvimento em lógica vai gostar. Sobre direito, acredito q é muito concorrido. Tem concursos, mas o que costuma eliminar é q a maioria delas faz por nao gostar de exatas, e dependendo alguns exigem. Vc pode ter esse diferencial aí nas provas e acabar se dando bem.
0 arrasou
Aletheia Horta . 3 anos
Oi, tudo bem?
Sou Psicóloga de RH e Coach de Carreira e trabalho exatamente com o seu perfil de profissional.
Quer marcar um bate-papo (totalmente sem compromisso - e gratuito!) pra gente ver o que pode ser feito?
Um abraço e sucesso sempre!
Qualquer coisa, só me mandar mensagem nas redes sociais.
Facebook: Aletheia Horta Coach
Instagram: @aletheiacoach
LinkedIn: Aletheia Horta
Bjs
0 arrasou

Sua resposta AQUI

Que bom que vai responder!! Só lembrando que estamos aqui para realmente AJUDAR outras pessoas, então pense nisso! Obrigada! :)
relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento
🙋 Editar resposta 🙅 Excluir resposta 👀 Ocultar resposta 👀 Republicar resposta 😠 Denunciar resposta 😠 Remover denúncia
...