Quem somos Termos / Política de Privacidade Contato
< Superela.com
Você está em:
Clube Superela
+18
home recentes populares temas relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento perguntar

Tenho autoestima baixa, o que posso fazer?

Oi,

Eu tenho autoestima baixa, pouca confiança em mim e não me acho uma pessoa especial. Tenho ** anos e nunca realizei nada demais na vida, e nem tenho ambições para tal... Nos relacionamentos e empregos sinto que são os outros que me escolhem e eu aceito por falta de opção melhor. Sei que eu poderia ser melhor do que isso, mas como??

Como faço, praticamente, para melhorar MUITO isso?
. 5 anos

6 Respostas

KM . 5 anos
E quem disse que para ser especial tem que realizar algo demais?

Comece mudando esse pensamento - e talvez você precise de ajuda profissional, terapia é vida, tem certas coisas que precisamos de alguém com conhecimento para estimular.

Aprendi com os tapas na cara da vida que nós podemos e devemos fazer aquilo que achamos que é certo.

Se não está satisfeita com a vida que está levando, tente mudar, sente, busque, se acalme e descubra o que poderá ser feito.

Descobri que dificilmente alguém irá te "pegar" no colo e dizer o que tem a ser feito, tem certas coisas que só dependem de nós, é meter a cara mesmo, se dedicar, e torcer para que dê certo, se não der, encontre o erro, e recomece.

Antes de tudo, descubra o que quer fazer, o que gostaria, o que te agrada, e estimula, aquilo que faria você levantar com mais prazer, me entende? Precisamos disso!

E nunca é tarde para recomeçar, não sei qual foi a intenção de colocar a sua idade, mas você é jovem, ainda tem muita vida pela frente.

Conheço gente que só se realizou depois dos 40, o que não podemos é nós deixar abalar pelo o que a sociedade impõe (ter um namorado- ter uma vida estável antes do 30- casar antes dos 30- ter filho antes dos 35).

São muitas regras, e isso ainda vai nos deixar doidos, não caia nessa.

Sei que os nossos pensamentos tem grande influência, atraímos aquilo que pensamos, desejamos... Não tem jeito, tudo que vai volta.

Tente compreender o que te aflinge e busque a ajuda de um profissional.

Beijos, melhoras.
+7 arrasou
Melissa Setubal . 5 anos
Renata,

O que percebi pelo que escreveu é que você enxerga que a vida pode te oferecer muito, mas muito mais do que está neste momento. Só que você acha, lá no fundo do seu inconsciente, que você não merece mais da vida. Faz sentido?
Sua passividade pode ser simplesmente a expressão dessa crença. Você pode ir investigar mais a fundo quando e porque essa crença foi construída por você. Pode ser algo comum na sua família, pode ser algo que você dediciu inconscientemente depois de passar por algum tipo de sofrimento. Isso pode ajudar a trazer para a consciência essa crença, o que é um passo importante para justamente reprogramá-la.
Outra crença que você pode investigar mais é a incoerência entre "não ter ambições" e "querer ser melhor". Reflita sobre essas duas coisas: o que ser ambiciosa significa pra você? É algo que desperta sentimentos bons ou ruins? E o que significa "ser melhor" para você? E o que o mundo te diz que é "ser melhor"? Talvez essas duas partes não se encaixam, e quando nosso cérebro detecta incoerência, muitas vezes ele nos faz ficar em estado de paralisia, passividade, justamente porque está confuso por não saber onde ir.
Então, o que você pode fazer concretamente é escolher quem você quer ser. Escreva, pesquise, inspire-se em algumas pessoas, desenhe quem você quer ser "quando crescer". Quanto mais clara e precisa essa descrição, mais vai ficando claro para sua mente onde você quer chegar com a sua vida, e vamos enxergando as oportunidade que a vida nos oferece para nos transformar nessa pessoa. Até o momento que percebemos que sempre fomos essa pessoa, só precisávamos mesmo expressá-la, apresentá-la para o mundo.

Ter alguma pessoa, terapeuta, ou guia para fazer esse tipo de processo pode ajudar a acelerar bastante essa caminhada. Depois me conte que insights teve, e o que você fez a partir disso.

Saúde e Amor,

Melissa
+6 arrasou
. 5 anos
Muito amor por vocês KM e Melissa, vou pensar em tudo que falaram, obrigada <3
+1 arrasou
Melissa Setubal . 5 anos
Disponha, Renata! Compartilha depois como foi colocar isso em prática nesses próximos dias!
Beijos!
+1 arrasou
Fernanda Costa . 5 anos
O que é ser especial? O que é ter ambição?

Quero que vc me responda essas perguntas, não coloque aqui definições de dicionários, e nem de outras pessoas, ok!? QUERO MESMO QUE ME RESPONDA ESSAS PERGUNTAS, NÃO ESTOU FAZENDO-AS ATOA. Combinado!?

Vou escrever aqui é o que penso sobre isso, e vc VAI ACHAR A SUA RESPOSTA, OK!?

Ser especial... Cara é tão relativo quanto gostos... cada um tem o seu, não é!? Se olharmos em questão de mundo em relação a números, NÃO SOMOS MESMO ESPECIAIS, pois são aproximadamente 7, 125 bilhões de pessoas cada um com suas particularidades, especialidades...

Mas em termos de pessoas próximas de fazer a diferença, mesmo sendo apenas um grãozinho de areia no meio desta multidão de gente, e no caso da areia na praia, ela faz sim a diferença, já pensou se cada grão deste, ou se cada pessoa desta, não fizer absolutamente NADA!? Será que não fará diferença!? Será que ela não é especial? É sim! Para as pessoas que a cercam, para aqueles que ajuda, imagina aqui o SUPERELA, se cada uma de nós não se achasse especial, e importante para alguém será que isso aqui existia? Será que a sua palavra, para aquela pessoa não é nada!? Isso não é ser especial!?

Será que se Gandhi, Madre Tereza, Chico Xavier, Jesus não se achassem especiais em suas pequeninas coisas, conhecimentos e muito boa vontade, teriam realizado algo!? E realizaram algo sozinhos!? Pelo que sei Jesus o mais perfeito ser que passou por aqui, precisou de 12 apóstolos!? Por acaso eles não eram especiais? Ou eram especiais demais? Jesus capacita os escolhidos e não escolhe os já capacitados... Pense nisso...

E quanto a ambição, para mim ambição é ter condições de me bastar sozinha e ajudar meus pais, agora para vc pode ser ficar rica... Para outros comprar um carro, para outros tantos, ter uma empresa multinacional... Depende muito do que a pessoa acredita e quer viver. Será que eu não tenho ambição!? E nem vc!?

Baixa auto-estima, por que!? Se vc não é pior que ninguém. Só porque ainda não tem sua própria casa ou carro, ou não tem multinacional, ou não tem mansão!? Ou não é tão bonita!? Somos normais! E as atrizes tem um monte de truques para parecerem perfeitas, e tem condições financeiras, além de viver para a própria aparência! Vc também ficaria assim, se vc pudesse, ou pode ficar assim se é seu sonho.

O que não dá é para vc ficar se rebaixando, por causa do jardim alheio! Eles fizeram por onde! Eles foram atrás, construíram e vc TAMBÉM PODE. Vc não está sabendo o que quer, e nem para onde ir.

Tem uma frase que amo: " Se vc não sabe para onde ir, qualquer lugar serve, assim como qualquer coisa!"

Procure um psicologo, para te ajudar a encontrar o SEU CAMINHO! Viver o caminho dos outros dá é nisso... Vc vive aquilo que os outros querem para vc, e não o que vc quer, aliás vc não sabe o que quer!

Agora reflita sobre TUDO QUE LHE FOI ESCRITO, e responda as perguntas que te fiz. E COMECE JÁ, a construir seu futuro, sua vida.

Aguardo a resposta, em!?
+1 arrasou
. 5 anos
Oi Fernanda :)

Ser especial pra mim é ter aquela luz sabe? Por tudo que vc falou aí tenho certeza q VC é especial. Eu me vejo mais como uma menina apagada, que acorda de mal humor, não tem muitas amigas, que enxerga mais problemas do que soluções, que não tem muito assunto com os caras, que nunca namorou por mais de 3 meses, que prefere ficar em casa do que falar com as pessoas, que briga com o irmão e não se sente amada pelos pais...
E ter ambição é querer alcançar sempre mais, fazer uma faculdade (tranquei a minha de jornalismo pq achei chata), procurar um emprego legal (sou estoquista de loja, enquanto minhas amigas trabalham em agencias de publicidade, administram empresas, são dentistas...).
Enfim, respondi oq perguntou, e relendo agora tô vendo como eu tô mal rsrs (só rindo mesmo viu, pelo menos tenso senso de humor).

Obrigada por tudo o que disse. Acho que vou procurar uma psicóloga mesmo, vcs estão todas certas.
+1 arrasou

Sua resposta AQUI

Que bom que vai responder!! Só lembrando que estamos aqui para realmente AJUDAR outras pessoas, então pense nisso! Obrigada! :)
relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento
🙋 Editar resposta 🙅 Excluir resposta 👀 Ocultar resposta 👀 Republicar resposta 😠 Denunciar resposta 😠 Remover denúncia
...