Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Estou muito acostumada a falar sobre os males da ansiedade, mas hoje é dia de olhar para o outro lado dela, hoje quero falar sobre as coisas boas que a ansiedade me trouxe.

Não só eu, mas a maioria das pessoas associa ansiedade a uma emoção negativa, esquecendo que, assim como tudo na vida, ela também possui uma versão positiva.

Precisamos entender de vez que ansiedade não é a mesma coisa que crise de ansiedade.

Ansiedade é uma das cinco emoções básicas do ser humano (junto com alegria, tristeza, raiva e medo), que representa preocupação com o futuro, trazendo o pensamento de que coisas ruins podem acontecer.

Ela existe desde os primórdios da humanidade, e foi relevante para garantir a sobrevivência dos nossos ancestrais que estavam imersos aos perigos da vida pré-histórica, repleto de animais selvagens e outros riscos iminentes.

Neste cenário, a ansiedade, junto com o medo, atuava como um sistema interno de alerta, trazendo consciência sobre o que podia dar errado, tornando-se uma ferramenta extremamente importante para garantir a sobrevivência da nossa espécie.

Já a crise de ansiedade é gerada através da disfunção desta emoção, quando ela se sobressai em relação às outras e te faz viver muito mais no futuro do que no presente, sofrendo por coisas que podem nem existir, te deixando nervosa, perdendo sono e até ficando deprimida.

A ansiedade está para o corpo saudável assim como a crise de ansiedade está para uma gripe: não é porque um corpo saudável está com gripe que ele está 100% comprometido. O corpo em si é bom, a gripe é ruim, por isso é preciso eliminá-la. O mesmo acontece com a ansiedade: ela em si é boa e tem um papel fundamental na nossa vida, mas a crise precisa ser controlada.

E já que hoje vamos falar de ansiedade e não da crise da ansiedade, confiram o meu balanço das 4 coisas boas que a ansiedade me trouxe:

O que a ansiedade me trouxe:

1. Senso de responsabilidade

Pessoas com emoção focada na ansiedade tendem a temer o que pode dar errado e, por esse motivo, costumam ficar alertas aos riscos, minimizando-os com rapidez para que as coisas deem certo na maioria das vezes. O resultado disso é que costumam ser vistas pelos outros como mais responsáveis e confiáveis.

No meu caso, eu sempre fui mais responsável do que a maioria das pessoas da minha idade e me achava muito madura por isso. Depois entendi que esse meu jeito era fruto da ansiedade, que me deixava alerta para que eu fosse pontual nos compromissos, cumprisse o que prometi aos outros e tivesse excelência nas entregas da vida acadêmica e profissional.

2. Atenta às oportunidades

Assim como a responsabilidade é característica dos ansiosos, o senso de oportunidade também.

Como nós, ansiosos, tendemos a pensar muito no futuro, isso acaba se tornando vantagem competitiva na hora de enxergar o que outras pessoas nem sempre veem.

A minha cabeça sempre funcionou muito rápido, pensando em várias hipóteses ao mesmo tempo, me transformando numa pessoa atenta às oportunidades.

Isso me deu vários benefícios competitivos no trabalho e é uma das forças que uso atualmente para trabalhar na área de negócios de uma empresa de tecnologia. Procuro me manter sempre ligada no que pode se tornar oportunidade, seja para fidelizar um cliente ou conseguir um novo, por exemplo.

Na vida pessoal, também não é muito diferente, pois esse senso de oportunidade se sobressai quando preciso tomar decisões, inovar ou até mesmo para decidir racionalmente se alguma oportunidade vale mesmo a pena ou não.

3. Rápida e ágil

Gente ansiosa normalmente é rápida! Faz o que tem que fazer, não enrola, termina o que começa para poder ir logo ao passo seguinte. Pelo menos comigo é assim.

Inclusive, essa característica me ajudou a entender que eu estava em crise na época em que comecei a procrastinar e passei a não terminar nada do que começava.

Desde os primórdios da humanidade, a ansiedade natural torna as pessoas mais ágeis, enquanto a crise de ansiedade nos deixa propensos à procrastinação.

4. Cheia de energia

Ansiedade não combina com preguiça. O ansioso é aquele tipo de pessoa que peca pelo excesso, seja ele de pensamentos, de planos, de preocupações e de energia também.

A ansiedade me fez gostar de acordar cedo por conta daquele sentimento de que estou perdendo o dia. Me fez sentir vontade de ter um futuro incrível e então acabei indo atrás disso desde cedo. Me fez tomar a frente da minha vida e mudar aquilo que eu não gostava.

Por pior que ela tenha sido quando me gerou crises, a ansiedade ajudou a construir quem eu sou hoje e, agora que fizemos as pazes, eu vejo o tamanho da importância dela na minha vida.

Ela me fez estar um passo à frente dos de mim mesma. E mesmo sendo uma emoção que nos faz ter muito foco no futuro, depois de muito tempo cheguei no equilíbrio aprendi tanto sobre ela que hoje consigo usar essa emoção para ter um presente mais satisfatório.


Claro que tudo isso só é benéfico se for minimamente controlado. Enquanto eu consegui manter estes itens em um ritmo equilibrado na minha vida, foi mais positivo do que negativo.

A crise de ansiedade só chegou no momento em que estas características passaram do estágio aceitável, tornando-se de fato itens que atrapalhavam a minha rotina.

É muito importante que você entenda o lado bom, mas não deixe de ficar atenta aos riscos do distúrbio da ansiedade.

E como descobrir se minha ansiedade está em um nível aceitável?

É só perceber se em algum momento estas características fazem você se sentir sufocada, angustiada, sem forças para conseguir cumprir suas tarefas do dia a dia. Se você sentir isso, é hora de procurar ajuda médica, familiar e contar o que está acontecendo.

Em meio às crises, podemos tornar os problemas maiores do que são, mas é importante lembrar que sempre há uma solução e muitas vezes ela é mais fácil do que a gente imagina.

Quer falar mais sobre o assunto? Compartilhar uma história conosco ou sugerir um tema? Fale comigo via e-mail blopesbarros@gmail.com ou comente nas redes sociais do Superela. <3

Imagem: Stocksnap

@ load more