11 pecados que todas nós já cometemos no Whatsapp
Existe algum jeito de falar com as suas amigas e com os crushes sem ser pelo Whatsapp? Pelo menos aqui no Brasil a ferramenta é o maior meio de comunicação que você respeita e a gente não sabe lidar muito bem quando ela sai do ar (não, adianta, gente, o Telegram não vai bombar por aqui).
Mas, é um fato que é fácil demais a gente se irritar – muito! – com o tanto que as pessoas não sabem usar o Whatsapp, ou então com o tanto que elas insistem que só porque têm o seu número de telefone, podem mandar mil mensagem para você sem pensar na hora do dia. Não, não, não é assim que a coisa funciona.
O mais engraçado de tudo isso (vamos tentar se otimistas e olhar a coisa toda como ‘engraçada’) é que nós mesmas já fizemos milhares dessas pequenas coisinhas que incomodam sem nem pensar duas vezes, só por conta da facilidade que uma ferramenta como o Whatsapp gera para a gente (e para todo mundo). Tipo isso, ó:
1.Criar um grupo que ninguém pediu
Talvez a coisa mais divertida / irritante do Whatsapp é poder criar grupos com os seus contatos. Mas quem nunca foi incluído em um grupo que nunca quis que atire a primeira pedra. E quem nunca criou um também. A gente com certeza já caiu na roubada de acreditar que criar um grupo na rede social seria a melhor forma de conversar com todo mundo ao mesmo tempo ou de manter o contato com aquela galera do curso de design que você fez há 3 anos. O pessoal começou a sair do nada, só mandam mensagens de bom dia e boa noite por lá e você não aguenta mais a conversinha de elevador.
2.Mandar mensagem de trabalho depois do horário
Vai dizer que você NUNCA lembrou de última hora que mandou aquele email importantíssimo para a sua chefe, mas que não tem certeza se ela viu ou não? Melhor mandar aquela mensagem rapidinha antes de dormir só para ela lembrar amanhã de manhã de checar a caixa de entrada. Ela nem vai perceber que eu mandei às 00h30. Ops, vai sim. E pode ser que ela ainda esteja acordada. E responda.
3.Gravar áudio de 5 minutos
Vamos combinar uma coisa? Áudio de Whatsapp tem que ter, no máximo, um minuto. E olhe lá! Mas já rolou de você ter aquele bafão pra contar depois da balada de sexta e precisar de cinco minutos (ou mais) pra contar a história pra sua BFF na hora que chegar em casa. Ninguém é obrigado a ouvir cinco minutos de áudio e, honestamente, se você tem tanto a dizer assim é melhor ligar para a pessoa do que ficar mandando áudio, ok? Ainda mais se o contato em questão for de alguém do trabalho.
4.Gravar vários áudios picadinhos
Tudo bem, você pode não ser o tipo de pessoa que manda áudios gigantescos, mas você já enviou vários áudios de 30 segundos para alguém? Pode ser tanto quanto ou mais irritante do que aquele áudio gigantesco de 10 minutos que a sua mãe mandou explicando como faz para você acertar na receita do bolo da sua avó.
5.Começar um assunto sem nem dar ‘oi’
‘Miga, você sabe quem vai na festa de sexta?’, ‘Anna, você recebeu o email que eu te mandei?’ e ‘A gente vai fazer alguma coisa no sábado?’ são algumas das mensagens que você já recebeu e mandou nessa vida de internet. Eu sou a maior culpada do mundo de sair mandando mensagens aleatórias sem perguntar se está tudo bem com a pessoa, se ela pode falar ou qualquer coisa do gênero. É essa mania de achar que as pessoas estão disponíveis o tempo inteiro, né?
6.Mandar várias mensagens seguidas para chamar atenção
Ok, quando a gente está conversando com alguém – entenda: a pessoa está ali lendo e respondendo ao mesmo tempo – tudo bem você mandar várias mensagens seguidas. Agora, é diferente quando alguém faz isso para chamar a sua atenção, né? O celular vibra várias vezes e na hora dá uma preguiiiiça de ler as mensagens e ter que responder. Eu já fiz isso com os outros também e aprendi na pele como pode ser irritante (quem nunca recebeu uma mensagem de ‘Caaaaaaaalma, mulher, que nervoso!’).
7.Pedir número de telefone como se fosse e-mail
Eu acho que, com a internet, as pessoas esqueceram que o Whatsapp é, na verdade, o seu número de telefone. Eu lembro que a minha mãe me ensinou a nunca dar o meu número para estranhos ou sem um motivo plausível, e isso não mudou só porque agora todo mundo se fala online. Mas, fato, já ‘pedi o Whatsapp’ de alguém como se fosse o nome da pessoa no Facebook e só me liguei que essa era uma informação tão pessoal depois. Se ninguém gosta que pessoas estranhas liguem pra gente do nada, porque seria diferente com mandar mensagens, né?
8.Ficar desesperada esperando uma resposta
Você já ficou nervosa esperando uma resposta? Já ficou olhando o celular a cada três segundos pra ter certeza que a pessoa ainda não respondeu? Já mandou outra mensagem para garantir que ela vai ver o que você mandou em primeiro lugar? Pois é. Não é legal e a gente precisa aceitar que as pessoas têm o próprio tempo para responder e que se o assunto é mesmo urgente, vale mais a pena ligar.
9.Mandar textão
Se a gente não lê textão no Facebook, que dirá no Whatsapp, né? Eu sou do time ‘milhares de mensagens sobre um assunto’, mas já fui também daquelas que escreve páginas e mais páginas e envia esperando que a outra pessoa responda comentando parágrafo por parágrafo.
10.Escrever e apagar, escrever e apagar
Tem coisa pior do que ver que alguém está ‘escrevendo…’ e não envia a mensagem nunca? Você, com certeza, já fez isso também com outra pessoa. Leu aquela mensagem e não sabia como responder, não tinha ideia do que dizer e nem sabia o que poderia falar para amenizar uma situação. Dá uma dor no coração, mas, vamos combinar, tem horas que é necessário.
11.Barraco no grupo
Que já presenciou briga em grupo de Whatsapp? E quem já começou uma briga no grupo de Whatsapp? Todo mundo já passou por isso – mesmo que não tenha sido a intenção começar uma briga homérica com aquela sua amiga porque ela não entendeu a ironia no que você disse. Começa assim, sem ninguém sacar na hora o que está acontecendo.
O objetivo disso não é fazer você se sentir culpada por fazer essas coisas, apenas dar risada dessas atitudes que irritam um pouquinho e fazer a gente pensar melhor na hora de mandar uma mensagem ou um áudio. Vale a pena colocar um pouquinho mais de carinho em cada coisa que a gente escrever por ali, não é mesmo?
Imagem: Reprodução