Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Dentre todos os desejos que existem no mundo, nos deparamos com o mais comum e insistente: Ser feliz.

Muito provavelmente esse texto pode parecer clichê, mas tudo na nossa vida é. Há coisas que precisam ser repetidas. Afinal, todos sabem que não se deve dirigir depois de beber e mesmo assim ainda há alertas sobre os perigos de se dirigir alcoolizado dado a contínua negligência no trânsito. Quando eu estava pensando na coluna que escreveria para vocês, estava lendo “Pimentas” de Rubem Alves. Aliás, maravilhoso livro de contos que nos instiga a pensar e indagar sobre os mais variados assuntos. Acho que todos deveriam ler este livro, é como um dicionário.

Em um dos contos que eu estava lendo falava sobre a alegria e a felicidade,  e Rubem fez uma citação que dizia assim: “Norman Brown observou que perdemos a alegria por haver perdido a simplicidade de viver dos animais.” E ele afirmou que a sua cadela estava sempre feliz por quase nada. E esse foi o meu gatilho, esse trecho me atingiu como um tiro ao alvo. Em cheio!

Devemos levar em conta de que para ser feliz não é preciso muito.

Não vamos muito longe. Quando eu dava aula para uma turma de maternal ll, seguíamos toda uma rotina. Havia o momento da entrada, de organizar o material, da rodinha, de brincar um pouquinho e logo após se iniciariam as atividades. Embora tudo o que faziam, os brinquedos encantadores, todo aquele momento de lazer e liberdade para conversar e contar sobre o dia a dia, o que os deixavam muito felizes e pedindo Bis era a hora das atividades.

Nós não compreendemos muito bem esse lance de felicidade. Achamos que a felicidade tem que ser um estado de espírito duradouro. Rubem Alves disse que a felicidade não é um sentimento constante. Ela acontece subitamente. É possível ser feliz ao saborear um delicioso sorvete, por exemplo. É rápido e momentâneo mas é um momento maravilhoso. Eu amo comer! Você não?

Apresento-lhes agora: coisas essenciais que você deve ter em mente para ser feliz:

mulher surpresa

1. Livrar-se das redes sociais por um momento

As redes sociais podem ser pior que tomar um veneno, vai corrompendo a vida que você acredita ser perfeita. Ao menos que você seja a Barbie e viva numa Dream house da vida. Millôr Fernandes já dizia “Não tenha medo da perfeição, você nunca irá alcançá-la.”

mulher mexendo no celular

2. Consumismo e Capitalismo

A vida ficou cada vez mais competitiva e luxuosa, aonde você vale o que tem. As pessoas consomem o tempo todo e gastam mais do que têm, passam o cartão, parcelam, fazem acordos, empréstimos. É preciso seguir a moda ou ficará para trás juntamente com a que já passou.

Prefira viver bem com o que tem ou com o que foi possível ter, do que ficar todo enrolado e cheio de dor de cabeça pagando prestações e juros. O que lhe trás certa tristeza. Viu!? Mais do que provado de que nem sempre ter o que se quer traz felicidade. Afinal, algo tão trabalhoso assim te traz um sentimento de felicidade ou tá mais pra tarefa cumprida?

mulher contando dinheiro

3. Tudo bem não estar bem o tempo todo

É claro que você já ouviu ou leu muito isso, em algum lugar. E é a mais pura verdade. Não existe essa de “good vibes” eterna, não. A não ser que você viva em outro planeta que não seja a Terra. Porque desde que o mundo é mundo e a marginalização (em todos os sentidos) do mesmo exista, você sempre terá algo para se preocupar, se entristecer e tirar suas noites de sono.

mulher triste

4. Saber que nós não temos tudo, não vencemos em tudo e que o fracasso faz parte da vida

Não tenha medo de fracassar, o fracasso não é o vilão, ele pode ser um amigo também. Imagine só se você nunca tivesse tido um ‘fracassinho’ sequer!  Lembre-se que tudo na vida é experiência. Dizem que a alegria e a tristeza andam juntas porque sem uma é impossível existir a outra já que elas oscilam entre si. Oscilamos, não é verdade? Por isso, se a vida disser pra você “Desculpa, mas hoje não dá” aceite que não há nada o que fazer. E segue o baile. A vida é como a mãe, sempre sabe o que é melhor e enxerga sempre um passo à frente de nós.

mulher frustrada

Cuide de você e do seu bem estar, medite um pouco, ande por aí sozinha. É, sozinha mesmo! Experimente a arte de falar sozinha em voz alta enquanto caminha. Você vai ver, amiga, é LIBERTADOR! E se precisar de ajuda, procure, isso não é sinal de fraqueza. Forte são aqueles que se julgam fracos, não se engane! E sempre viva cada dia como se fosse o último.

Imagem: Unsplash

@ load more