8 coisas que eu quero dizer aos meus futuros filhos
Mesmo antes de você existir já há algumas coisas que eu sei que eu vou querer te dizer.
Coisas que eu quero dizer aos meus futuros filhos
1. Você é amado
Sei que há formas diferentes de amar e que cada pessoa tem a sua linguagem do amor, mas você é amado em todas elas. Te digo isso porque além de ser verdade eu acredito que se sentir amado é o que todas as pessoas precisam para viverem seguras, mesmo que tudo o mais falte.
2. Eu vou te dizer vários ‘nãos’
Não quero que você condicione o amor com dizer sim. Quando você crescer e se relacionar com outras pessoas você não deve achar que precisa dizer sempre sim para ser amado. Você vai dizer não para mim e eu vou dizer não pra você e isso só terá a ver com o respeito que teremos um ao outro e não com o nosso amor.
Quando eu disser não para as suas vontades eu vou te ensinar a também dizer não para a vontade dos outros sobre você, isso é respeito próprio. Depois de aprender a ouvir e dizer não eu creio que você entenderá que essa palavra incrível é o limite para o respeito mútuo.
3. Seja você mesmo mas para isso você precisa se conhecer
Autenticidade é tudo e ela é alcançada verdadeiramente pelo autoconhecimento, então, busque saber quem você é. Se você se conhecer bem não sofrerá em busca da aceitação de terceiros nem vai precisar ser o que todos são e fazer o que todos fazem para consegui-la.
Quando você sabe quem você é a única aceitação que você busca é a sua própria. Além do mais, nesse processo de autoconhecimento você aprenderá habilidades de analisar, de comparar, de questionar, de criticar, de melhorar, de escutar e de aprender a errar.
Tudo isso vai fazer parte da sua inteligência, porque não adianta saber questionar todo o mundo exterior e não saber se questionar de vez em quando e admitir uns erros. Além de autêntico você ainda ficará mais inteligente.
4. Cuidar de você vai ser uma tarefa compartilhada, eu cuidarei mas você também cuidará
Não quero que você cresça se sentindo incapaz porque eu administro todas as suas atividades, assumo por você todas as suas responsabilidades e sei o que se passa em cada área da sua vida. Nem se eu quisesse eu conseguiria controlar a sua vida dessa maneira então eu vou preferir te dar a minha confiança na sua capacidade de se cuidar.
Até porque não cabe a mim o controle total da sua vida, ela é sua. Logo, eu confio que você é capaz de se autocuidar. Então, cuidar de ti vai ser um trabalho dividido: eu te ensino e te instruo e você tenta e faz – mas me procura quando precisar de ajuda.
A cada pequeno ato que você faça mais se sentirá capaz, mais sentirá sua autonomia e menos me sobrecarregará. Sim, aproveito pra dizer que: fazer sua própria comida também é sua responsabilidade, se transportar, cuidar de si e do seu ambiente também são.
Você é capaz de fazer qualquer coisa, porque não seria capaz de fazer isso? Vou te criar para que não dependa de mim mas que não hesite em me procurar quando precise.

5. Chorar pode trazer alívio. Quando não quando se chora sozinho.
Apesar da minha confiança na sua capacidade de cuidar de si mesmo isso não significa que você estará sozinho nesse cuidado com você. Eu sei que em algumas ocasiões você saberá o melhor pra si sem nem me perguntar mas eu também sei que em outras ocasiões você pode se sentir incapaz, pra baixo, inseguro ou fraco.
Nessas ocasiões eu quero que você saiba que é a minha hora de fazer o trabalho de cuidar de você. Nesses momentos não se preocupe em cuidar de si porque eu o farei. Eu estarei lá pra te ouvir verdadeiramente, me colocando no lugar de escuta, pra acolher e compreender com todo meu coração, até abrindo a mente para esquecer os conflitos de geração. Se depender de mim você sempre terá o alívio de não chorar sozinho.
6. O mundo não vai acabar amanhã então, se dê um tempo
As nossas escolhas de vida são o que há de mais determinante para a nossa felicidade. Eu quero que você seja feliz e por isso eu te digo: as decisões que mais afetam a nossa felicidade a longo prazo são as precipitadas, então, evite sempre tomar decisões precipitadamente.
Se você não sabe o que fazer deve ser porque está forçando a hora da decisão, se fosse o momento certo você saberia o que quer. Logo, sempre que estiver em dúvida ou tiver que fazer uma escolha de vida se dê um tempo, é melhor aprender a conviver com a dúvida por um período do que aprender a conviver com escolhas infelizes por um período maior ainda.
Eu digo que fazer escolhas com calma é praticamente decidir deliberadamente todos os dias o que lhe fará feliz ou não e todo bom caminho precisa de tempo para ser escolhido sob o olhar da razão.
Além disso, se você entender que o mundo não vai acabar amanhã, você também verá que as melhores coisas da vida levam tempo, não nascem de uma hora pra outra, precisam do cultivo diário. De quebra, essa lição também vai te ensinar sobre equilíbrio, moderação e sensatez, características admiráveis que só uma relação racional com o tempo podem te dar.
7. É fácil se enxergar como indivíduo, difícil é se enxergar como coletividade, mas tente
Tenha a consciência de que você é um só mas você pertence a um todo, então, sempre que possível faça o que for melhor para o todo. Assim, você de vez em quando inverterá o olhar que sempre está direcionado para nós mesmos e a perspectiva se voltará para o outro.
Nem sempre o que é imediatamente melhor pra você vai ser melhor para a coletividade também, mas, a longo prazo, quando o coletivo se desenvolve o indivíduo também cresce.
Isso tem a ver com cuidar do mundo, do ambiente e das pessoas porque o propósito da nossa vida não é só cuidar de si mesmo e ter empatia tem tudo a ver com não tirar suas conclusões sobre o mundo e as pessoas baseando-se apenas nas suas experiências individuais.
8. Talvez você aprenda tudo isso e talvez não, mas tá tudo bem
Caso você aprenda tudo, meu objetivo terá sido cumprido e você será um ser humano muito melhor do que eu porque todas essas lições não são fáceis e eu tenho certeza que ficarei velhinha tentando colocá-las em prática.
Caso você não aprenda tudo, não se preocupe porque você é amado de qualquer jeito e a gente vai se unir para passarmos a vida tentando colocá-las em prática juntos. Prometo fazer a jornada muito legal, nos vemos no futuro.
E você, o que diria para os seus futuros filhos?
Imagem: Unsplash